Filmes por gênero

A CASA DOS ESPÍRITOS (1993)

The house of the Spirits
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La maison aux esprits (França)
La casa degli spiriti (Itália)
La casa de los espíritus (Espanha, Chile, México, Peru)
Das Geisterhaus (Alemanha)
Andarnas hus (Suécia)
Åndernes hus (Dinamarca)
Het huis met de geesten (Holanda)
Дом духов (Rússia)
Pais: Estados Unidos, França, Alemanha, Dinamarca, Portugal
Gênero: Drama, Romance
Direção: Bille August
Roteiro: Bille August
Produção: Bernd Eichinger
Design Produção: Anna Asp
Música Original: Hans Zimmer
Direção Musical: Fiachra Trench, Daniel Brock
Fotografia: Jörgen Persson
Edição: Janus Billeskov Jansen
Figurino: Barbara Baum
Guarda-Roupa: Michael O'Connor, Rita Godinho, Tine Engelbrecht e outros
Maquiagem: J. Roy Helland, Linda DeVetta, Jean-Luc Russier e outros
Efeitos Sonoros: Niels Arild, Jo Fürst, Andreas Schneider e outros
Efeitos Especiais: David Harris, Filipe Cardoso, Christine Overs e outros
Efeitos Visuais: Thorsten Binte
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Meryl Streep Clara del Valle Trueba
Vanessa Redgrave Nívea del Valle
Glenn Close Férula Trueba
Antonio Banderas Pedro Tercero García
Jeremy Irons Esteban Trueba
Winona Ryder Blanca Trueba
Maria Conchita Alonso Tránsito Soto
Jan Niklas Conde Jean de Satigny
Sarita Choudhury Pancha García
Armin Mueller-Stahl Severo del Valle
Teri Polo Rosa del Valle
Miriam Colon Nana
Vincent Gallo Esteban Garcia
Frank Baker Oficial da Inteligência
Hannah Taylor-Gordon Blanca Trueba, quando criança
Carlos César Motorista do Embaixador
Alexandre de Sousa Motorista de Esteban
Fran Fullenwider Emer Trueba
Hannah Taylor Gordon Clara del Valle, quando criança
Josh Maguire Pedro Tercero García, quando criança
Joost Siedhoff Padre Antonio
Hans Wyprächtiger Dr. Cuevas
Oscar A. Colon Xerife
Jaime Tirelli Oliver
João Cabral Soldado
Sasha Hanau Alba

Prêmios

Prêmios do Cinema da Baviera, Munique, Alemanha

Prêmio de Melhor Figurino (Barbara Baum)

Prêmio de Melhor Produção (Bernd Eichinger)

Festival de Cinema de Havana, Cuba

Prêmio Coral de Melhor Diretor Não Latino-Americano (Bille August)

Prêmios do Cinema Alemão

Prêmio em Ouro de Excepcional Contribuição Individual (Bernd Eichinger)

Prêmios Golden Screen, Alemanha

Prêmio Golden Screen

Prêmios Júpiter, Alemanha

Prêmio Júpiter de Melhor Atriz Internacional (Winona Ryder)

Festival Robert de Copenhague, Dinamarca

Robert de Melhor Filme (Bille August)

Robert de Melhor Edição (Janus Billeskov Jansen)

Robert de Melhor Roteiro (Bille August)

Robert de Melhores Efeitos Sonoros (Niels Arild)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Uma jovem mulher, Blanca Trueba, chega a uma casa em companhia de um homem velho. Ela começa, então, a relembrar sua vida:

A mãe de Blanca, Clara del Valle, era uma criança com poderes psíquicos, quando Esteban Trueba chegou a propor casamento à sua irmã mais velha, Rosa del Valle. Esteban deixou sua noiva com a família para ganhar o dinheiro que precisava para efetivar  seu casamento. Um dia, Clara tem uma visão e diz á sua irmã Rosa que haverá uma morte na família. No dia seguinte, Rosa morre após beber veneno destinado a seu pai, o senador Severo del Valle. Clara se culpa pela morte da irmã, e depois de assistir à autópsia, decide nunca mais voltar a falar.

Ao tomar conhecimento do ocorrido, Esteban se mostra inconsolável. Em casa, sua irmã, Férula Trueba vive e cuidar de sua mãe doente. Esteban usa o dinheiro que ganhou de uma mineração e compra uma fazenda, Três Marías. Em suas terras, ele encontra muitos nativos aos quais propõe trabalho em troca de casa e comida.

Ao longo de vinte anos, ele faz de Três Marias um exemplo de uma fazenda bem-sucedida. Ele passa algumas noites com Tránsito Soto, uma prostituta local a quem empresta dinheiro para que ela possa começar uma nova carreira na capital. Um dia, ele estupra uma jovem camponesa, Pancha García, que dá à luz um filho.

Vinte anos depois, Esteban recebe uma carta comunicando-lhe que sua mãe havia morrido. Depois do funeral, ele decide pedir a mão de Clara, apesar dos protestos de Férula, que lhe diz que ela se acha muito doente e que, por consequência, não vai poder cuidar dele corretamente. Quando ele aparece na casa da família Del Valle, Clara pergunta-lhe se ele está ali para pedir-lhe em casamento, voltando assim a falar pela primeira vez em vinte anos.

Férula encontra-se com Clara em uma cafeteria para falar sobre o seu próprio futuro, ocasião em que Clara, sentindo suas preocupações, garante-lhe que, após seu casamento com Esteban, ela poderá ir viver com eles em Três Marias.

Quando Clara dá à luz uma menina, como havia previsto, ela lhe dá o nome de Blanca. Algum tempo depois, Pancha García, a jovem que Esteban havia estuprado e de quem tivera um filho ilegítimo, bate à porta para pedir dinheiro. Ele lhe dá uma boa quantia, mas ordena para que nunca mais ponha os pés em sua fazenda, sob pena de ser atacada por seus cães.

Clara passa a dar aulas à Blanca e aos filhos dos camponeses. Pedro Tercero, filho do capataz da fazenda, faz amizade com Blanca e os dois se tornam companheiros. Esteban não vê com bons olhos essa amizade e decide enviar a filha para um colégio interno.

Depois de se formar, Blanca retorna para a fazenda onde retoma sua amizade com Pedro Tercero. Os dois passam a se encontrar à noite à beira de uma lagoa onde têm relações sexuais.

Certa noite, quando Esteban se encontra em uma reunião política, ocorre um forte terremoto, deixando-o fortemente preocupado em relação à Clara e Blanca. Ele volta às pressas para a fazenda, onde encontra Férula em cima da cama com Clara. Irritado, ele põe a irmã para fora de casa, dizendo-lhe para nunca mais por os pés em sua fazenda. Férula o amaldiçoa e vai embora. Clara expressa seu desapontamento em relação à atitude do marido.

Um dia, Esteban chega em casa trazendo o conde francês Jean de Satigny, com a intenção de promover o casamento entre ele e Blanca. Clara sente que o “nobre” francês é uma fraude, mas Esteban lhe diz que ela está louca. Enquanto Satigny se encontra na fazenda, Esteban encontra Pedro Tercero a pregar ideias revolucionárias com críticas aos ricos proprietários de terras. Ele ordena que os trabalhadores voltem ao trabalho, enquanto Pedro é punido com uma surra e banido de Três Marias. À noite, durante o jantar, Férula aparece de repente, beija Clara na testa e vai embora. Esta comunica à família que Férula acaba de morrer.

Pedro Tercero volta à Três Marias, fala com os camponeses sobre os seus direitos e, por pouco, não leva um tiro de Esteban. À noite, o conde Satigny, que voltou a visitar a família, observa Blanca e Pedro encontrando-se às escondidas na lagoa. Em seguida, ele fala com Esteban sobre o amante da filha. Furioso, Esteban arrasta Blanca de volta para casa. Ao ver aquela cena, Clara tenta convencer o marido a não usar de violência, mas ele a joga no chão. Depois de dizer-lhe que nunca mais dirigirá sua palavra a ele, Clara decide morar com seus pais na capital, levando Blanca consigo. A jovem fica grávida de Pedro e dá à luz uma menina a quem dá o nome de Alba.

Ocupado com sua carreira política como senador, mas como um homem velho e solitário, Esteban encontra conforto nos braços de Tránsito Soto, agora uma empresária bem-sucedida.

Durante a eleição nacional, Esteban acredita que seu Partido Conservador vai ser o  grande vencedor, como de costume, mas é a Frente Popular que  vence as eleições. Blanca vai à rua para celebrar e se encontrar com Pedro, agora uma figura importante da Frente Popular. Clara fica com Alba para decorar a casa e termina morrendo.

Enquanto isso, uma conspiração entre alguns membros do Partido Conservador e os militares leva a um golpe de Estado, fazendo com que os militares assumam o controle do país. Esteban acredita que os militares vão devolver o País ao Partido Conservador, mas logo descobre que eles têm outros planos. Sob o controle das Forças Armadas, pessoas ligadas à Frente Popular são presas e até mortas. Blanca, altamente envolvida com a Frente, é procurada pela polícia. Ela revela ao pai que Pedro se acha escondido na adega de sua casa e pede-lhe para que o ajude a deixar o País.

Nos dias que se seguem, Blanca é torturada e abusada por seu meio-irmão, Esteban Garcia, agora um importante membro das forças armadas. Por outro lado, atendendo ao desejo da filha, Esteban ajuda Pedro Tercero a conseguir exílio no Canadá. Em seguida, ele pede a ajuda de Tránsito Soto, que tem inúmeros contatos com figuras militares de alto nível, no sentido de conseguir a liberdade de sua filha. Certa manhã, suja e cheia de marcas de espancamento, Blanca volta para casa, onde seu pai lhe diz que Pedro Esteban está esperando por ela no Canadá.

No final, de volta à Três Marias, Esteban recebe a visita do espírito de Clara, que vem prepará-lo para passar para o outro mundo. Do lado de fora da casa da fazenda, Blanca reavalia sua vida, olhando para um futuro ao lado de Pedro e de sua filha Alba.

imagem

Comentários

Escrito e dirigido pelo cineasta dinamarquês Bille August, a partir de um romance de Isabel Allende, “A Casa dos Espíritos” é um filme muito bom. Sua trama fala da saga de uma família ao longo de três gerações, na qual Esteban Trueba é o rico proprietário de uma fazenda na América do Sul. A história mistura sentimentos, problemas familiares, paixão e política.

Na direção, Bille August realiza um ótimo trabalho servido pela excelente trilha sonora a cargo de Hans Zimmer. No elenco, grandes atuações onde se destacam os trabalhos de Meryl Streep, Winona Ryder, Jeremy Irons e Antonio Banderas.

CAA