Filmes por gênero

DOIS CONTRA UMA CIDADE INTEIRA (1940)

City for conquest
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A conquista da cidade (Portugal)
Ville conquise (França)
La città del peccato (Itália)
Ciudad de conquista (Espanha, México)
Im Taumel der Weltstadt (Alemanha, Austria)
Mannen med järnnävarna (Suécia)
Dannys sidste kamp (Dinamarca)
Het lied van de grote stad (Holanda)
Droga do sukcesu (Polônia)
Завоевать город (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Melodrama, Música
Direção: Anatole Litvak
Roteiro: John Wexley
Produção: Anatole Litvak
Música Original: Max Steiner
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Sol Polito, James Wong Howe
Edição: William Holmes
Direção de Arte: Robert M. Haas
Figurino: Howard Shoup
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Everett A. Brown
Efeitos Especiais: Byron Haskin, Rex Wimpy
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1948

Elenco

James Cagney Danny Kenny
Ann Sheridan Peggy Nash
Arthur Kennedy Eddie Kenny
Donald Crisp Scotty MacPherson
Frank McHugh Mutt
Anthony Quinn Murray Burns
Frank Craven Old Timer
Elia Kazan Googi Zucco
George Tobias Pinky
Jerome Cowan Dutch
Joe Gray Cannon Ball Wales
Lee Patrick Gladys
Ward Bond Policial
Blanche Yurka Sra. Nash
George Lloyd Goldie
Joyce Compton Lilly
Thurston Hall Max Leonard
Ben Welden Cobb
John Arledge Vendedor
Edward Keane Gaul
Selmer Jackson Médico
Joseph Crehan Médico
Margaret Hayes Sally
Frank Faylen Maestro
Pat Flaherty Guarda no Salão de Dança
Frank Wilcox Homem conversando com Max
Charles Lane Al
Sally Payne Cantora

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Nas favelas do East Side de Nova York, Danny Kenny, seu irmão Eddie e Peggy Nash, todos amigos de infância de conjuntos habitacionais populares, buscam caminhos diferentes para progredirem em suas vidas. Danny trabalha como motorista de caminhão até seu irmão, que sonha em escrever uma sinfonia da cidade, precisar de dinheiro para a Escola de Música. Com esse objetivo, ele aceita participar de uma luta de boxe, onde é notado pelo técnico Scotty MacPherson. Enquanto isso, Peggy, seduzida pela visão de seu nome nos painéis luminosos, torna-se parceira de dança do despótico Murray Burns e os dois entram para o circuito de vaudeville.

Desesperado para ter Peggy de volta, Danny decide fazer algo e termina aceitando o convite de Scotty para ser seu empresário. Como Danny vence luta após luta, quando termina o circuito de vaudeville, Peggy desiste de continuar sua carreira por ele. No entanto, quando o grupo de dança surge com um irrecusável contrato, ela abandona Danny para perseguir sua fama. Por outro lado, na certeza de que se vencer o campeonato, terá a jovem de volta, Danny insiste numa luta com o desonesto boxeador Cannon Ball Wales.

Para se certificar de que ganhará o título, Cannon Ball coloca breu em suas luvas, provocando cegueira em Danny. Ao ouvir a luta pelo rádio, Peggy deixa sua dança e retorna para ele, apenas para ser mandada embora por Scotty. Embora cego, Danny não sente pena de si mesmo e decide abrir uma banca de jornais.

Quando Eddie, frustrado em sua luta pelo reconhecimento artístico, está a ponto de desistir, Danny insiste para que ele continue a batalhar. Depois de algum tempo, a sinfonia de Eddie é finalmente aceita para apresentação no Carnegie Hall, e Peggy, agora sozinha, vai assistir sua estréia. Ao final, depois de ser bastante aplaudido, em um discurso comovente, Eddie dedica seu trabalho a seu irmão, e depois do concerto, Peggy procura Danny na banca, e os dois se reconciliam.

imagem

Comentários

Baseado num livro homônimo do escritor Aben Kandel, publicado em 1936, “Dois Contra Uma Cidade Inteira” é um bom e interessante filme realizado pelo cineasta Anatole Litvak, cuja trama gira em torno das vidas de três amigos de infância, criados nas favelas do East Side de Nova York e que, ao crescerem, perseguem seus respectivos sonhos.

Além de seu enredo melodramático, o filme apresenta diversas melodias instrumentais, muitas conhecidas de famosos musicais, incluindo "The Continental," "Lullaby of Broadway," "42nd Street," "Garden of the Moon," "I'm Just Wild About Harry," "The Shadow Waltz," "The Words Are in My Heart," "Where Were You When the Moon Came Out?",  "Powder My Back", "The Japanese Sandman", "Jealousy", "She's a Latin from Manhattan" e "Magic Isle Symphony". Várias dessas melodias fazem parte dos números de dança protagonizados por Ann Sheridan e Anthony Quinn.

 “Dois Contra Uma Cidade Inteira” nos brinda com algumas cenas memoráveis como, por exemplo, seu final bastante comovente. O elenco é, sem dúvida alguma, um dos pontos fortes do filme, destacando-se a presença do incomparável James Cagney. Ann Sheridan e Anthony Quinn estão ótimos em seus números de dança, ela chegando a me lembrar da diva Rita Hayworth. Arthur Kennedy e Elia Kazan, mais conhecido pelo grande diretor em que viria a se tornar, fazem suas estréias nas telas do cinema em grande estilo.

CAA