Filmes por gênero

ESTRANHA FASCINAÇÃO (1948)

I walk alone
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Lábios que sangram (Portugal)
L'homme aux abois (França, Bélgica)
Le vie della città (Itália)
Al volver a la vida (Espanha)
Die toten Jahre (Alemanha)
Vierzehn Jahre Sing-Sing (Austria)
Jag kämpar ensam (Suécia)
De man die terugkwam (Holanda)
Nat over New York (Dinamarca)
Я всегда одинок (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Crime
Direção: Byron Haskin
Roteiro: Charles Schnee
Produção: Hal B. Wallis
Música Original: Victor Young
Fotografia: Leo Tover
Edição: Arthur P. Schmidt
Direção de Arte: Hans Dreier, Franz Bachelin
Figurino: Edith Head
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Harry Lindgren, Walter Oberst
Efeitos Visuais: Farciot Edouart
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Burt Lancaster Frankie Madison
Lizabeth Scott Kay Lawrence
Kirk Douglas Noll 'Dink' Turner
Wendell Corey Dave
Kristine Miller Sra. Alexis Richardson
George Rigaud Maurice
Marc Lawrence Nick Palestro
Mike Mazurki Dan
Mickey Knox Skinner
Roger Neury Felix Walter
John Bishop Ben
Charles D. Brown Tenente da Polícia Hollaran
Walter Merrill Detetive Schreiber
Gino Corrado George
Jean Del Val Henri
Bruce Lester Charles
Frank Mills Taxista
William H. O'Brien Garçom
Dewey Robinson Heinz
Jack Perrin Policial
Brick Sullivan Policial

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ex-contrabandista, Frankie Madison é libertado da prisão, depois de catorze anos, e levado para Nova York por Dave, um membro da sua antiga quadrilha. Frankie, logo descobre que Noll "Dink" Turner, que controlava o contrabando consigo, mas nunca o visitou na prisão, agora dirige a respeitável Boate Regent. Na esperança de fazer com que Frankie acredite que eles ainda são grandes amigos, Noll pede à sua namorada, a cantora Kay Lawrence, que o entretenha durante o jantar, enquanto ele se reúne em seu escritório com a rica socialite, a Sra. Alexis Richardson.

Durante o jantar, Frankie e Kay sentem-se atraídos, um pelo outro, ocasião em que ele fala sobre si mesmo: em 1933, durante um carregamento de uísque na fronteira canadense, ele e Noll foram obrigados a se separarem para escaparem da polícia, ocasião em que Noll lhe prometeu cinquenta por cento de todos os seus rendimentos, caso ele viesse a ser preso. Noll conseguiu escapar ao fugir a pé, enquanto ele, que dirigia o caminhão, foi preso. Depois do jantar, Frankie ouve Noll agradecendo à Kay por obter informações sobre ele e resolve confrontá-lo, exigindo a sua parte na boate. Dave mostra a Frankie um documento por ele ingenuamente assinado, quando se encontrava na prisão, através do qual ele abria mão da parceria que tinha com Noll, ficando apenas com um crédito de US$ 2.912. Inconformado, Frankie ameaça Noll e deixa o local decidido a recrutar alguns homens para lutar contra ele.

Mais tarde, Noll diz à Kay que decidiu se casar com a Sra. Alexis, mas que a adora e quer que a relação deles continue inalterada. Revoltada, ela procura Frankie para se desculpar e o encontra conversando com Nick Palestro, um antigo membro da quadrilha que, agora, dirige um negócio de carros usados. Acompanhados por três capangas, eles chegam à boate para exigirem metade da propriedade que é devida a Frankie. Dave e Noll explicam que, na verdade, a boate pertence a várias corporações e que seria impossível ceder uma parte sem a aprovação do Conselho de Administração. Frankie culpa Dave e ameaça matá-lo, enquanto pede aos capangas que o ajudem a tomar a boate pela força, mas eles se recusam a atendê-lo.

Em seguida, Noll pede a Dan, seu leão-de-chácara, que arraste Frankie até um beco e lhe dê uma boa lição. Logo depois, Dave vai até o beco, onde encontra Frankie todo machucado, ocasião em que lhe pede desculpas e lhe promete ajudá-lo a derrubar Noll. Na ocasião, Kay decide levar Frankie para seu apartamento a fim de cuidar de suas feridas, enquanto Dave diz a Noll que vai arruiná-lo, expondo sua indevida apropriação dos lucros da boate.

Mais tarde, cumprindo ordens de Noll, Skinner, um de seus capangas, mata Dave e Frankie passa a ser procurado pelo assassinato. Ele e Kay fogem em um táxi, providenciado por Nick Palestro, para a casa de Noll em New Jersey, onde este os aguarda com uma arma. No entanto, Frankie consegue facilmente iludi-lo e, tomando a arma, o leva até a boate, onde exige os seus US$ 2.912 e uma confissão por escrito. Quando a polícia chega, Frankie revela ter apenas uma caneta em seu bolso e Noll é preso. A caminho da delegacia de polícia, Noll consegue desarmar um dos policiais que o estão escoltando, aponta a arma para Frankie, mas é morto a tiros pela polícia. Finalmente, após ser liberado pelo delegado de polícia, Frankie sai com Kay, pela noite de Nova York, para iniciarem seu futuro juntos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Byron Haskin, a partir de um roteiro escrito por Charles Schnee, “Estranha Fascinação” é um razoável filme ‘noir’ produzido pela Hal Wallis Productions em 1948. Sua trama, baseada na peça “Beggar are coming to town”, de Theodore Reeves, embora não seja seu ponto forte, não deixa de ser interessante.

A direção de Haskin se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo, principalmente em sua segunda metade. Por outro lado, a trilha sonora, a cargo de Victor Young, e a fotografia assinada por Leo Tover, são dois quesitos que merecem elogios.

No elenco, Kirk Douglas e Lizabeth Scott brilham em seus respectivos papéis, seguidos pela boa atuação de Burt Lancaster.

Enfim, embora não se trate de um grande filme, “Estranha Fascinação” merece ser visto, principalmente por aqueles que amam o gênero.

CAA