Filmes por gênero

SEM LEI E SEM ALMA (1957)

Gunfight at the O.K. Corral
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duelo de fogo (Portugal)
Règlement de comptes à O.K. Corral (França, Canadá)
Sfida all'O.K. Corral (Itália)
Duelo de titanes (México, Espanha)
Zwei rechnen ab (Alemanha)
Sheriffen i Dodge City (Suécia)
Blutsbrüder (Austria)
Sheriffen fra Dodge City (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: John Sturges
Roteiro: Leon Uris
Produção: Hal B. Wallis
Música Original: Dimitri Tiomkin
Direção Musical: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Charles Lang
Edição: Warren Low
Direção de Arte: Hal Pereira, Walter Tyler
Figurino: Edith Head
Guarda-Roupa: John A. Anderson, Grace Harris
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Winston Leverett, Harold Lewis, R.D. Cook
Efeitos Visuais: John P. Fulton
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Burt Lancaster Delegado Wyatt Earp
Kirk Douglas Doc Holliday
Rhonda Fleming Laura Denbow
Jo Van Fleet Kate Fisher, amante de Doc
John Ireland Johnny Ringo, capanga dos Clantons
Lyle Bettger Ike Clanton
Frank Faylen Cotton Wilson, xerife em Griffin
Earl Holliman Charlie, auxiliar de Wyatt
Ted de Corsia Shanghai Pierce
Dennis Hopper Billy Clanton
Whit Bissell John P. Clum
George Mathews John Shanssey
John Hudson Virgil Earp
DeForest Kelley Morgan Earp
Martin Milner James 'Jimmy' Earp
Kenneth Tobey Bat Masterson
Lee Van Cleef Ed Bailey
Joan Camden Betty Earp, mulher de Virgil
Olive Carey Sra. Clanton
Brian Hutton Rick
Nelson Leigh Kelly, prefeito de Dodge City
Jack Elam Tom McLowery
Mickey Simpson Frank McLowery
Lee Roberts Finn Clanton
Harry Mendoza Frank Loving
Walter Merrill Mário, barbeiro
Mickey Simpson Frank McLowery

Prêmios

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Drama

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Filme de Ação (Burt Lancaster)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Edição (Warren Low )

Oscar de Melhor Gravação de Som (George Dutton)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (John Sturges)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Filme de Ação (Kirk Douglas)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ed Bailey entra no Saloon à procura de Doc Holliday, a fim de vingar a morte de seu irmão.  John Shanssey, o proprietário, informa-lhe que seu irmão havia chegado ali, completamente embriagado, procurando briga e, sem mais nem menos, sacou a arma contra Holliday, que se defendeu.

Em seu quarto, no hotel, Kate Fisher, amante de Doc, pede-lhe que não enfrente Ed, pois o mesmo se encontra com dois outros pistoleiros, sugerindo que deixem a cidade enquanto há tempo.  Doc não a ouve e vai até o Saloon, onde termina matando o inimigo.  O xerife Cotton Wilson o prende, levando-o para o hotel, onde ele fica sendo vigiado por um guarda.

Moradores da cidade preparam-se para invadir o hotel a fim de submeterem Doc a um linchamento.  De passagem pelo local, Wyatt Earp, delegado em Dodge City, recebe um apelo de Kate e decide ajudar Doc a fugir, por ser contra linchamentos.

De volta à Dodge City, conhece uma jovem e bela jogadora, Laura Denbow, que acaba de chegar à cidade.  Doc e Kate também se encontram em Dodge City.  Em pouco tempo, Wyatt e Laura sentem-se atraídos um pelo outro.

Quando o bando de Shangai Pierce chega à cidade, provocando muita baderna, a situação só é controlada quando Doc resolve auxiliar Wyatt, em reconhecimento à ajuda recebida dele quando esteve a ponto de ser linchado.

No dia seguinte, Wyatt comunica a Doc que vai à Califórnia comprar um rancho, pois está pensando em se aposentar.  Comunica, ainda, que vai se casar com Laura e que gostaria de convidá-lo para a cerimônia.

Ao voltar para a Delegacia, Wyatt recebe um telegrama de seu irmão Virgil, delegado em Tombstone, informando-o sobre os sérios problemas que vem enfrentando com os Clantons e seus pistoleiros.  Ele procura Laura, a quem diz que vai ter que adiar seus planos, pois não pode deixar de ir ao encontro do irmão.

Pouco depois que Wyatt parte para Tombstone, Doc junta-se a ele nessa viagem de 1000 km.  Uma vez lá, toma conhecimento que Ike Clanton e seus irmãos contrataram pistoleiros e estão roubando gado do México.  Com o dinheiro fruto do roubo, vêm comprando algumas autoridades como, por exemplo, o xerife Cotton Wilson.

A presença de Wyatt na cidade incomoda os Clantons e seus homens.  Através de Cotton Wilson, Ike tenta subornar Wyatt, sem sucesso.  A fim de provocar e atrair o delegado para uma armadilha, ele manda matar Jimmy Earp, o irmão mais novo de Wyatt.  Em seguida, pede ao seu irmão, Billy, que avise aos Earps que eles estarão sendo aguardados em O. K. Corral, na manhã seguinte, para um confronto das duas famílias.

Na hora estabelecida, Wyatt, Virgil, Morgan e Doc chegam a O. K. Corral, onde já se acham Ike, Finn e Billy Clanton, Tom e Frank McLowery, Cotton Wilson e Johnny Ringo, a aguardá-los.  Ao final do embate, os Clantons estão mortos.  Wyatt e Doc saem ilesos, enquanto Virgil e Morgan, feridos.

Wyatt parte, finalmente, para a Califórnia a fim de comprar seu rancho e com a esperança de que Laura continue a aguardá-lo.

imagem imagem imagem

Comentários

"Sem Lei e Sem Alma" é um excelente filme sobre o velho oeste americano.  Realizado pelo cineasta John Sturges, este faroeste narra a lendária batalha de O. K. Corral entre as famílias Earp e Clanton.

Partindo de um ótimo roteiro, muito bem estruturado, Sturges realiza um grande trabalho, no que é ajudado pela brilhante fotografia de Charles Lang, a bela trilha sonora de Dimitri Tiomkin, o correto trabalho de edição, assinado por Warren Low e por um elenco de primeira grandeza.

Burt Lancaster, como o firme e confiante delegado Wyatt Earp, e Kirk Douglas, como o jogador e ex-dentista Doc Holliday, acometido de tuberculose, são as maiores estrelas desse filme.  Juntos a esses dois monstros sagrados, acham-se ainda grandes nomes do cinema americano, como John Ireland, Dennis Hopper, Jo Van Fleet, entre outros.

CAA