Filmes por gênero

LUZES DA CIDADE (1931)

City Lights
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les lumières de la ville (França)
Luci della città (Itália)
Luces de la ciudad (Espanha, Argentina, México, Peru)
Lichter der großstadt (Alemanha, Áustria)
Stadens ljus (Suécia)
Byens lys (Dinamarca)
Swiatla wielkiego miasta (Polônia)
Borgarljósin (Islândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Produção: Charles Chaplin
Música Original: Charles Chaplin
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Roland Totheroh, Gordon Pollock
Edição: Charles Chaplin
Efeitos Sonoros: Theodore Reed
Nota: 9.5
Filme Assistido em: 1945

Elenco

Charles Chaplin Vagabundo
Virginia Cherrill Florista cega
Florence Lee Avó da florista cega
Harry Myers Milionário excêntrico
Al Ernest Garcia Mordomo
Hank Mann Pugilista
Jean Harlow Mulher na cena do Restaurante
Henry Bergman Vizinho da Florista
John Rand Vagabundo
Tiny Sandford Homem no Elevador
T. S. Alexander Médico
Victor Alexander Pugilista nocauteado
Tom Dempsey Pugilista
Tony Stabeman Pugilista
Eddie Baker Juiz de boxe
Betty Blair Mulher no Restaurante
Mark Strong Homem no Restaurante
Margaret Oliver Mulher numa cena de rua
Tiny Ward Homem no elevador defronte à Galeria de Arte
Harry Ayers Policial
Granville Redmond Escultor
Albert Austin Ladrão

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ao evitar que um milionário bêbado se suicide, por ter sido abandonado pela mulher, o 'vagabundo' se torna seu amigo.  Os dois vão a um restaurante, onde o milionário empresta seu carro e lhe dá dinheiro para comprar flores.

O 'vagabundo' compra um buquê de uma jovem florista cega, a quem dá US$ 10.  Em seguida, ele a leva até a casa dela, onde beija-lhe ternamente a mão.  A florista fala para a avó sobre o homem 'rico' que conhecera.

Quando o milionário acorda sóbrio, trata o 'vagabundo' a pontapés, expulsando-o.  Entretanto, ao se embriagar novamente, o convida para acompanhá-lo a uma festa e, no dia seguinte, o expulsa mais uma vez.

O 'vagabundo' consegue trabalho como varredor de rua.  Na hora do almoço, visita a florista e lhe fala sobre um médico vienense capaz de operá-la para que recobre a visão.  Ao saber que ela será despejada, ele lhe diz que pagará seu aluguel atrasado.  Mais tarde, ao retornar ao trabalho, ele é despedido.

Tempos depois, ele reencontra o milionário, quando este retorna da Europa.  Este lhe dá US$ 1000 para ajudar à florista.  O 'vagabundo' o acompanha até sua casa, que está sendo roubada.  Após levar uma forte pancada, o milionário esquece do ocorrido.  O 'vagabundo' foge da polícia, consegue dar o dinheiro à florista, mas termina sendo preso.

No outono seguinte, já enxergando, a florista vê alguns garotos importunando o 'vagabundo'.  Quando este para diante dela, ela lhe dá uma flor e uma moeda.  Ao tocar-lhe a mão, entretanto, ela percebe quem ele realmente é.  Num dos grandes momentos da história do cinema, ele lhe diz:  "Você pode enxergar".

imagem

Comentários

"Luzes da Cidade" é mais uma obra-prima do genial Charles Chaplin.  Juntamente com "Luzes da Ribalta" e "Tempos Modernos", compõe o trio das melhores comédias desse gênio e, com certeza, de todos os tempos.

Como em "Luzes da Ribalta", Chaplin nos emociona com o seu lado humano, o lado da solidariedade entre as pessoas.  Realizado dois anos depois do surgimento do cinema falado, ele fez questão de realizá-lo como um filme mudo.

Além da direção e de seu trabalho como ator principal, Chaplin assina o roteiro, a produção, a música original e a edição, o que faz com sua conhecida maestria.

O filme apresenta um grande número de momentos inesquecíveis, como as cenas do 'vagabundo' com o milionário, aquelas em que ele dirige um Rolls Royce, ou se envolve numa luta de boxe e, principalmente, as com a florista.

CAA