Filmes por gênero

O EXPRESSO BAGDAD - ISTAMBUL (1943)

Background to danger
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Intrigues en Orient (França, Bélgica)
Le spie (Itália)
El expreso Bagdad-Estambul (México)
Spion im Orientexpress (Alemanha)
Komplott i Ankara (Suécia)
Salahanke Ankarassa (Finlândia)
Hvepsereden (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Suspense, 2ª Guerra Mundial
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: W.R. Burnett
Produção: Jerry Wald
Música Original: Friedrich Hollaender
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Tony Gaudio
Edição: Jack Killifer
Direção de Arte: Hugh Reticker
Figurino: Milo Anderson
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Dolph Thomas
Efeitos Especiais: Warren Lynch, Willard Van Enger
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1948

Elenco

George Raft Joe Barton
Brenda Marshall Tamara Zaleshoff
Sydney Greenstreet Coronel Robinson
Peter Lorre Nikolai Zaleshoff
Osa Massen Ana Remzi
Daniel Ocko Igor Rashenko
Turhan Bey Hassan
Willard Robertson McNamara
Curt Furburg Franz Von Papen
Kurt Katch Mailler
Walter Bonn Oficial alemão
Wilhelm von Brincken Oficial alemão
Steven Geray Ludwig Rade
Nestor Paiva Koylan
Yeghishe Harout Policial turco
Charles Irwin Hotchkins, viajante inglês
Frank Puglia Vendedor sírio
William Yetter Sr. Schneider
Jack Chefe Ascensorista
Pedro de Cordoba Baba
William Edmunds Garçom

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1942, a Turquia, neutra, é tomada por agentes e espiões estrangeiros que lutam para ganhar o apoio do país.

Joe Barton, um agente americano, passando-se por vendedor, encontra uma bela mulher chamada Ana Remzi no trem de Ancara para Istambul. Ana lhe diz que está sendo seguida por um informante e pede-lhe para que ele leve alguns títulos até chegarem ao destino.

Em Ancara, Ana telefona para Joe, pedindo-lhe para encontrar-se com ela em seu hotel, levando os títulos a ele confiados. Antes de atender ao seu pedido, ele abre o envelope e descobre que, ao invés de títulos, acham-se fotografias de áreas estratégicas na Turquia.

Ao chegar ao hotel dela, Joe descobre que ela foi morta. Ele se esconde quando outro homem entra no quarto e procura o corpo da Ana. Em seguida, escapa pelos fundos do hotel, quando é observado por uma mulher. Logo depois, esta se junta ao homem que estava à procura do corpo de Ana.

Ao voltar para seu hotel, Joe é questionado por homens que afirmam ser da polícia, sendo em seguida levado à casa do Coronel Robinson, um agente a serviço dos nazistas.  Robinson se oferece para comprar as fotos e, quando Joe se recusa a vendê-las, é ameaçado com tortura. Joe, no entanto, é resgatado por Nicolai Zaleshoff, o homem que havia procurado o corpo da Ana.

Tamara, irmã de Nicolai, os leva para o apartamento de Zaleshoff, onde Igor Rashenko, o homem que seguiu Ana no trem, está esperando. Nicolai explica que ele e Tamara são agentes soviéticos e querem as fotografias para evitar que Robinson as utilize para convencer os turcos de que a Rússia planeja invadir o seu país. Joe compromete-se a encontrá-los na embaixada russa para entregar as fotografias, mas ao retornar a seu hotel, descobre que alguém entrou em seu quarto e as roubou.

Em seguida, ele vai ao encontro de alguns de seus contatos e, com a ajuda de um deles, Hassan, consegue chegar até o Coronel Robinson que, de posse das fotografias, havia subornado o dono de um jornal para imprimi-las. No encontro, Robinson pede que Joe se torne um agente nazista. Timidamente, Joe concorda, mas o coronel exige, como prova de sua lealdade, que atire em Nicolai. Percebendo que a arma está descarregada, ele puxa o gatilho. Na fuga, Nicolai é morto. Joe, no entanto, consegue chegar ao Jornal a tempo de impedir a publicação das fotos.

Depois de entregar o Coronel Robinson à polícia turca, Joe e Tamara viajam para sua próxima missão no Cairo.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh a partir de um roteiro escrito por W.R. Burnett, “O Expresso Bagdad-Istambul” é um filme norte-americano de 1943. Sua trama, adaptada de um livro de Eric Ambler, fala de um caso de espionagem ocorrido na Turquia neutra, no início da 2ª Guerra Mundial, com o fim do país abraçar a causa nazista.

Embora não esteja entre os melhores trabalhos de Walsh, não deixa de ser um filme que mereça ser visto. No elenco, destacam-se as atuações de George Raft, Sydney Greenstreet e Peter Lorre, seguidas pela de Brenda Marshall.

CAA