Filmes por gênero

RESGATE SUICIDA (1979)

North Sea hijack
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Assalto no alto mar (Portugal)
Ffolkes (USA)
Les loups de haute mer (França)
Attacco: piattaforma Jennifer (Itália)
Rescate en el Mar del Norte (Espanha)
Rescate suicida (Peru)
Sprengkommando Atlantik (Alemanha)
Kapring i Nordsøen (Dinamarca)
Pais: Reino Unido
Gênero: Ação, Suspense
Direção: Andrew V. McLaglen
Roteiro: Jack Davies
Produção: Elliott Kastner, Denis Holt
Design Produção: Maurice Carter
Música Original: Michael J. Lewis
Direção Musical: Michael J. Lewis
Fotografia: Tony Imi
Edição: Alan Strachan
Direção de Arte: Bert Davey
Guarda-Roupa: Elsa Fennell
Maquiagem: Paul Engelen
Efeitos Sonoros: David Hildyard, Allan Sones, Tommy Staples, Ken Barker
Efeitos Especiais: John Richardson, John Morris
Efeitos Visuais: Tony Dunsterville, Tad Krzanowski
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1981

Elenco

Roger Moore Rufus Excalibur Ffolkes
James Mason Almirante Francis Brindsen
Anthony Perkins Kramer
Michael Parks Harold Shulman
David Hedison King
Jack Watson Olafsen
George Baker Fletcher
Faith Brook Primeira Ministra
Jeremy Clyde Tipping
David Wood Herring
Lea Brodie Sanna
Anthony Pullen Shaw Ackerman
Philip O'Brien Webb
John Westbrook Dawnay
William Abney Gail
Jennifer Hilary Sarah
John Lee Phillips
George Leech Magnussen
Mathias Kilroy Olsen
Jonathan Nuth Kirk
Robert Swann Miller
Brook Williams Piloto do helicóptero
David Landbury Eriksen
Sean Arnold Schmidt

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um grupo de repórteres embarca em um navio de suprimento que reabastece duas plataformas de perfuração de petróleo no Mar do Norte. No entanto, o grupo que embarcou é, na realidade, formado por criminosos que decidiram seqüestrar o navio e plantar minas nas plataformas para, em seguida, exigir do governo britânico, maior acionista do empreendimento, um resgate de 25 milhões de libras a ser pago dentro de 24 horas, sob pena de eles explodirem as referidas plataformas e o navio reabastecedor. O valor do resgate deverá ser pago em cinco moedas diferentes: Libras esterlinas, dólares americanos, ienes japoneses, francos suíços e marcos alemães.

A Primeira-Ministra reúne emergencialmente seu Gabinete, a fim de discutirem qual o melhor passo a ser dado diante da difícil situação em que se encontram. Na reunião, é lembrado o nome de um oficial militar aposentado, Rufus Excalibur Ffolkes, responsável por uma Organização especializada em casos de seqüestros e resgates de reféns, bem como, em intervenções antiterroristas.

Contratado, Ffolkes e seus homens partem para a região onde se encontram as plataformas ameaçadas. Uma vez lá, depois de passar por uma primeira dificuldade, ele e seu grupo recorrem ao uso de uma roupa de mergulho, para nadarem até o navio capturado, onde seus homens entram furtivamente e se deslocam a bordo com o objetivo de desarmar a bomba.

A Primeira-Ministra entra em contato com Ffolkes para avisá-lo de que já está com o dinheiro solicitado pelos seqüestradores, mas este se mostra contra sua entrega aos criminosos, alegando que se o fizerem, estarão incentivando outros loucos a agirem da mesma forma, pondo em risco até a segurança da Grã Bretanha. Ele ainda a informa que vão enviar um helicóptero, conforme exigência dos terroristas, mas ao invés do resgate esperado, colocarão uma bomba suficientemente grande para destruir o navio seqüestrado. Ele vai enviar um sinal se derrotá-los, mas se sua equipe não conseguir parar os terroristas, cerca de vinte pessoas inocentes serão mortas, além dele próprio.

No final, ele e seus homens conseguem derrotar os terroristas, embora por pouco Kramer não alcança o gatilho da bomba. Ffolkes a desarma a tempo e Kramer, com todos os outros criminosos são mortos.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado no livro "Esther, Ruth and Jennifer", de sua autoria, Jack Davies é o responsável pelo roteiro de “Resgate Suicida”. Realizado pelo cineasta Andrew Victor McLaglen, sua trama gira em torno de uma equipe especializada em casos de seqüestros, liderada por um oficial militar britânico aposentado, em sua tentativa de resgatar uma plataforma de petróleo no Mar do Norte, seqüestrada por um grupo de terroristas.

Embora não se trate de nada espetacular, o filme merece ser visto principalmente por aqueles que amam o gênero ou são fãs do ator Roger Moore, conhecido principalmente pelos filmes nos quais atuou como o Agente 007. O trabalho de McLaglen é apenas razoável, a partir de um enredo de certa forma previsível. De qualquer forma, as cenas de ação e suspense prendem a atenção do espectador.

“Resgate Suicida” tem em seu elenco um de seus pontos mais fortes, por contar com atores do porte de James Mason, Roger Moore e Anthony Perkins, todos muito bem em seus respectivos papéis.

CAA