Filmes por gênero

CASBAH, O REDUTO DA PERDIÇÃO (1948)

Casbah
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Casbah, bairro proibido (Portugal)
Casbah - Verbotene gassen (Alemanha)
Die frauengasse von Algier (Austria)
Casbah - den förbjudna staden (Suécia)
Lokkeduen (Dinamarca)
Casbah - kielletty kaupunki (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Romance, Música, Crime
Direção: John Berry
Roteiro: Arnold Manoff, Leslie Bush-Fekete
Produção: Nat C. Goldstone
Música Original: Harold Arlen
Direção Musical: Walter Scharf
Coreografia: Katherine Dunham
Fotografia: Irving Glassberg
Edição: Edward Curtiss
Direção de Arte: Bernard Herzbrun, John DeCuir
Figurino: Yvonne Wood
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Jack Bolger Jr.
Efeitos Especiais: David S. Horsley
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Tony Martin Pepe Le Moko
Yvonne De Carlo Inez
Peter Lorre Inspetor Slimane
Thomas Gomez Comissário Louvain
Märta Torén Gaby
Katherine Dunham Odette
Douglas Dick Carlo
Herbert Rudley Claude
Gene Walker Roland
Curt Conway Maurice
Hugo Haas Omar
Hans Schumm Willem
Barry Bernard Max
Virginia Gregg Madeline
George J. Lewis Detetive
Harris Brown Pierre
Houseley Stevenson Anton Duval
Robert Kendall Ahmed
John Bagni Inspetor
Tom Tamarez Inspetor
Carey Harrison Inspetor
Paul Fierro Policial
Kathryn Wilson Turista britânica
Louise Bates Turista
Robert Loraine Turista
Ed Randolph Turista

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Canção Original (Harold Arlen, Leo Robin)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Louvain, comissário da polícia de Argel, está sob grande pressão do governo francês para capturar o notório ladrão, Pepe le Moko. Três meses depois, ele fica furioso com o Inspetor de polícia Slimane, que se encontra à frente do Distrito de Casbah, onde se acredita que Pepe se acha escondido, por achar que ele é amigo do ladrão.

Por outro lado, enquanto Louvain tem 11.000 policiais franceses em Argel para atuarem nesse caso, o Inspetor comunica a seu superior que Pepe dispõe de 50.000 "guarda-costas" no Distrito para garantirem que ele escape de qualquer tentativa de prisão.

O comissário, então, envia o agente secreto Carlo à Casbah, e este logo faz contato com Inez Tabac, namorada de Pepe. Embora ela imediatamente suspeite de Carlo, Pepe o reconhece como um velho amigo de prisão na França. Enquanto isso, o inspetor planeja capturar Pepe na primeira oportunidade em que o ladrão deixar Casbah. Quando o Pepe conspira para roubar um grupo de turistas no Café de Odette, ele é preso por Louvain e seus homens, mas consegue fugir com a ajuda de seus velhos amigos.

Em seguida, ele retorna ao Café por ter se apaixonado por Gaby, uma das turistas. No entanto, ela rejeita seus avanços dizendo-lhe ser noiva de Claude, um rico operador no mercado negro. Ao descobrir que Pepe se acha apaixonado pela turista, Slimane convence Claude e Gaby a permanecerem em Argel por mais alguns dias. Confuso, o apaixonado Pepe passa a suspeitar de todos os seus amigos, com exceção de Carlo, com quem faz planos para deixarem Casbah naquela noite.

No entanto, pouco antes dele cair na armadilha de Louvain, Inez o impede de deixar Casbah, dizendo-lhe que Gaby encontra-se num festival local. Com a ajuda do Inspetor, a turista é separada de Claude e Pepe, finalmente, consegue fazer com que ela passe uma noite de amor ao seu lado. No dia seguinte, ela promete voltar à Casbah, mas Pepe lhe diz que está disposto a deixar o Distrito para ficar ao seu lado.

Ao retornar ao iate do noivo, ela toma conhecimento de que ele está pretendendo zarpar imediatamente. Sem pensar duas vezes, ela o deixa e se muda para o Hotel Oasis. Ao tomar conhecimento de que Gaby não deixou Argel, Slimane evita que ela vá ao encontro de Pepe, alegando que ele teria sido morto por uma amante ciumenta.

Mais tarde, naquela noite, Pepe finalmente descobre a traição de Carlo e o força a contar tudo o que sabe antes de matá-lo. Ciente de que Gaby planeja partir para Paris em poucas horas, ele deixa Casbah e se dirige ao aeroporto. Informado por Inez, o Inspetor o prende quando ele se preparava para embarcar. No entanto, ao tentar fugir e correr em direção ao avião, Pepe é finalmente baleado e morto.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta John Berry, a partir de um roteiro escrito por Arnold Manoff e Leslie Bush-Fekete, “Casbah, o Reduto da Perdição” é um bom filme norte-americano produzido em 1948. É um remake do francês “O Demônio da Algéria”, produzido em 1937 e estrelado por Jean Gabin.

Embora não seja extraordinária, a direção de Berry se mostra bastante segura. Na área técnica, o maior destaque é sua trilha sonora a cargo de Harold Arlen e Leo Robin. Quatro belas canções são interpretadas por Tony Martin e Yvonne De Carlo.

CAA