Filmes por gênero

007 CONTRA O HOMEM DA PISTOLA DE OURO (1974)

The man with the golden gun
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: 007 - O homem da pistola dourada (Portugal)
L'homme au pistolet d'or (França, Canadá)
Agente 007 - L'uomo dalla pistola d'oro (Itália)
El hombre de la pistola de oro (Espanha)
El hombre del revólver de oro (Argentina)
007: El hombre del revólver de oro (México)
James Bond 007 - Der Mann mit dem goldenen Colt (Alemanha)
Mannen med den gyllene pistolen (Suécia)
Чeловек с золотым пистолетом (Rússia)
Pais: Reino Unido
Gênero: Ação, Suspense, Aventura
Direção: Guy Hamilton
Roteiro: Richard Maibaum, Tom Mankiewicz
Produção: Albert R. Broccoli, Harry Saltzman, Charles Orme
Design Produção: Peter Murton
Música Original: John Barry
Direção Musical: John Barry
Fotografia: Oswald Morris, Ted Moore
Edição: Raymond Poulton, John Shirley
Direção de Arte: Peter Lamont, John Graysmark
Guarda-Roupa: Elsa Fennell
Maquiagem: Paul Engelen, Nick Maley, Graham Freeborn
Efeitos Sonoros: Gordon Everett, Charles Crafford, Ken Barker, Christopher Lancaster
Efeitos Especiais: John Stears
Efeitos Visuais: Cliff Culley, Derek Meddings, Roy Field, Ian Wingrove
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1975

Elenco

Roger Moore James Bond
Christopher Lee Francisco Scaramanga
Britt Ekland Mary Goodnight
Maud Adams Andrea Anders
Hervé Villechaize Nick Nack
Clifton James Xerife J.W. Pepper
Michael Osborne Tenente da Marinha
Richard Loo Hai Fat
Marc Lawrence Rodney
Bernard Lee 'M'
Desmond Llewelyn 'Q'
Lois Maxwell Srta. Moneypenny
Marne Maitland Lazar
Michael Goodliffe Bill Tanner
James Cossins Colthorpe
Yiu Lam Chan Chula
Gerald James Frazier
Gordon Everett Gibson
Ray Marioni Al Capone
Francoise Therry Chew Mee
Carmen Du Sautoy Saida
Michael Fleming Oficial de Comunicações
Soon-Tek Oh Hip
Qiu Yuen Nara, sobrinha de Hip
Joie Vejjajiva Cha, sobrinha de Hip
Sonny Caldinez Kra

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um anão, chamado Nick Nack, prepara um assassinato a ser executado pelo seu patrão, Scaramanga, contra um gângster que visita a sua ilha secreta. Scaramanga mata seu inimigo numa sala cheia de iluminação e de ilusionismos e depois atira contra uma réplica do agente secreto James Bond, revelando assim a sua próxima vítima.

Em Londres, o agente recebe das mãos de M uma bala feita de ouro com o código 007. Os Serviços Secretos acreditam que seja apenas uma intimidação. A missão de Bond é vigiar o trabalho de um cientista chamado Gibson que está produzindo células de energia para resolver o problema da Crise do Petróleo, mas M prefere defender o seu agente ao retirá-lo da missão.

Bond vai atrás de Scaramanga não oficialmente. Para encontrá-lo, terá primeiramente que persuadir Lazar a contar o que sabe. Este é um armeiro português que fabrica as balas de ouro e as entrega à Andrea Anders, a quem o agente deverá seguir se quiser encontrar Scaramanga, o assassino profissional mais perigoso e cruel do mundo.

Assim, Bond parte à procura da origem da bala, passando por Beirute e terminando em Macau. Lá, vê Andrea Anders e a segue até Hong Kong, onde a obriga a revelar o paradeiro e a aparência de Scaramanga. Bond entra num bar de striptease onde, sem saber, encontra-se a vítima de mais um assassinato por parte de Scaramanga: Gibson. O cientista é atingido a tiro quando sai do bar.

Após o homicídio, Nick Nack rouba o “Agitador Solex” antes que a polícia chegue. Ao chegar ao local, o Tenente Hip intervém e retira Bond da cena, levando-o até ao RMS Queen Elizabeth, onde M e Q o aguardam para dar mais detalhes da operação e explicar que Hip está do lado do MI6.

A nova missão do agente é recuperar o dispositivo. Assim, ele viaja até Bangkok, na Tailândia, e lá faz-se passar por Scaramanga para se encontrar com um empresário chamado Hai Fat, suspeito de ser o contratante do assassino de Gibson. O empresário, entretanto, já tinha se encontrado com Scaramanga e atinge Bond, fazendo-o desmaiar. O agente escapa com a ajuda de Hip e de suas sobrinhas treinadas em artes marciais, que derrotam todos os opositores. Após fugir pelos canais da cidade numa lancha, Bond encontra-se com a sua colega do MI6, Mary Goodnight.

No quarto do seu hotel, 007 encontra-se novamente com Andrea, que informa ter enviado a bala como chamariz para que ele viesse eliminar Scaramanga. Em troca, ela promete devolver o "Agitador Solex" num confronto de boxe. Ao chegar ao ringue, entretanto, Bond a encontra morta e conhece pela primeira vez Scaramanga. Durante o diálogo dos dois, 007 consegue recuperar o “Agitador Solex” e entregá-lo a Hip, que o passa à Goodnight. Esta, no entanto, é capturada por Scaramanga, que a coloca no porta-malas do seu carro e, apesar de Bond perseguí-lo, o assassino e Nick Nack desaparecem após o veículo se transformar num avião.
Como Bond tinha posto um localizador no carro de Scaramanga, consegue-o localizar numa ilha do Mar Amarelo, e chega até ela usando um hidroavião. Lá, 007 é recebido por Scaramanga e visita a Central Elétrica, onde o assassino usa uma arma de raios solares para destruir o avião do agente.

Durante o almoço, Scaramanga propõe um duelo de pistolas aceito pelo agente. Logo após o início do duelo, o assassino esconde-se. Nick Nack afirma que se Bond conseguir matá-lo, todo o património presente na ilha seria destinado ao anão. Este leva o agente até uma sala de espelhos e ilusões onde 007 consegue finalmente matar Scaramanga.

Goodnight, que se achava sob vigilância de um segurança, foge com Bond num barco antes de tudo explodir.

imagem imagem imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Guy Hamilton, “007 Contra o Homem da Pistola de Ouro” é mais um filme sobre o famoso agente secreto britânico James Bond. Embora não esteja incluído entre os melhores da série, merece ser visto principalmente por aqueles que apreciam um divertimento que mistura cenas de ação com uma pequena dose de humor.

A trama apresenta um roteiro com seus altos e baixos, constituindo-se no ponto fraco do filme. Em contrapartida, sua fotografia é de excelente qualidade.

No elenco, o grande nome a destacar é o de Christopher Lee no papel de Francisco Scaramanga. Roger Moore, como James Bond, e a sueca Britt Ekland, como Mary Goodnight, também se saem bem em seus respectivos papéis.

CAA