Filmes por gênero

ESQUADRÃO HERÓICO (1954)

Men of the fighting lady
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Heróis esquecidos (Portugal)
Escadrille Panthère (França, Bélgica)
I valorosi (Itália)
Escuadrilla heroica (Espanha)
Nido de aguilas (Chile)
Verwegene Landung (Austria, Alemanha)
Flottans örnar (Suécia)
Flådens ørne (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Guerra da Coréia
Direção: Andrew Marton
Roteiro: Art Cohn
Produção: Henry Berman
Música Original: Miklós Rózsa
Fotografia: George J. Folsey
Edição: Gene Ruggiero
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Paul Groesse
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: Warren Newcombe, A. Arnold Gillespie
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Van Johnson Tenente Howard Thayer
Walter Pidgeon Comandante Kent Dowling
Louis Calhern James A. Michener
Dewey Martin Guarda-marinha Kenneth Schechter
Keenan Wynn Tenente Comandante Ted Dodson
Frank Lovejoy Tenente Comandante Paul Grayson
Bert Freed Tenente Andrew Szymanski
Robert Horton Guarda-marinha Neil Conovan
Lewis Martin Comandante Michael Coughlin
Dick Simmons Tenente Wayne Kimbrell
George Cooper Cyril Roberts
Steve Rowland Piloto Johnson
Edward Tierney Piloto Brown
Chris Warfield Piloto White
Ann Baker Mary, noiva de Schechter
Teddy Infuhr Andy Szymanski Jr.
Jerry Mathers Richard Dodson
Dorothy Patrick Sra. Dodson
Sarah Selby Sra. Szymanski

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante a guerra da Coreia, o autor James A. Michener embarca em um porta-aviões americano no Mar do Japão e se reúne com o comandante Kent Dowling, que relata uma história ocorrida no Natal:

Pouco antes do Natal, o Guarda-marinha Kenneth Schechter e outros pilotos da Marinha são informados pelo Tenente Comandante Paul Grayson sobre sua missão, um bombardeio ao longo de uma estrada de ferro. Os homens, então, entram em seus jatos de combate e voam em formação. A missão é um sucesso, mas Grayson é forçado a saltar de para-quedas no mar gelado, sendo resgatado em cima da hora pela tripulação de um helicóptero. O comandante Dowling o repreende por voar tão baixo, e o Tenente Comandante Ted Dodson, um veterano condecorado da segunda guerra mundial, critica abertamente seu colega por seu heroísmo.

O inimigo trabalha na reconstrução da ferrovia todas as noites, e os homens são forçados a fazer repetidas incursões sobre o mesmo alvo. Certo dia, quando o esquadrão se prepara para uma missão, Dowling adverte Grayson e os outros pilotos para não voarem abaixo de mil pés. Durante a missão, no entanto, o avião de Dodson é seriamente danificado e explode em chamas, assim que atinge o convés. Enquanto o Tenente Howard Thayer e Schechter empacotam os pertences de Dodson, Grayson se pergunta por que ele ainda se acha vivo quando um homem de família como Dodson está morto. No Natal, quando os homens se preparam para seu vigésimo sétimo ataque consecutivo à ferrovia, lhes é dito que poderão procurar "alvos de oportunidade" e bombardeá-los com napalm. No final do bombardeio, Schechter é atingido pelo fogo inimigo e perde a visão. Thayer passa a voar ao seu lado, instruindo-o pelo rádio. Assim, mantendo um fluxo constante de conversa num esforço para mantê-lo alerta, Thayer consegue guiá-lo para uma aterrissagem segura no convés do porta-aviões. Naquela tarde, durante a festa de Natal da tripulação, os homens são presenteados com um filme produzido pela Marinha onde aparecem cenas de seus familiares em suas casas. Eles se mostram comovidos ao reverem seus entes queridos, mas um humor sombrio instala-se na sala quando Dodson, esposa e filhos aparecem na tela.

De volta ao presente, Dowling diz a Michener que Schechter voltou a enxergar por um de seus olhos e que agora ele está estudando economia na Universidade de Stanford. Na ocasião, Michener observa que a vida de todo homem é uma busca por seu verdadeiro eu, e um navio é um lugar tão bom quanto qualquer outro para um homem descobrir quem ele é.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Andrew Marton, a partir de um roteiro escrito por Art Cohn, “Esquadrão Heróico” é um filme norte-americano produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1954. Sua trama é baseada em duas histórias publicadas no Saturday Evening Post, uma com o título "The Forgotten Heroes of Korea", de James A. Michener, e a outra intitulada "The Case of the Blind Pilot", de Harry A. Burns. Na primeira história, o Tenente Comandante Paul Grayson insiste em voar em baixa altitude, para que o bombardeio seja mais preciso, embora tal procedimento se mostre mais arriscado para o grupo. A segunda história, bem melhor que a primeira, fala de Kenneth Schechter que, durante um bombardeio, é ferido e perde a visão.

No elenco, Frank Lovejoy, Van Johnson e Walter Pigeon se mostram perfeitos em seus respectivos papéis. Como o piloto que perde a visão durante um bombardeio, Dewey Martin se sai igualmente muito bem.

CAA