Filmes por gênero

LUA PRATEADA (1953)

By the light of the silvery moon
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Balada ao luar (Portugal)
La maîtresse de papa (França)
Operación matrimonio (Espanha)
Heiratet Marjorie? (Alemanha)
I silvermånens sken (Suécia)
I sølvmånens skær (Dinamarca)
W swietle ksiezyca (Polônia)
В свете серебристой луны (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica, Música
Direção: David Butler
Roteiro: Irving Elinson, Robert O'Brien
Produção: William Jacobs
Música Original: Gus Edwards
Direção Musical: Ray Heindorf
Coreografia: Donald Saddler
Fotografia: Wilfred Cline
Edição: Irene Morra
Direção de Arte: John Beckman
Guarda-Roupa: Leah Rhodes
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Charles David Forrest, Stanley Jones
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Doris Day Marjorie Winfield
Gordon MacRae Bill Sherman
Leon Ames George Winfield
Rosemary DeCamp Sra. Alice Winfield
Billy Gray Wesley Winfield
Mary Wickes Stella
Maria Palmer Renée LaRue
Russell Arms Chester Finley
Howard Wendell John Harris
Walter Flannery Ronald Harris
John Maxwell Sr. Hickey
Geraldine Wall Emily Harris
Harry Tyler Homer Simmons
Minerva Urecal Toby Simmons
William Boyett Colega da Srta. LaRue
Jack Kenny Colega da Srta. LaRue
Ed Hinton Colega da Srta. LaRue
Carol Forman Dora
Tom Coleman Cabeleireiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Indiana, 1919 - George Winfield, vice-presidente do banco de uma pequena cidade, lê em um jornal que o noivo de sua filha Marjorie, Bill Sherman, foi dispensado do serviço militar com honras.  Embora ele e toda a cidade esperem que Bill se case com Marjorie o mais rapidamente possível, os sentimentos do jovem mudaram durante a guerra, e agora ele acredita que precisa, antes, trabalhar para oferecer à Marjorie uma certa estabilidade financeira.

Ao chegar à pequena cidade de trem, ele se dirige à casa dos Winfields, onde não consegue falar sobre seus planos de adiamento do casamento, ao ver Marjorie experimentando seu vestido de noiva.  À noite, entretanto, ele a convence de que esperar um pouco faz sentido.  Ela lhe diz, então, que para ajudá-lo, vai retomar seu emprego como mecânica na garage de Hickey, onde trabalhou durante a guerra.  Bill não gosta de idéia de vê-la trabalhando e ela o chama de careta.

Enquanto isso, o irmão mais novo de Marjorie, Wesley, fica triste ao saber que seu pai quer que seu peru de estimação, Gregory, seja morto para o jantar do Dia de Ação de Graças.  Quando lhe é pedido para levar o animal até o açougueiro, Wesley rouba o peru da casa de seu amigo Peewee Harris.

No Dia de Ação de Graças, John Harris, chefe de George, acompanhado de sua mulher Emily e do filho Peewee, chega para o jantar oferecido pelos Winfields, já que o peru que haviam comprado para a ocasião desaparecera misteriosamente.  A essa altura, Bill já havia se reconciliado com Marjorie e também se acha presente.  Na ocasião, John oferece a Bill um emprego no Banco.

Quando Gregory aparece inesperadamente na sala, o mistério do desaparecimento do peru fica resolvido.  Embora os Harris riam com a situação, George fica furioso com o filho até sua esposa Alice lembrar-lhe que tudo não passou de uma atitude infantil.

No dia seguinte, George encontra-se com a atriz Renée LaRue, que deseja arrendar o teatro da cidade para lá se apresentar com sua companhia.  Antes de autorizar o arrendamento, George quer que John aprove um trecho da peça que faz alusão ao divórcio, ocasião em que copia o tal trecho num pedaço de papel.

Na manhã seguinte, quando lhe é pedido para levar o terno do pai à lavanderia, Wesley encontra o tal papel num dos bolsos do terno, e o mostra à Marjorie e à empregada Stella.  Acreditando tratar-se de um trecho de uma carta de amor de George para a Srta. LaRue, os três concordam em guardar segredo de Alice.  Logo depois, esta anuncia que no dia seguinte estará comemorando 20 anos de casada, ocasião em que relembra o dia em que George a pediu em casamento, quando iam de trenó, conduzido por Hickey, para o rinque de patinação.  Na esperança de conseguir reavivar o romance dos pais, Marjorie faz planos para, no dia seguinte, conduzi-los de trenó até o mesmo rinque de patinação.  Enquanto isso, Bill propõe que ele e Marjorie se casem imediatamente, mas ela diz não, sentindo-se bastante envergonhada para explicar-lhe suas razões.

Mais tarde, George dá a Wesley os papéis do arrendamento para serem assinados pela Srta. LaRue.  Este, antes de entregá-los, retira, juntamente com Marjorie e Stella, o trecho que pensam tratar-se de uma nota amorosa, por dizer: "suprimir a passagem sobre o divórcio".  Bill chega no momento em que o jovem se prepara para queimar a "nota amorosa", conforme sugestão de Marjorie.  Pensando que a mesma foi escrita por ela, ele a acusa de o estar traindo com Chester Finley, seu professor de piano.  Marjorie tenta convencê-lo de que a nota foi escrita por seu pai, mas ele se recusa a acreditar e decide sair da cidade.

Sentindo-se responsável pelo ocorrido, Wesley envia um telegrama a Bill, confirmando a versão de Marjorie.  Embora o convença a voltar, não consegue evitar que a mulher do telegrafista espalhe pela cidade a notícia da infidelidade de George.  À noite, disfarçado de Hickey, Bill conduz os Winfields num trenó, até o rinque de patinação, onde ele e Marjorie se reconciliam.

Ao ouvir a fofoca sobre a infidelidade de George, grande parte da população da pequena cidade comparece ao rinque de patinação, onde assistem à chegada da Srta. LaRue perguntando por ele.  Todo mundo, entretanto, fica aliviado ao perceber que o "divórcio" sobre o qual os dois falam, nada mais é do que uma passagem da peça a ser encenada pela atriz.

imagem

Comentários

Baseado numa história de Booth Tarkington, "Lua Prateada" é a continuação de "Meus Braços te Esperam".  Assim, uma grande parte do elenco e de seus personagens é a mesma do filme anterior. Realizada pelo cineasta David Butler, esta deliciosa comédia sofre um pouco quando comparada com a primeira, por ser a mesma melhor.

Aqui, grande parte da trama gira em torno de um mal-entendido sobre uma carta que o chefe da família envia para uma atraente atriz.  Naturalmente, tudo é resolvido a tempo para proporcionar um final feliz.

David Butler realiza um bom trabalho na direção.  A fotografia de Wilfred Cline é um outro quesito a ser destacado.  A trilha sonora apresenta uma dezena de canções interpretadas por Doris Day e/ou Gordon MacRae, dentre as quais acham-se, além da canção-título, "On Moonlight Bay", "If You Were the Only Girl in the World", "Your Eyes Have Told Me So", "I'll Forget You", "Just One Girl", "Be My Little Baby Bumblebee".

CAA