Filmes por gênero

LOUCA OBSESSÃO (1990)

Misery
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Misery - O capítulo final (Portugal)
Misery non deve morire (Itália)
Miseria (México, Peru, Venezuela)
Lida (Suécia)
Piina (Finlândia)
Tortúra (Hungria)
Mizeri (Sérvia)
Мизери (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense
Direção: Rob Reiner
Roteiro: William Goldman
Produção: Rob Reiner, Andrew Scheinman
Design Produção: Norman Garwood
Música Original: Marc Shaiman
Direção Musical: Dennis Dreith
Fotografia: Barry Sonnenfeld
Edição: Robert Leighton
Direção de Arte: Mark Mansbridge
Figurino: Gloria Gresham
Guarda-Roupa: Oda Groeschel, G. Tony Scarano
Maquiagem: Margaret Elliott, John Elliott Jr., Judith Cory e outros
Efeitos Sonoros: Charles L. Campbell, Robert Eber, Donald J. Malouf e outros
Efeitos Especiais: Phil Cory, Hans Metz, Ray Svedin
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1992

Elenco

James Caan Paul Sheldon
Kathy Bates Annie Wilkes
Lauren Bacall Marcia Sindell
Richard Farnsworth Xerife Buster
Frances Sternhagen Virginia McCain
Graham Jarvis Libby
Jerry Potter Pete
Thomas Brunelle Âncora da TV
June Christopher Âncora da TV
Julie Payne Repórter
Gregory Snegoff Repórter
Archie Hahn Repórter
J.T. Walsh Policial Douglas
Wendy Bowers Garçonete
Rob Reiner Piloto do Helicóptero
John Michael Quinn Cliente do restaurante

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Kathy Bates)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Kathy Bates)

Associação dos Críticos de Cinema de Chicago

Prêmio de Melhor Atriz (Kathy Bates)

Indicações

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio Saturn de Melhor Filme de Horror

Prêmio Saturn de Melhor Ator (James Caan)

Prêmio Saturn de Melhor Atriz (Kathy Bates)

Prêmio Saturn de Melhor Atriz Coadjuvante (Frances Sternhagen)

Prêmio Saturn de Melhor Roteiro (William Goldman)

Associação dos Críticos de Cinema de Chicago

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Kathy Bates)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Kathy Bates)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Depois de mostrar seu último livro, ainda na forma de manuscrito, à sua agente literária, Marcia Sindell, o escritor Paul Sheldon viaja para o Colorado, onde pretende concluir mais um de seus trabalhos.  No caminho, é surpreendido por uma forte nevasca e termina sofrendo um sério acidente ao perder o controle de seu carro.

Logo depois, é retirado do veículo por Annie Wilkes, que passava pelo local, e levado para a casa dela, situada num ponto isolado de uma floresta.  Annie, uma antiga enfermeira, se considera a fã número 1 de Sheldon, conhecendo em detalhes os seus mínimos hábitos, além de já ter lido todos os livros por ele escritos.  Com as duas pernas quebradas, em vários pontos, ele se vê obrigado a ficar preso a uma cama. 

Estranhando a falta de notícias de Sheldon, Marcia telefona para o xerife Buster, de Silver Creek, mostrando sua preocupação.  Buster pega seu carro e percorre as estradas de sua jurisdição, não encontrando qualquer vestígio do acidente.

Em casa, ao ler o manuscrito encontrado ao lado de Sheldon, Annie se transforma numa mulher extremamente violenta, ao verificar que Misery, a personagem principal da história, morre no livro.  Depois de agredir o escritor, chamando-o inclusive de assassino, ela queima o manuscrito e lhe diz que ele vai ter que reescrever a história, oportunidade em que Sheldon percebe que está nas mãos de uma perigosa psicopata.  Annie providencia mesa, máquina de escrever, papel  e uma cadeira de rodas para o escritor.

Ao sobrevoar de helicóptero a região do acidente, o xerife Buster avista um carro abandonado a uns cem metros da estrada.  Quando o veículo é guinchado, nenhum corpo é encontrado em seu interior, o que faz com que as autoridades admitam que Sheldon deve ter morrido e se encontrar coberto por uma boa camada de neve.  O xerife, entretanto, ao examinar melhor a porta do veículo, observa marcas que indicam que alguém arrombou o carro para, provavelmente, retirar o corpo de Sheldon.

Na casa, aproveitando a ausência de Annie, o escritor descobre vários recortes de jornais falando sobre uma antiga prisão da enfermeira Annie Wilkes, acusada de ter matado vários pacientes do hospital em que trabalhara.

Disposto a ir mais fundo em suas investigações, Buster termina chegando à casa de Annie.  Ao descobrir Sheldon amarrado no porão, ele é alvejado pelas costas, tendo morte instantânea.  Em seguida, Annie leva Sheldon de volta ao seu quarto, onde ele termina de reescrever o livro, segundo o desejo dela. 

Para comemorar, ela prepara o ritual usado pelo escritor ao fim de cada livro que escreve: um cigarro, fósforos e champagne.  Sheldon lhe pede que vá apanhar mais uma taça para que ela também participe da comemoração.  Enquanto ela se ausenta, o escritor queima todo o trabalho executado.  Ao ver o que ele acabara de fazer, ela parte pra cima dele, que se defende com a máquina de escrever.  Ao fim da luta que se trava, Annie cai morta.

18 meses depois, em Nova York, o escritor comemora seu novo sucesso, ao jantar ao lado de sua agente literária.

imagem

Comentários

Baseado no livro "Misery" de Stephen King, "Louca Obsessão" é um ótimo filme de suspense.  Na realidade, poder-se-ia dizer que ele se situa entre o drama de horror e o suspense.

Realizado pelo cineasta Rob Reiner, o filme narra a história de um famoso escritor que, impossibilitado de caminhar, face a um acidente automobilístico sofrido, se vê nas mãos de uma obsessiva e psicopata fã.

A direção de Reiner é consistentemente boa, no que é ajudado pelo ótimo roteiro e pelas magníficas interpretações dos dois principais atores, com ênfase para a atuação de Kathy Bates, no papel da fã psicopata.

No início, o comportamento da enfermeira é aparentemente normal.  Entretanto, a partir do momento em que ela descobre que, no último livro escrito por Sheldon, a personagem principal morre, ela se transforma, passando a alternar momentos de meiguice com outros de loucura.  Desse ponto até o final, o suspense é progressivo.

Enfim, "Louca Obsessão" é um filme obrigatório para os amantes do suspense.

CAA