Filmes por gênero

A IDADE DA REFLEXÃO (1969)

Age of consent
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Homens maduros (Portugal)
L'età del consenso (Itália)
Corazones en fuga (México)
Das Mädchen vom Korallenriff (Alemanha)
Pigen på koraløen (Dinamarca)
De mooie leeftijd (Holanda)
Pais: Austrália
Gênero: Biográfico, Comédia, Drama, Romance
Direção: Michael Powell
Roteiro: Peter Yeldham
Produção: Michael Powell, James Mason
Música Original: Stanley Myers
Direção Musical: Stanley Myers .
Fotografia: Hannes Staudinger
Edição: Anthony Buckley
Direção de Arte: Dennis Gentle
Guarda-Roupa: Anna Senior
Maquiagem: Peggy Carter
Efeitos Sonoros: Lloyd Colman, Paul Ennis, Tim Wellburn, Alfred Wiggins
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1998

Elenco

James Mason Bradley Morahan
Helen Mirren Cora Ryan
Jack MacGowran Nat Kelly
Neva Carr-Glynn Mama Ryan
Andonia Katsaros Isabel Marley
Michael Boddy Hendricks
Harold Hopkins Ted Farrell
Frank Thring Godfrey
Slim DeGrey Cooley
Max Meldrum Entrevistador da TV
Clarissa Kaye-Mason Meg
Judith McGrath Grace
Lenore Caton Edna
Diane Strachan Susie
Roberta Grant Ivy
Tommy Hanlon Jr. Levi-Strauss
Dora Hing Recepcionista

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Bradley Morahan é um pintor australiano que, apesar de ser muito bem-sucedido, mostra-se cansado com a vida que leva em Nova York. Ele decide, então, retornar à Austrália, na esperança de recuperar o vigor que tinha quando jovem.

Ao chegar ao seu país de origem, ele aluga uma cabana numa pequena ilha da Grande Barreira de Corais, esperando contar apenas com a companhia de seu fiel cão. No entanto, ele conhece a jovem Cora Ryan, que cresceu selvagem ao lado de sua avó alcoólatra, Mama Ryan. Cora ganha a vida mergulhando atrás de crustáceos e outros animais marinhos. Ela sofre com a avó e sonha em economizar dinheiro suficiente para partir para Brisbane, onde pretende trabalhar como cabeleireira.

Certo dia, Cora vende a Bradley um peixe que havia pescado. Em outro, ela lhe vende uma galinha que havia roubado de sua vizinha solteirona, Isabel Marley. Ao ser considerado suspeito de ser o ladrão, Bradley paga à Isabel e faz Cora prometer que não voltará a roubar. Adicionalmente, com o intuito de ajudá-la a conseguir o dinheiro que precisa para realizar seu sonho de se tornar uma cabeleireira, ele começa a pagar para que ela seja sua modelo.

O trabalho do pintor é interrompido quando um antigo amigo, Nat Kelly, aparece na ilha. Ele está se escondendo da polícia por conta de uma dívida relativa à falta de pagamento de uma pensão alimentícia. Quando Bradley se nega a lhe dar um empréstimo, ele tenta seduzir Isabel, na esperança de conseguir algum dinheiro. No entanto, no dia seguinte, ele rouba uma boa quantia de Bradley e alguns de seus desenhos e, em seguida, deixa a ilha.

Certo dia, ao encontrar Cora posando nua para Bradley, Mama Ryan o acusa de estar abusando de sua neta. Ele protesta e lhe diz que não está fazendo nada de impróprio. Finalmente, ele lhe dá um pouco de dinheiro e ela vai embora.

Dias depois, ao descobrir que sua avó descobriu o esconderijo onde ela guarda suas economias, Cora vai atrás dela e, numa luta que se segue, Mama Ryan cai de uma colina, quebra o pescoço e morre. O policial local não vê razão para iniciar uma investigação, já que a idosa era conhecida por se achar frequentemente embriagada.

À noite, Cora vai à cabana de Bradley, mas se decepciona quando ele parece vê-la apenas como sua modelo. No entanto, quando ela vai embora, ele a segue até a beira-mar. Lá, finalmente, ele começa a vê-la como uma jovem e desejável mulher.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta britânico Michael Powell, a partir de um roteiro escrito por Peter Yeldham, “A Idade da Reflexão” é um bom filme australiano do final dos anos 1960. Sua trama é uma adaptação do livro semi-autobiográfico de Norman Lindsay, que morreu no ano em que o filme foi lançado.

Na direção, Powell realiza um trabalho mediano, algumas vezes lento, repetitivo e mal editado. Por outro lado, a fotografia de Hannes Staudinger é muito boa, conseguindo captar as belezas da Grande Barreira de Corais, na Austrália.

No elenco, como de costume, James Mason nos brinda com uma ótima atuação. Por outro lado, Helen Mirren, que já havia aparecido em três filmes como atriz coadjuvante, estreia como protagonista, aos 23 anos de idade, e se sai bem.

CAA