Filmes por gênero

A FUGA (1994)

The getaway
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Escape (Portugal)
Guet-apens (França)
La huida (Espanha)
La fuga (Argentina, Uruguai, Venezuela)
Getaway - Rymmarna (Suécia)
Bekstvo (Sérvia)
Ucieczka gangstera (Polônia)
Pakotie (Finlândia)
Pais: Estados Unidos, Japão
Gênero: Ação, Suspense, Crime, Drama
Direção: Roger Donaldson
Roteiro: Walter Hill, Amy Holden Jones
Produção: John Alan Simon, David Foster, Lawrence Turman
Design Produção: Joseph C. Nemec III
Música Original: Mark Isham
Direção Musical: Danny Bramson
Fotografia: Peter Menzies Jr.
Edição: Conrad Buff IV
Direção de Arte: Dan Olexiewicz
Figurino: Marilyn Vance
Guarda-Roupa: Myron Baker, Donna O'Neal, Lisa Lovaas, Wingate Jones
Maquiagem: Jane English, Jack Freeman, Diane Cummings e outros
Efeitos Sonoros: Kim Christensen, Clayton Collins, Richard Goodman e outros
Efeitos Especiais: Phil Cory, Steve Galich, Rocky Gehr, Ray Svedin
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Alec Baldwin Carter 'Doc' McCoy
Kim Basinger Carol McCoy
Michael Madsen Rudy Travis
James Woods Jack Benyon
David Morse Jim Deer Jackson
Jennifer Tilly Fran Carvey
James Stephens Harold Carvey, DVM
Richard Farnsworth Slim
Philip Seymour Hoffman Frank Hansen
Burton Gilliam Gollie
Daniel Villarreal Luis Mendoza
Alex Colon Ramon
Justin Williams Soldado
Boots Southerland Taxista
Maurice Orozco José
Rick Taylor Ralph E. Hall
Gary Kirk Policial
Michele Hawk Garçonete
Jo Ann Soto Mulher no trem
Brian Patterson Passageiro do trem

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Carter ‘Doc’ McCoy e sua mulher Carol praticam tiro ao alvo quando Rudy Travis os procura para propor um serviço que consiste, basicamente, em conseguir tirar da prisão o sobrinho de um traficante de drogas, pelo qual receberão US$ 300.000. O serviço é realizado com sucesso, mas no final Doc descobre que o tal traficante queria o sobrinho fora das grades apenas para matá-lo.

Rudy, que o aguardava com um plano de fuga, ao ver carros da polícia, foge deixando Doc para trás. Após passar um ano em uma prisão mexicana, Doc está disposto a tudo para conseguir sua liberdade. Assim, ao tomar conhecimento que Jack Benyon, um dos chefões da máfia, está procurando reunir um seleto time de especialistas em roubos, ele pede à mulher que procure o mafioso para ver o que ela consegue. No contato que mantém com Benyon, este lhe promete tirar o marido dela da prisão em troca de favores sexuais de sua parte.

Ao sair da prisão, Doc se reúne com os homens que Benyon havia arregimentado. Por acaso, Rudy é um deles. Este o procura com a mão estendida pedindo-lhe que não guarde ressentimentos, mas leva um soco de Doc e um aviso para que não o traia novamente. Na ocasião, ele conhece ainda Frank Hansen, um homem que não demonstra possuir maiores experiências.

Numa primeira operação do grupo, enquanto Doc está tentando arrombar um cofre, um guarda aparece e puxa uma arma, mas é baleado por Hansen que se acha em pânico. Os ladrões conseguem fugir e o plano acordado entre eles estabelece que deverão se encontrar em um local previamente estabelecido para dividirem o dinheiro.

Durante a fuga, entretanto, Rudy mata Hansen e empurra seu corpo para fora do veículo. Doc e Carol chegam ao local do encontro onde Rudy já se acha à espera deles. Este puxa sua arma, mas Doc, que já esperava esse tipo de atitude, é mais rápido e o alveja, deixando-o caído. O casal parte, então, com todo o dinheiro para a casa do chefão Jack Benyon. O que eles não sabem é que Rudy se acha apenas com alguns ferimentos, já que havia se protegido com um colete à prova de balas.

Assim, este procura uma Clínica local, onde mantém o veterinário Harold Carvey e sua mulher Fran como seus reféns e os força a tratar seus ferimentos. Em seguida, os obriga a levá-lo até a cidade de El Paso. Durante a viagem, uma atração física se desenvolve entre o bandido e a mulher do veterinário. Ao pararem em um motel, Rudy e Fran fazem sexo depois de amarrarem Harold a uma cadeira. Ao ouvir os gemidos e as risadas da esposa, o veterinário, de coração partido, comete suicídio enforcando-se. Sem demonstrar qualquer compaixão, Fran acompanha Rudy até El Paso.

Enquanto isso, Doc e Carol chegam à casa de Benyon. Quando Doc começa a contar o dinheiro, o mafioso passa a fazer algumas insinuações sobre o que a bela mulher teria feito para conseguir a liberdade do marido. Sem que este perceba, ela se aproxima com uma arma. Benyon, que assiste a tudo, espera que ela assassine Doc, mas ela dispara sua arma contra o mafioso, matando-o.

Doc se mostra aborrecido pelo ocorrido, mas Carol lhe diz que fez o que tinha que ser feito e que tem certeza que se ele estivesse, no seu lugar, faria o mesmo. A situação entre o casal se torna mais tensa, quando Carol perde o dinheiro para um trapaceiro na estação ferroviária de Flagstaff. Doc se vê obrigado a entrar no trem, encontrar o homem e dominá-lo para recuperar o dinheiro.

Em seguida, eles seguem para um rústico hotel de fronteira, em El Paso, pertencente a Gollie, amigo de Doc, a fim de conseguirem novos passaportes e identidades que lhes permitam fugir para o México. O que eles não imaginam é que Rudy continua vivo e que se acha instalado num dos quartos em companhia de Fran. Liderados por Jim Deer Jackson, homens de Benyon também chegam à El Passo logo a seguir, todos em busca do tal dinheiro.

Ao tomar conhecimento da chegada de Doc ao hotel, Rudy prepara-lhe uma armadilha. Este se assusta ao verificar que seu inimigo continua vivo. Num primeiro embate, Rudy é nocauteado e, a seguir, Doc e Carol passam a enfrentar os pistoleiros de Benyon nas escadas e corredores do hotel.

Rudy recupera-se do desmaio que sofrera logo depois que o último homem de Benyon é morto. Ele tenta, mais uma vez, colocar a mão no dinheiro, mas termina morto por Doc, para desespero de Fran.

Em seguida, Doc e Carol sequestram um caminhão conduzido por Slim, um cowboy, e se dirigem até a fronteira com o México. Uma vez lá, como simpatizaram com o cowboy, eles compram o caminhão por um valor bem superior ao de mercado e iniciam sua fuga.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta australiano Roger Donaldson, “A Fuga” é um filme de ação e suspense de meados nos anos 1990. Trata-se de um remake do filme “Os Implacáveis” produzido em 1972 sob a direção de Sam Peckinpah.

Como um todo, o filme deixa a desejar. Além de uma direção cheia de altos e baixos, as atuações mostram-se abaixo da média. Kim Basinger, por exemplo, parece que só foi escalada para mostrar seu belíssimo corpo.

De qualquer forma, para os verdadeiros amantes de filmes de ação, acredito que este filme pode ser indicado.

CAA