Filmes por gênero

NASCE UMA ESTRELA (1937)

A star is born
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Ha nacido una estrella (Espanha)
Ein stern ist geboren (Alemanha, Austria)
È nata una stella (Itália)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama
Direção: William A. Wellman
Roteiro: Dorothy Parker, Robert Carson, Alan Campbell
Produção: David O. Selznick
Design Produção: Lansing Holden
Música Original: Max Steiner
Música Não Original: Franz Liszt, Al Jolson, Howard Dietz e outros
Fotografia: W. Howard Greene
Edição: James E. Newcom
Direção de Arte: Lyle Wheeler
Figurino: Omar Kiam
Guarda-Roupa: Eddie Schmidt
Maquiagem: Elizabeth Arden
Efeitos Sonoros: Oscar Lagerstrom
Efeitos Especiais: Jack Cosgrove
Nota: 8.8
Filme Assistido em: 2005

Elenco

Janet Gaynor Esther Victoria Blodgett / Vicki Lester
Fredric March Norman Maine
Adolphe Menjou Oliver Niles
May Robson Avó Lettie
Andy Devine Danny McGuire
Lionel Stander Matt Libby
Owen Moore Casey Burke, diretor
Peggy Wood Srta. Phillips
Edgar Kennedy Pop Randall
Elizabeth Jenns Anita Regis
Irving Bacon Agente
Pat Flaherty Guarda sanitário
J. C. Nugent Sr. Blodgett
Vince Barnett Otto, fotógrafo
Clara Blandick Tia Mattie
Joe Gray Garcia
Herbert Evans Barman
Francis Ford William Gregory

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História Original

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Direção (William A. Wellman)

Oscar de Melhor Roteiro

Oscar de Melhor Ator (Fredric March)

Oscar de Melhor Atriz (Janet Gaynor)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Copa Mussolini (William A. Wellman)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Esther Blodgett é uma jovem cujo sonho é tornar-se uma estrela de cinema.  Em casa, ninguém a leva a sério, a não ser sua avó Lettie, que termina por entregar-lhe suas economias para que ela possa ir tentar realizar seu sonho.

Uma vez em Los Angeles, sua primeira saída é para conhecer a calçada da fama.  Seus primeiros meses são difíceis.  Ela procura inscrever-se como "extra" nos diversos Estúdios de Hollywood, sem sucesso.

Na pensão em que mora, conhece Danny McGuire, um jovem assistente de direção, sem maiores influências no meio artístico.  Um dia, entretanto, Danny lhe diz que conseguiu um emprego para ela, como garçonete de uma festa que o diretor do Estúdio vai oferecer em comemoração ao fim de uma filmagem.

Ao saber que muitas personalidades do mundo do cinema estarão presentes, ela aceita a proposta.  Uma vez na festa, Norman Maine, um famoso astro que começa a dar problemas ao Estúdio por beber cada vez mais, já embriagado, encanta-se por ela e termina deixando-a em casa.

De madrugada, ainda sob o efeito da bebida, telefona para o produtor pedindo-lhe para que seja feito um teste com Esther, propondo-se a contracenar com ela.  Embora o teste não seja nada excepcional, ela consegue seu primeiro contrato com o Estúdio, que exige seu nome artístico seja Vicki Lester.

Para uma nova produção, o Estúdio tem dificuldades na busca de um nome para a atriz principal.  Norman sugere o nome de Vicki que, depois de muita insistência, é aceito.  O filme, "A Hora Encantada", é rodado e seu maior destaque é exatamente a atuação da estreante Vicki.

Norman e Vicki apaixonam-se e resolvem se casar.  Enquanto o Estúdio espera realizar um casamento em grande estilo, os dois fogem e se casam, tendo Danny como única testemunha.

Vicki cada vez mais faz sucesso, enquanto Norman se afunda na bebida, o que faz com ele seja internado numa Clínica de Recuperação.  Ao receber alta, ele passa a ser rejeitado por todos, exceto por Vicki e Oliver.  Tal rejeição faz com que ele volte a beber e termine preso.

No tribunal, para evitar que ele seja condenado a um período de reclusão, Vicki assume, perante a Corte, a responsabilidade de tê-lo sob sua tutela.

Já em casa, ela comenta com Oliver sua decisão de renunciar ao cinema para poder se dedicar exclusivamente ao marido.  Norman ouve a conversa e decide se suicidar, alegando que vai apenas dar um mergulho no mar, defronte à sua mansão.

A morte do marido faz com que Vicki decida deixar Hollywood e voltar para sua terra natal.  É quando chega sua avó e a convence de que fugir não é a solução para os problemas que está vivenciando.  Assim, como no início, com a ajuda e o incentivo da avó Lettie, Vicki volta a brilhar nas telas do mundo inteiro.

imagem imagem imagem

Comentários

"Nasce uma Estrela" é um clássico e comovente melodrama cuja trama principal gira em torno da coragem e obstinação de uma jovem, ao perseguir a realização do grande sonho de sua vida: tornar-se uma grande estrela do cinema.

Produzido por David O. Selznick e dirigido por William Wellman, o filme procura ainda mostrar como um astro famoso pode rapidamente cair em desgraça.

Partindo de um bom roteiro e contando com excelentes atuações, Wellman realiza um ótimo trabalho.  A fotografia de W. Howard Greene é também um dos pontos altos do filme.  No elenco, os maiores destaques ficam por conta das interpretações dadas por Janet Gaynor, Fredric March, Adolphe Menjou e Andy Devine.

CAA