Filmes por gênero

ZIEGFELD FOLLIES (1945)

Ziegfeld Follies
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: As mil apoteoses de Ziegfeld (Portugal)
Nuevas follies de Ziegfeld (Argentina)
Ziegfelds himmlische Träume (Alemanha, Austria)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Vincente Minnelli
Roteiro: Lemuel Ayers, David Freedman, Al Lewis e outros
Produção: Arthur Freed
Música Não Original: Harry Warren, Giuseppe Verdi, George Gershwin e outros
Direção Musical: Lennie Hayton
Coreografia: Charles Walters, Roy Del Ruth, Eugene Loring
Fotografia: George Folsey, Charles Rosher
Edição: Albert Akst
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Jack Martin Smith, Merrill Pye
Figurino: Helen Rose, Irene Sharaff
Guarda-Roupa: Irene
Maquiagem: Jack Dawn, Dorothy Ponedel
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1947

Elenco

Fred Astaire Ele próprio / O Impostor / Tai Long / Cavalheiro
Lucille Ball Dançarina em 'Here's to the Ladies'
Lucille Bremer Princesa, em 'This Heart of Mine' / Moy Ling, em 'Limehouse Blues'
Fanny Brice Norma Edelman, em 'A Sweepstakes Ticket'
Judy Garland A Grande Dama em 'An Interview'
Cyd Charisse Bailarina em 'Beauty'
Gene Kelly Ele próprio, em 'The Babbit and the Bromide'
Esther Williams Estrela do 'A Water Ballet'
Kathryn Grayson Cantora em 'Beauty'
Edward Arnold Advogado, em 'Pay the Two Dollars'
Lena Horne Cantora em 'Love'
William Powell Florenz Ziegfeld Jr.
Keenan Wynn Usuário de telefone em 'Number Please'
Hume Cronyn Monty Edelman, em 'A Sweepstakes Ticket'
Red Skelton Locutor em 'When Television Comes'
William Frawley Martin em 'A Sweepstakes Ticket'
Victor Moore Cliente em 'Pay the Two Dollars'
Virginia O'Brien Cantora em 'Bring on the Wonderful Men'
James Melton Alfredo, em 'La Traviata'
Marion Bell Violetta, em 'La Traviata'
Eve Whitney Garota Ziegfeld
Carol Haney Garota Ziegfeld
Helen O'Hara Garota Ziegfeld
Natalie Draper Garota Ziegfeld
Frances Donelan Garota Ziegfeld
Shirlee Howard Garota Ziegfeld
Noreen Roth Garota Ziegfeld
Elaine Shepard Garota Ziegfeld

Prêmios

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio de Melhor Comédia Musical (Vincente Minnelli)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

De seu apartamento nas esferas divinas, o mundialmente famoso showman, Florenz Ziegfeld Jr., recorda-se dos anos iniciais de sua carreira e de sua primeira atuação em seu show "Loucuras de Ziegfeld", em 1907.

Em suas reminiscências, lembra-se da dançarina Marilyn Miller, da cantora Fanny Brice, do artista Will Rogers e de outros.  Assim, imagina como seria produzir mais um de seus shows, o qual começaria com o dançarino e cantor, Fred Astaire:  Astaire honra a tradição de Ziegfeld, com uma canção sobre as belas coristas que sempre foram o centro dos espetáculos do showman.  Enquanto canta, as coristas, vestidas de cor-de-rosa, dançam em um carrossel.  Em seguida, Ziegfeld imagina uma série de números que seriam apresentados nesse novo show, dentre os quais estariam:

- "A Water Ballet", no qual Esther Williams demonstra seus talentos de nadadora num show subaquático.

- "Number Please", em que um usuário de telefone tenta completar uma ligação e termina comendo o aparelho, quando não consegue nem a ajuda da telefonista.

- "La Traviatta", interpretada por James Melton e Marion Bell, com figurino assinado por Sharaff e Eugene Loring responsável pela direção de dança.

- "Pay the Two Dollars", no qual é contada a história de um homem que é multado em US$ 2 por cuspir num vagão do metrô e que, instruído por seu advogado, recusa-se a pagar a multa.  Preso, gasta uma fortuna para conseguir sua liberdade, mas em seguida é condenado à morte, ao ser considerado responsável pelo falecimento de dois passageiros do metrô que contraíram uma doença provocada pela disseminação dos germes.  Libertado por um ato de clemência do governador, é novamente preso no metrô ao jogar no chão a ponta usada de seu charuto.

- "This Heart of Mine", onde um ladrão de jóias, passando-se por bailarino, rouba o bracelete de uma bela princesa enquanto dança com ela.  Percebendo que foi roubada, ela retira seu colar e o entrega ao impostor que, aturdido com o nobre gesto, a abraça.

- "A Sweepstakes Ticket", no qual Norma Edelman ganha o sweepstake irlandês, mas ao falar do prêmio ao marido, este lhe diz que deu o bilhete ao seu senhorio, o Sr. Martin, a fim de ajudar a pagar o aluguel.  Na esperança de que o senhorio ainda não saiba que se acha na posse de um bilhete premiado, os dois fazem de tudo para reavê-lo.  Quando todas as estratégias usadas falham, Norma conta a verdade a Martin, que desmaia.  Eles aproveitam a ocasião para pegarem o bilhete.

- "Love", onde uma cantora de cabaré canta uma canção sobre a natureza do amor.

- "When Television Comes", no qual um locutor de televisão faz a propaganda de uma marca de gim.  Ao imitar o poeta J. Newton Numskull, ele declama dois de seus poemas.  Entre os dois poemas, toma um trago da garrafa de gim e se embriaga, terminado por cair.

- "Limehouse Blues", onde o chinês Tai Long, ao entrar num bar do Distrito de Limehouse, em Londres, apaixona-se imediatamente por Moy Ling, uma bela mulher.  Pouco depois, ele tenta roubar um leque que se acha numa vitrine, por ter visto Moy admirá-lo.  Entretanto, atingido por uma bala, jaz inconsciente na calçada, quando sonha dançando com a bela Moy.  Finalmente, levado para dentro da loja, recobra a consciência quando Moy toca no leque que tanto admira.

- "An Interview", em que um grupo de jornalistas chega à casa de uma famosa atriz de cinema, conhecida como " A Grande Dama", a fim de entrevistá-la.  Na entrevista, ela fala de seu próximo filme, onde fará o papel de Madame Crematon, a inventora do alfinete de segurança.

- "The Babbitt and the Bromide", no qual Fred Astaire e Gene Kelly, dois grandes artistas, ao se encontrarem num parque, decidem cantar e sapatear juntos.

- "Beauty", onde uma cantora canta uma canção sobre a beleza, enquanto bailarinas dançam em sua volta.

imagem

Comentários

"Ziegfeld Follies" é um excelente musical, embora inferior a uma dezena de outros produzidos pela MGM como, por exemplo, "Gigi", "Sinfonia em Paris" ou "Cantando na Chuva".

Basicamente, o filme não possui um roteiro, mas na realidade não precisa de nenhum.  Trata-se de uma festa para os olhos e ouvidos, onde vão desfilando belos números de dança, sapateado e canto, entremeados com alguns sketches humorísticos.

Ao longo de quase duas horas, desfilam grandes nomes do cinema como os de Fred Astaire, Gene Kelly, Lucille Bremer, Judy Garland, Kathryn Grayson, Red Skelton, Esther Williams, Lucille Ball, William Powell, Fanny Brice, Cyd Charisse, Virginia O'Brien, Keenan Wynn.

O grande astro é Fred Astaire e os três números dos quais participa, "This Heart of Mine", "The Babbitt and the Bromide" e "Limehouse Blues" acham-se entre os melhores.  Gene Kelly está perfeito em "The Babbitt and the Bromide".  Esther Williams está magnífica em seu balé aquático.  Kathryn Grayson, Judy Garland e Lena Horne estão maravilhosas em seus números de canto.  Cyd Charisse, com suas belas pernas, mais uma vez mostra a grande bailarina que é.  Lucille Bremer está perfeita nos dois números em que contracena com Fred Astaire.

A fotografia, em tecnicólor, é um outro ponto alto do filme a ser destacado.

Enfim, "Ziegfeld Follies" é um filme imperdível para os amantes dos grandes musicais do cinema ou da Broadway.

CAA