Filmes por gênero

UMA NOITE NA ÓPERA (1935)

A night at the Opera
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Une nuit à l'Opéra (França)
Una notte all'Opera (Itália)
Una noche en la Ópera (Espanha)
Die Marx Brothers in der Oper (Alemanha)
Galakväll på operan (Suécia)
Noc w operze (Polônia)
Halløj i operaen (Dinamarca)
Вечер в опере (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Sam Wood
Roteiro: George S. Kaufman, Morrie Ryskind
Produção: Irving Thalberg
Música Original: Herbert Stothart
Fotografia: Merritt B. Gerstad
Edição: William LeVanway
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Guarda-Roupa: Dolly Tree
Maquiagem: Robert J. Schiffer
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1944

Elenco

Groucho Marx Otis B. Driftwood
Chico Marx Fiorello
Harpo Marx Tomasso
Kitty Carlisle Rosa Castaldi
Walter King Rodolfo Lassparri
Allan Jones Riccardo Baroni
Margaret Dumont Sra. Claypool
Sig Ruman Herman Gottlieb
Stanley Blystone Oficial do navio
Edward Keane Capitão
Robert Emmett O'Connor Detetive Henderson
Harry Allen Porteiro
Edna Bennett Empregada
Al Bridge Inspetor da Imigração
Lorraine Bridges Louisa
Gino Corrado Tripulante
Otto Fries Ascensorista
William Gould Capitão de Polícia

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A Sra. Claypool janta sozinha num clássico restaurante de Milão.  Quando o garçom se aproxima, ela se queixa que esperou bastante por um cavalheiro que não apareceu.  Otis Driftwood, o tal cavalheiro, estava na mesa atrás da dela acabando de jantar com uma bela loura.  Quando a conta lhe é apresentada, ele a passa para a loura e vai sentar-se à mesa da Sra. Claypool.

Há três meses, a Sra. Claypool havia contratado Driftwood para que ele a introduzisse na alta sociedade e, até então, nada havia sido feito nesse sentido.  Ela reclama e ele lhe diz que, para conseguir o seu intento, ela precisará investir US$ 200.000 na Companhia de Ópera de Nova York.

Driftwood a apresenta ao Sr. Herman Gottlieb, chefe da Companhia de Ópera.  Este fica agradecido em aceitar o financiamento da Sra. Claypool, pois, com esse valor ele poderá contratar o celebrado tenor italiano Rodolfo Lassparri.  Gottlieb lhe garante que ela será recompensada por se tornar benfeitora das artes e patrocinadora do grande Lassparri.

No camarim da Ópera de Milão, Lassparri se prepara para mais uma apresentação.  Ele está interessado na jovem soprano Rosa Castaldi, mas esta namora Riccardo Baroni, um tenor que canta no côro do teatro.  Nos bastidores, Fiorello propõe a Riccardo ser seu agente.

Gottlieb acompanha a Sra. Claypool quando da apresentação de Lassparri.  Enquanto isso, Driftwood passeia pelo parque numa carruagem.  Quando ele se junta aos dois na Ópera, a cortina acaba de se fechar.

Driftwood encontra-se com Fiorello e negocia o contrato para o tenor se apresentar na Cia. de Ópera de Nova York, sem saber que está contratando Riccardo e não Lassparri.

No dia seguinte, a Sra. Claypool, Driftwood, Lassparri e Gottlieb embarcam no navio S.S. Americus com a Companhia de Ópera.  Riccardo, Tomasso (mordomo de Lassparri) e Fiorello embarcam, também, mas clandestinamente.

A partir daí, Driftwood, Fiorello e Tomasso aprontam mil e uma confusões com resultados devastadores.  Ao som de "Il Trovatore" de Verdi e "Pagliacci" de Leoncavallo, o trio boicota  uma apresentação pública para permitir o triunfo de um casal a quem protegem.

imagem

Comentários

"Uma Noite na Ópera" é mais uma excelente comédia dos irmãos Marx.  Depois de "Diabo a Quatro", é sem dúvida o melhor trabalho desses comediantes.

Realizado por Sam Wood, o filme parte de um roteiro simples, porém muito bem construído, com a intenção de colocar os endiabrados irmãos Marx num círculo da alta sociedade, onde eles possam aprontar das suas.

O filme apresenta momentos inesquecíveis como, por exemplo, a cena em que se espremem nada menos que quinze pessoas numa cabine.

Os números musicais poderiam ter tido uma menor duração, o que não chega a prejudicar o desenrolar da trama.  Margaret Dumont e Groucho Marx se firmam como uma dupla humorística de primeira linha.  O elenco de suporte, de um modo geral, também apresenta boas interpretações.

CAA