Filmes por gênero

VOCÊ É TÃO BONITO (2005)

Je vous trouve très beau
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: You are so beautiful (Estados Unidos)
Usted es muy guapo (México)
Sie sind ein schöner mann (Alemanha)
Pais: França
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Isabelle Mergault
Roteiro: Isabelle Mergault
Produção: Jean-Louis Livi
Design Produção: Bernard Vézat
Música Original: Bob Lenox, Alain Wisniak
Fotografia: Laurent Fleutot
Edição: Colette Beltran, Marie-Josèphe Yoyotte
Figurino: Anne David
Efeitos Sonoros: Eric Devulder, Emmanuelle Lalande
Efeitos Visuais: Antoine Douadi
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 2007

Elenco

Michel Blanc Aymé Pigrenet
Medeea Marinescu Elena
Agnès Boury Huguette
Eva Darlan Mme. Marais
Benoît Turjman Antoine
Denisa Rosca Gaby, filha de Elena
Tadrina Hocking Nicole
Nathalie Jouin Sylvie
Françoise Monneret Odile
Dora Doll Catherine
Wladimir Yordanoff Roland Blanchot
Elisabeth Commelin Françoise
Valérie Bonneton Maître Labaume
Julien Cafaro Thierry
Valentin Traversi Jean-Paul
Raphaël Dufour Nicolas
Liliane Rovère Mme. Lochet
Nathalie Hugon Vendedora da Joalheria
Isabelle Mergault Motorista de táxi

Prêmios

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor 1º Longa-Metragem (Isabelle Mergault)

Indicações

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Ator (Michel Blanc)

César de Melhor Roteiro Original (Isabelle Mergault )

Sinopse

Aymé Pigrenet e sua mulher Huguette vivem na França, numa fazenda de sua propriedade, onde, com a ajuda de um rapaz, Antoine, tocam todas as atividades do dia-a-dia, da plantação e colheita, numa grande extensão de terra, até a criação de vacas e porcos.

Certo dia, Huguette é acidentalmente morta, eletrocutada.  Além de sentir a perda da mulher de tantos anos, Aymé vê-se, de uma hora para outra, sobrecarregado com o enorme volume de trabalho a executar, além de não ter a menor experiência em serviços domésticos como, por exemplo, colocar uma simples roupa na máquina de lavar.

Na pequena cidade mais próxima de sua fazenda, ele não encontra alguém à altura de substituir Huguette, fato que é agravado por ele não ter um temperamento fácil.  Por sugestão de um amigo, procura uma Agência Matrimonial, na esperança de encontrar uma nova esposa, com o perfil de sua falecida mulher, ou seja, com disposição para assumir o duro trabalho que a espera.

Numa primeira entrevista com a encarregada da Agência, Mme. Marais, esta verifica que Aymé, ao contrário de seus outros clientes, não se acha à procura de sua alma-gêmea, mas de uma mulher forte e capaz de cuidar da criação de animais e dos serviços domésticos de sua fazenda.  Assim, ela lhe sugere que os dois viajem até a Romênia, uma vez que, lá, existem centenas de mulheres dispostas a assumirem qualquer tipo de trabalho na França, como forma de deixarem o estado de pobreza em que vivem.

Uma vez em Bucareste, depois de entrevistarem várias jovens, sem êxito, surge finalmente uma bela mulher, Elena, mãe de duas filhas, disposta a levar a vida que lhe é proposta.  Na realidade, ela pretende juntar dinheiro para, quando for possível, mandar buscar suas filhas.  Dessa forma, Elena viaja para a França, para um período de experiência, na fazenda, antes de assumir um papel mais sério.

Aos seus amigos, Aymé a apresenta como sendo uma parenta de Huguette.  Em pouco tempo e com grande disposição, Elena faz algumas modificações no interior da casa da fazenda, deixando-a muito mais bonita.  No campo, cuida dos animais e leva pessoalmente o almoço até Aymé.  Entretanto, ao se insinuar para ele, é tratada como se fosse uma prostituta.

Ofendida, começa a pensar em voltar para a Romênia.  Por outro lado, arrependido, ele lhe pede desculpas e chega a comprar um anel de noivado, mas, ao voltar para a fazenda não tem coragem de procurá-la para entregá-lo.

Jogando com a sorte, numa tentativa de conseguir dinheiro para a viagem, ela aposta em três cavalos que vão participar de uma corrida no hipódromo.  À noite, vindo da cidade, Aymé entrega-lhe uma maleta com cerca de €1.000.000, alegando que os números dos cavalos por ela jogados foram os vencedores.  De posse de tamanha quantia, Elena compra um bilhete aéreo para Bucareste, hesita no aeroporto, mas termina embarcando num vôo com conexão em Paris.

Abatido, Aymé se vê obrigado a tocar a fazenda sozinho.  Na Romênia, ela monta uma escola de balé.  Certo dia, em sua casa, ao rever um jornal francês que pegara no avião, descobre que os três cavalos em que apostara não foram os vencedores e conclui que o dinheiro recebido era, na verdade, de propriedade de Aymé, prova de que, no fundo, ele a ama.

Dias depois, ao voltar do campo em seu trator, Aymé se depara com uma garotinha carregando um pequeno cesto com seu almoço.  É Gaby, a pequena filha de Elena.  Ao olhar em direção à casa da fazenda, ele a avista de longe.  Assim, finalmente, Aymé e Elena se abraçam, felizes.

imagem imagem imagem

Comentários

"Você é tão Bonito" é uma deliciosa comédia francesa.  A atriz e roteirista, Isabelle Mergault, estréia como diretora, a partir de um roteiro por ela escrito, cuja trama se desenvolve, no campo, de forma simples, sem pretensão nem clichês.

Mergault nos oferece um filme muito bonito e, ao mesmo tempo, engraçado, delicado e comovente.  A fotografia de Laurent Fleutot é um outro quesito que merece ser destacado.

No elenco, como sempre, Michel Blanc nos brinda com uma grande interpretação.  Para mim, a feliz surpresa foi conhecer o trabalho dessa bela atriz romena, Medeea Marinescu, no papel de Elena, esbanjando espontaneidade e competência.

 

CAA