Filmes por gênero

ARABESQUE (1966)

Arabesque
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Arabesco (Espanha, Portugal)
Arabesc (Romênia)
Arabeska (Polônia)
Arabeske (Austria, Alemanha)
Arabeski (Finlândia)
Arabeszk (Hungria)
Арабеска (União Soviética)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Espionagem, Ação, Crime, Drama, Romance
Direção: Stanley Donen
Roteiro: Julian Mitchell, Stanley Price, Peter Stone
Produção: Stanley Donen, Denis Holt
Música Original: Henry Mancini
Fotografia: Christopher Challis
Edição: Frederick Wilson
Direção de Arte: Reece Pemberton
Maquiagem: W.T. Partleton
Efeitos Sonoros: John W. Mitchell, C. Le Mesurier, Don Sharpe
Efeitos Especiais: Wally Armitage, Jim Hole
Efeitos Visuais: Charles Staffell
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1993

Elenco

Gregory Peck Prof. David Pollock
Sophia Loren Yasmin Azir
Alan Badel Nejim Beshraavi
Kieron Moore Yussef Kasim
Carl Duering Hassan Jena
John Merivale Major Sylvester Pennington Sloane
Duncan Lamont Webster
George Coulouris Ragheeb
Ernest Clark Beauchamp
Jimmy Gardner Hemsley
Larry Taylor Capanga de Beshraavi
Harold Kasket Mohammed Lufti
Michael Bilton Proprietário da Loja de câmeras
Windsor Davies Policial
Gordon Griffin Fanshaw
Harry Locke Guarda do Zoológico
Malya Nappi Esposa de Ragheeb
James Payne Motorista do caminhão sequestrado
Robert Rowland Motorista de Taxi

Prêmios

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Fotografia Britânica (Christopher Challis )

Prêmios Bambi, Alemanha

Prêmio Bambi de Melhor Atriz Internacional (Sophia Loren)

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Figurino Britânico (Christian Dior)

Prêmio de Melhor Edição de um Filme Britânico (Frederick Wilson )

Prêmios Grammy, EUA

Grammy de Melhor Trilha Sonora Original (Henry Mancini)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atuação (Gregory Peck)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em uma missão secreta, Sloane, fazendo-se passar por um oftalmologista, mata o Professor Ragheeb da Universidade de Oxford, um famoso especialista em hieróglifos antigos. Sloane rouba uma mensagem codificada que Ragheeb havia escrito e escondido dentro de seus óculos.

O professor americano David Pollock, que é igualmente especializado em hieróglifos, assume a classe de Ragheeb. Pouco depois, ele é procurado por Sloane, o qual lhe diz que seu chefe, um conhecido magnata do Oriente Médio, deseja encontrar-se com ele para falar de negócios. David recusa o convite, mas muda de ideia quando se vê forçado a entrar num Rolls-Royce, onde conhece Hassan Jena, primeiro-ministro de um país do Oriente Médio, que ele admira profundamente, e Mohammed Lufti, o embaixador desse país para a Grã-Bretanha. Na ocasião, o primeiro-ministro o convence a se infiltrar na organização de um homem chamado Nejim Beshraavi, envolvido num plano para assassiná-lo. Ainda segundo Hassan Jena, a natureza do plano acha-se aparentemente escondida num código escrito em hieróglifo.

David encontra-se com Beshraavi em uma luxuosa casa de Londres. Na ocasião, este lhe pede para decodificar uma inscrição hitita, aquela que se achava escondida nos óculos de Ragheeb, quando Sloane o assassinou. De maneira sutil, Beshraavi deixa claro que o professor só sairá de sua casa quando terminar de decodificar a tal inscrição. A luxuosa casa pertence à bela namorada de Beshraavi, Yasmin Azir, por quem David se sente imediatamente atraído.

Nesse mesmo dia, um empresário inglês, de nome Beauchamp, chega para o jantar. Yasmin passa uma nota para David que, por pouco, não é descoberta antes de o professor conseguir escondê-la. Por outro lado, quando se acham a sós, Beauchamp comenta com Beshraavi que Hassan Jena estará assinando um tratado comercial com os britânicos em dois dias, o qual deverá arruinar os negócios deste último na área de navegação. Beshraavi se mostra confiante de que o tal tratado não será assinado.

Após ler a nota recebida de Yasmin, que é o recorte de uma notícia sobre a morte de Ragheeb, David a procura. Ela, então, diz acreditar que Beshraavi mandará matá-lo tão logo tenha em mãos a decodificação da inscrição hitita. Enquanto isso, ao sentir a falta de David, Beshraavi procura Hemsley, um dos empregados de Yasmin, que o informa que o professor foi até o quarto dela. Ao perceberem que Beshraavi está vindo em direção ao quarto, os dois decidem fugir e simulam um rapto onde David ameaça matá-la com um punhal encostado em sua garganta.

Trabalhando juntos, depois de enfrentarem inúmeras dificuldades, muitas com risco de vida, os dois conseguem finalmente decifrar o código e evitar o assassinato do Primeiro-Ministro. Felizes, seguem para Oxford, onde o professor reassumirá sua classe na famosa Universidade.

imagem

Comentários

Realizado pelo grande cineasta americano Stanley Donen, ‘’Arabesque’’ é um ótimo filme de meados dos anos 1960. Como no caso de ‘’Charada’’, por ele realizado três anos antes, o filme é marcado por muitos momentos de suspense da melhor qualidade.

A direção de Donen é irrepreensível e o roteiro é muito bem trabalhado. Como em ‘’Charada’’, há todo um jogo de identidades, onde não se sabe quem é quem, quem trabalha para quem e quem fala a verdade. No elenco, Gregory Peck, Sophia Loren e Alan Badel são convincentes em seus respectivos papéis. Os dois atores principais, entretanto, não têm a mesma química demonstrada por Cary Grant e Audrey Hepburn em ‘’Charade’’.

CAA