Filmes por gênero

NA CORTE DO REI ARTHUR (1949)

A Connecticut Yankee in King Arthur's Court
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Un Yankee à la cour du roi Arthur (França, Bélgica)
La corte di re Artù (Itália)
Un yanqui en la corte del rey Arturo (Espanha)
Ein Yankee aus Connecticut an König Arthurs Hof (Alemanha)
En yankee vid kung Arthurs hov (Suécia)
Jankes na dworze Króla Artura (Polônia)
A Yankee in King Arthur's Court (Reino Unido)
Янки при дворе короля Артура (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Musical
Direção: Tay Garnett
Roteiro: Edmund Beloin
Produção: Robert Fellows
Música Original: Victor Young, Jimmy Van Heusen
Direção Musical: Victor Young
Fotografia: Ray Rennahan
Edição: Archie Marshek
Direção de Arte: Hans Dreier, Roland Anderson
Figurino: Edith Head, Mary Kay Dodson
Guarda-Roupa: Gile Steele
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: John Cope, Harold Lewis
Efeitos Visuais: Farciot Edouart, Gordon Jennings, Irmin Roberts
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Bing Crosby Hank Martin
Rhonda Fleming Alisande La Carteloise
Cedric Hardwicke Lord Pendragon / Rei Arthur
William Bendix Sir Sagramore
Murvyn Vye Merlin
Virginia Field Morgan le Fay
Joseph Vitale Sir Logris
Henry Wilcoxon Sir Lancelot
Richard Webb Sir Galahad
Alan Napier Carrasco
Julia Faye Lady Penelope
Mary Field Camponesa
Ann Carter Filha da camponesa
George Cathrey Sir Kay
Charles Coleman Richard
Roger Moore Licitante
Hugh Prosser Sir Belvedere
Frederick Worlock Prefeito
Leonard Mudie Auxiliar do Prefeito
David Stollery Billy
Harry Wilson Guarda
Bob Morgan Capanga
Larry Lawson Capanga

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No início do século XX, Hank Martin, um americano de Connecticut leva uma forte pancada na cabeça e, como conseqüência, viaja no tempo cerca de 1.500 anos pra trás e vai parar em Camelot, na Corte do Rei Arthur.

Ameaçado de morte, é salvo graças a seus conhecimentos tecnológicos que, naquela época, ainda não eram conhecidos.  Muitos o consideram um feiticeiro, mas ele cai nas graças do rei, que o nomeia Cavaleiro do Reino sob o nome de Sir Chefe.  Logo, ele passa a ter em Sir Sagramore, seu maior amigo.

Ao conhecer Milady Alisande 'Sandy' la Carteloise, uma das sobrinhas do rei, Hank se sente atraído por ela, que corresponde aos seus sentimentos.  O problema é que ela é prometida ao famoso guerreiro, Sir Lancelot do Lago.

Merlin, um dos homens fortes do Reino, com interesses no trono, através de Morgan le Fay, outra sobrinha de Arthur, não gosta do tratamento que está sendo dado a Sir Chefe.  Na Corte, Hank introduz uma série de novidades como ritmos e danças próprias do século XX.  Ao tirar Sandy para uma dança, com o rosto colado, a primeira reação dos presentes é de reprovação, mas quando o rei adere à idéia, em pouco tempo quase todos estão a imitá-lo.

Ao terminar a dança, ele a leva a um local reservado, onde declara seu amor por ela.  Atento, Merlin vê a possibilidade de se livrar desse intruso.  Manda um emissário avisar Lancelot sobre o que está ocorrendo.  Este retorna à Camelot e desafia Sir Chefe para um duelo. 

Na hora do mesmo, toda Camelot está presente para assistir ao embate.  Enquanto Lancelot, montando um belo cavalo, se encontra protegido por uma armadura e munido de uma espada e uma lança enorme, Hank monta um pangaré munido apenas de uma corda.  O duelo tem início e, em relativamente pouco tempo, Hank é considerado vencedor, ao derrubar o adversário com um laço de corda.

Uma garota o procura na esperança de que ele possa salvar seu pai, um camponês, acometido de peste.  Ele a acompanha e só vê miséria.  Ao retornar, procura o rei e lhe diz que precisa conhecer melhor seus súditos.  No dia seguinte, Hank, Sagramore e o rei saem disfarçados de mendigos para essa aventura.

Ao tomar conhecimento do ocorrido, Merlin e seus homens partem em busca dos três e, ao encontrá-los, os prende e os coloca em leilão, como escravos.  Sandy se junta a eles, sendo todos presos.  Posteriormente, Sandy é transferida para a prisão da Torre, enquanto os três são condenados à morte, em praça pública, juntamente com outros prisioneiros de Merlin.

Quando Hank sobe ao cadafalso, sabendo que, três minutos depois, haverá um eclipse total do sol, exige que soltem todos os prisioneiros, sob pena dele apagar a luz do sol em pleno meio-dia.  Logo depois, o fenômeno começa a ocorrer.  A grita é geral. A multidão e os soldados lhe imploram que reverta a situação e todos estarão soltos.  É quando o sol começa a surgir ao fim do eclipse.  Hank vai até a torre e consegue libertar Sandy.

Voltando ao início do século XX, ele termina de contar essa sua experiência ao Lord Pendragon.  Este lhe sugere admirar a paisagem de seu terraço e, ao chegar lá, encontra Sandy, a sobrinha de Pendragon.

imagem

Comentários

Baseado na obra de Mark Twain, "Na Corte do Rei Arthur" é um bom entretenimento.  Realizado pelo cineasta Tay Garnett, o filme apresenta uma boa dose de humor, ação, intriga, música e fantasia.

O trabalho de Garnett é razoável.  A música de Victor Young, como sempre, é apropriada. O figurino é um dos quesitos que merecem registro.

No elenco, destacam-se as atuações de Cedric Hardwicke e William Bendix, seguidas pelas de Bing Crosby e Rhonda Fleming.

 

CAA