Filmes por gênero

A FELICIDADE BATE À SUA PORTA (1948)

Good Sam
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O bom samaritano (Portugal)
Ce bon vieux Sam (França)
Ce diable d'homme (Bélgica)
Il buon samaritano (Itália)
El buen Sam (Espanha)
Der beste mann der Stadt (Austria)
Panik i paradiset (Suécia)
På gensyn i Paradis (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Leo McCarey
Roteiro: Ken Englund
Produção: Leo McCarey
Música Original: Robert Emmett Dolan
Fotografia: George Barnes
Edição: James C. McKay
Direção de Arte: John B. Goodman
Guarda-Roupa: Travilla
Efeitos Sonoros: Clem Portman, John L. Cass
Efeitos Especiais: Russell A. Cully
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Gary Cooper Samuel Clayton
Ann Sheridan Lucille 'Lu' Clayton
Ray Collins Reverendo Daniels
Ruth Roman Ruth 'Ruthie'
Edmund Lowe H.C. Borden
Joan Lorring Shirley Mae
Clinton Sundberg Sr. Nelson
Minerva Urecal Sra. Nelson
Dick Ross Claude, irmão de Lu
Louise Beavers Chloe
Lora Lee Michel Lulu Clayton
Bobby Dolan Jr. Butch Clayton
Matt Moore Sr. Butler
Netta Packer Sra. Butler
Carol Stevens Sra. Adams
Todd Karns Joe Adams
Harry Hayden Sr. Drew, banqueiro
Sarah Edwards Sra. Gilmore
Louis Mason Sr. Duffield
Effie Laird Sra. Duffield
William Frawley Tom Moore
Mimi Doyle Enfermeira da Cruz Vermelha
Franklin Parker Fotógrafo
Ruth Brennan Sra. Kelly
Anne O'Neal Sra. Finnerty

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Inspirado pelo sermão de domingo do reverendo Daniels sobre caridade e bondade, o bom samaritano Sam R. Clayton oferece a seus vizinhos, os Butlers, o uso de seu carro quando o deles se quebra. Tal fato faz com que Lu, sua esposa, se irrite com seu gesto. Lu também protesta contra a presença de seu próprio irmão que, por insistência de Sam, vive há seis meses com eles sem fazer absolutamente nada. Naquela noite, os Butlers avisam à Lu que vão manter o carro por mais um dia e, na manhã seguinte, Sam se vê forçado a pagar o mecânico Nelson por ter consertado o carro dos vizinhos.

Sam é gerente de uma Loja de Departamentos, cujo chefe, H.C. Borden, deseja que ele fique permanentemente focado nos lucros da empresa. O bom samaritano, no entanto, preocupa-se com o bem-estar de todos aqueles que o procuram, como no caso de Shirley Mae que procura seu ombro amigo quando sofre uma desilusão amorosa. Ele também oferece um empréstimo ao Sr. e Sra. Adams, sem o conhecimento de sua esposa, quando eles precisam salvar um posto de gasolina que compraram.

Certa noite, o Sr. e a Sra. Nelson convidam Lu e Sam para jantarem juntos. Durante o jantar, a Sra. Nelson, que é uma agente imobiliária, fala sobre uma maravilhosa casa que se acha à venda por um bom preço, fazendo com que Lu vislumbre a realização de seu maior sonho, comprar sua própria casa. Sam, entretanto, se mostra arrasado por ter emprestado seu dinheiro ao Sr. e Sra. Adams, principalmente por não ter falado nada à esposa.

A situação entre eles fica bastante difícil. Lu confessa ao reverendo Daniels que seu casamento passa por dificuldades em virtude da incorrigível bondade do marido.

Depois de algum tempo, no entanto, os problemas começam a ser resolvidos. O reverendo Daniels procura ajudá-los. Inesperadamente, o Sr. e Sra. Adams os surpreendem com um cheque de US$  6.000. Claude, o irmão parasita de Lu, consegue um trabalho e pensa em morar com Shirley Mae por acreditar que eles podem ter um futuro juntos e, principalmente, o Sr. Borden comunica a Sam que acaba de promovê-lo ao cargo de vice-presidente da Loja de Departamentos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Leo McCarey, a partir de um roteiro escrito por Ken Englund, “A Felicidade Bate à Sua Porta” é uma agradável comédia norte-americana produzida em 1948 pela Rainbow Productions. Sua trama é marcada por ótimas sequências que mostram o amor triunfante sobre as eventuais adversidades da vida.

A direção de McCarey é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo e diálogos inteligentes. No elenco, o maior destaque é Gary Cooper, no papel principal, que nos brinda com uma excelente atuação.

CAA