Filmes por gênero

007 CONTRA O FOGUETE DA MORTE (1979)

Moonraker
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: 007 - Aventura no Espaço (Portugal)
Agente 007, Moonraker: operazione spazio (Itália)
James Bond 007 - Moonraker - Streng geheim (Alemanha)
007: Misión espacial (México)
Operacija svemir (Sérvia)
Måneraketten (Noruega)
Holdkelte (Hungria)
Лунный гонщик (Rússia)
Pais: Reino Unido, França
Gênero: Ação, Ficção Científica, Suspense
Direção: Lewis Gilbert
Roteiro: Christopher Wood
Produção: Albert R. Broccoli, William P. Cartlidge
Design Produção: Ken Adam
Música Original: John Barry
Fotografia: Jean Tournier
Edição: John Glen
Direção de Arte: Charles Bishop, Max Douy
Figurino: Jacques Fonteray
Guarda-Roupa: Colette Baudot, Jean Zay
Maquiagem: Paul Engelen, Monique Archambault
Efeitos Sonoros: Jean-Pierre Lelong, Daniel Brisseau, John Iles e outros
Efeitos Especiais: John Evans, John Richardson
Efeitos Visuais: Derek Meddings, Paul Wilson, John Evans
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1980

Elenco

Roger Moore James Bond
Lois Chiles Dra. Holly Goodhead
Michael Lonsdale Hugo Drax
Richard Kiel Jaws
Corinne Clery Corinne Dufour
Bernard Lee 'M'
Geoffrey Keen Sir Frederick Gray
Desmond Llewelyn 'Q'
Lois Maxwell Srta. Moneypenny
Toshirô Suga Chang
Emily Bolton Manuela
Blanche Ravalec Dolly
Mike Marshall Coronel Scott
Anne Lonnberg Guia do Museu
Walter Gotell General Anatol Gogol
Jean-Pierre Castaldi Piloto
Douglas Lambert Diretor da Missão
Arthur Howard Cavendish
George Birt Comandante do Boeing 747
Kim Fortune Oficial da RAF
Lizzie Warville Garota russa
Claude Carliez Gondoleiro
Chichinou Kaeppler Drax's Girl - Senhora Del Mateo
Françoise Gayat Drax's Girl - Lady Victoria Devon
Catherine Serre Drax's Girl - Condessa Labinsky
Béatrice Libert Drax's Girl - Senhorita Deradier

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhores Efeitos Visuais (Derek Meddings, Paul Wilson, John Evans)

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio de Melhor Filme de Ficção Científica

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Richard Kiel)

Prêmio de Melhores Efeitos Especiais (John Evans, John Richardson)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O desaparecimento misterioso da Moonraker, um ônibus espacial, faz com que James Bond seja enviado à Califórnia para investigar as Empresas Drax Industries e seu proprietário, Hugo Drax.

Uma vez lá, ele procura Drax, que lhe deseja uma boa estada. Em seguida, encontra-se com a Dra. Holly Goodhead, uma agente da CIA infiltrada nas Empresas. Esta lhe faz um teste na centrífuga espacial, ocasião em que Chang, um dos homens de confiança de Drax, aumenta a velocidade do equipamento acima do limite de segurança com o fim de matá-lo, mas o agente sobrevive após lançar uma bala que trazia escondida contra os comandos da cabine.

Mais tarde, com a ajuda de Corinne Dufour, Bond investiga a suíte de Drax, onde descobre uns planos que o levam à Veneza. Ao tomar conhecimento que Corinne o traiu, Drax a mata. Na cidade italiana, Bond é perseguido por capangas do criminoso, mas consegue escapar. Ao visitar uma indústria vítrea, descobre que parte de sua produção tem como destino a cidade do Rio de Janeiro; descobre, ainda, que alguns frascos servem para reter um gás letal.

A Dra. Goodhead promete ajudá-lo em assuntos ligados às Indústrias Drax. Depois de falar com M sobre o referido gás, Bond segue para o Rio de Janeiro a fim de investigar algumas das cargas enviadas para aquela cidade. Durante o carnaval, seu contato local, Manuela, por pouco não é assassinada por Jaws. Bond volta a encontrar-se com a Dra. Goodhead e com Jaws no alto do Pão de Açúcar, onde os três se envolvem numa luta no teleférico. Jaws acaba por cair do bondinho, mas é salvo por uma jovem loura. Bond e Goodhead são capturados por homens de Drax disfarçados de médicos, e presos numa ambulância. Bond consegue escapar, mas Goodhead não.

Ao entrar em contato com M, 007 toma conhecimento que o tal gás letal provém de uma rara orquídea da Amazônia. O agente parte à procura de instalações de Drax ao longo do Rio Amazonas, sendo capturado por Jaws e levado para o Centro de Controle Espacial de Drax, onde vê quatro Moonrakers decolarem.

Por ordem de Drax, Bond é levado para uma estrutura que se acha diretamente por baixo do quinto Moonraker, prestes a decolar, onde encontra a Dra. Goodhead. Os dois conseguem escapar a tempo, disfarçam-se de pilotos e penetram no sexto Moonraker que, segundos mais tarde, inicia sua ignição.

No espaço, as seis naves reencontram-se à volta de uma estação espacial. Bond e Goodhead são mais uma vez capturados e tomam conhecimento que o plano de Drax consiste em destruir a humanidade através do lançamento de 50 grandes esferas de vidros com orquídeas negras dentro delas. Ao atingirem a Terra, as toxinas deverão destruir qualquer forma de vida humana. Na nave em que se encontram Bond e Goodhead, acham-se também doze casais selecionados com o objetivo de criarem uma nova raça.

A Base da Força Aérea de Vandenberg recebe um sinal da Estação de Drax e envia uma nave militar. Dentro da Estação, Bond atira em Drax e o expulsa para o espaço. Entretanto, como o criminoso já havia lançado três esferas, Bond e Goodhead partem numa Moonraker e conseguem destruí-las com sucesso utilizando armas a laser.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta britânico Lewis Gilbert, a partir de um roteiro escrito por Christopher Wood, “007  Contra o Foguete da Morte” é mais um filme sobre o famoso agente James Bond criado por Ian Fleming. Sua trama é marcada por muita ação, através de frenéticas perseguições, cenas aéreas de tirar o fôlego e lutas espaciais. Uma dessas cenas se passa no Rio de Janeiro, mais especificamente nos bondinhos do Pão de Açúcar.

Gilbert consegue manter um bom ritmo ao longo de todo o filme. Por outro lado, a equipe responsável pelos efeitos visuais, capitaneada pelo genial Derek Meddings, nos brinda com excelentes momentos como, por exemplo, a memorável aparição da imensa estação orbital de Drax.

CAA