Filmes por gênero

LEVADA DA BRECA (1938)

Bringing up Baby
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duas feras (Portugal)
L'impossible monsieur Bébé (França)
Susanna (Itália)
La fiera de mi niña (Espanha)
La adorable revoltosa (México, Argentina)
Leoparden küßt man nicht (Alemanha, Áustria)
Ingen fara på taket (Suécia)
Han, hun og leoparden (Dinamarca)
Hoe gaat 't met je baby (Holanda)
Воспитание крошки (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Dudley Nichols, Hagar Wilde
Produção: Howard Hawks
Música Original: Roy Webb
Música Não Original: Max Steiner
Direção Musical: Roy Webb
Fotografia: Russell Metty
Edição: George Hively
Direção de Arte: Van Nest Polglase
Figurino: Howard Greer
Maquiagem: Mel Berns
Efeitos Sonoros: John Cass
Efeitos Especiais: Vernon Walker
Nota: 9.0
Filme Assistido em: 1945

Elenco

Katharine Hepburn Susan Vance
Cary Grant Dr. David Huxley
Charles Ruggles Maj. Horace Applegate
Walter Catlett Policial Slocum
Barry Fitzgerald Sr. Gogarty
May Robson Tia Elizabeth Random
Jack Carson Funcionário do Circo
Ward Bond Policial em motocicleta
Fritz Feld Dr. Fritz Lehman
Frank Marlowe Joe
John Kelly Elmer
Leona Roberts Sra. Hannah Gogarty
George Irving Dr. Alexander Peabody
Tala Birell Sra. Lehman
Virginia Walker Alice Swallow
Adeline Ashbury Sra. Peabody
Billy Bevan Joe
Pat O'Malley Policial
Eleanor Peterson Artista do Circo
Pat West Mac

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Depois de 4 anos trabalhando na montagem de um brontossauro, o paleontólogo David Huxley fica exultante ao saber que foi finalmente encontrada a clavícula intercostal que estava faltando para concluir seu trabalho.  Sua assistente e noiva, Alice Swallow, lembra-lhe de seu compromisso para um jogo de golfe com Dr. Alexander Peabody, advogado da milionária Carleton Randon, uma doadora em potencial de US$ 1 milhão para o museu onde trabalham.

No Clube de Golfe, David conhece Susan Vance, uma rica herdeira que, a todo instante, está se metendo em confusões.  O encontro dos dois faz com que o tão esperado jogo de golfe, com Peabody, seja marcado pelo fracasso.  Preocupado, à noite, David vai ao Ritz tentar se desculpar com o advogado mas, ao chegar lá, dá de cara com Susan e novas trapalhadas ocorrem, culminando com suas roupas rasgadas, o que os obriga a saírem sem que os presentes os notem.  As preocupações de David aumentam pelo fato de estar em jogo uma doação milionária e por ter que se casar no dia seguinte com Alice, o que o deixará com todo seu tempo comprometido.

Sentindo-se apaixonada por ele, Susan leva David até Connecticut sob a alegação de que sua tia Elizabeth é cliente e amiga de Peabody, podendo ajudá-lo.  Na realidade, a Sra. Elizabeth é a própria milionária Carleton Randon.  Na pressa, ele leva consigo a caixa que acabara de receber com a clavícula intercostal do brontossauro.  Uma vez lá, Susan faz de tudo para que ele não retorne logo à Nova York para o casamento.  Ela o leva até um açougue, a fim de comprarem carne para um filhote de leopardo que acabara de chegar do Brasil para sua tia.  Defronte ao açougue, ela estaciona o veículo em um local proibido.  Quando o policial Slocum a multa e tenta levá-la presa, ela lhe diz que aquele carro não é o dela, e sim o que está estacionado ao lado.  Assim, os dois voltam pra casa no carro do Dr. Fritz Lehman, um psiquiatra que mora perto da propriedade da Sra. Elizabeth.  Para complicar a situação, o cachorro de estimação de Susan encontra a tal clavícula intercostal, a leva para fora da casa, onde a enterra.

Ao notarem que o filhote de leopardo fugiu, Susan e David começam a procurá-lo pelas redondezas.  Em sua busca, deparam-se com uma caminhonete carregando um pequeno leopardo pertencente a um circo.  Pensando tratar-se do filhote de sua tia, Susan abre a porta da pequena jaula, libertando o animal que desaparece na mata.

Os dois continuam a procurar o filhote de leopardo e terminam encontrando-o no teto da casa do Dr. Lehman.  O barulho que fazem acorda o casal que, irritado, termina por colocá-los na prisão, alegando ao policial Slocum que ela é uma louca e ele achava espreitando sua casa.  Quando a Sra. Carleton Randon se apresenta ao distrito policial para tentar soltar a sobrinha, Slocum não acredita tratar-se da milionária e a prende também.

Esta termina acionando Peabody, seu advogado, que viaja de Nova York, em companhia de Alice, a fim de esclarecer o mal entendido.  Alice, ao ver David, termina o noivado.  De qualquer forma, todos são soltos.

De volta ao museu, David retoma seu trabalho, desolado por ter perdido a clavícula intercostal do brontossauro.  Alguns dias depois, entretanto, Susan vai até ele com a tal peça que, finalmente, recuperara ao descobrir onde seu cachorro a havia enterrado.  Ao entrar no museu, encontra David trabalhando, a cerca de 4 a 5 metros de altura, no acabamento da montagem de seu brontossauro.  Desajeitada, como sempre, sobe numa escada para entregar-lhe a clavícula que trouxe consigo e, ao se apoiar no enorme esqueleto pré-histórico, termina por derrubá-lo.

imagem

Comentários

Baseado numa história de Hagar Wilde, "Levada da Breca" é uma divertida comédia.  Produzido e dirigido pelo famoso cineasta Howard Hawks, o filme parte de um interessante roteiro, repleto de situações hilariantes, que prendem a atenção do espectador do início ao fim.

Com uma bela fotografia, assinada por Russell Metty, e a direção competente de Hawks, "Levada da Breca" tem sua maior força, entretanto, nas fantásticas atuações de Katharine Hepburn e Cary Grant, dois atores completos que mostram sua competência num filme de suspense, num drama ou numa comédia leve como essa.  Entre os coadjuvantes, merecem atenção as atuações de May Robson, Charles Ruggles e Walter Catlett.

CAA