Filmes por gênero

IDÍLIO PARA TODOS (1948)

Summer holiday
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Os alegres namorados (Portugal)
Belle jeunesse (França)
Letnie wakacje (Polônia)
Ljuva ungdomstid (Suécia)
Oi nuoruus (Finlândia)
Nyári vakáció (Hungria)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical
Direção: Rouben Mamoulian
Roteiro: Frances Goodrich, Albert Hackett
Produção: Arthur Freed
Música Original: Conrad Salinger
Direção Musical: Lennie Hayton
Fotografia: Charles Edgar Schoenbaum
Edição: Albert Akst
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Jack Martin Smith
Figurino: Walter Plunkett
Guarda-Roupa: Irene
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 7.1
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Mickey Rooney Richard Miller
Gloria DeHaven Muriel McComber
Walter Huston Sr. Nat Miller
Frank Morgan Tio Sid
Jackie Jenkins Tommy Miller
Selena Royle Sra. Essie Miller
Agnes Moorehead Lily
Marilyn Maxwell Belle
Michael Kirby Arthur Miller
Shirley Johns Mildred Miller
Anne Francis Elsie Rand
Hal Hackett Wint
John Alexander Sr. Dave McComber
Virginia Brissac Srta. Hawley
Howard Freeman Sr. Peabody
Alice MacKenzie Sra. McComber
Ruth Brady Crystal
Jack Baxley Gus
Margaret Bert Sra. Nichols
Wally Cassell Vendedor
Peter Cusanelli Jensen
Terry Moore Funcionária da boate
Anne Kimbell Katherine
Don Garner Gilbert Ralston

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em junho de 1906, na cidade de Danville, Connecticut, a família Miller se prepara para a formatura de Richard, um de seus filhos. O tio Sid está prestes a assumir o cargo de repórter do jornal Waterbury e, quando mais uma vez, ele propõe casamento à Lily, ela aceita sua proposta desde que ele pare de beber.

Enquanto isso, Richard, que está frequentando Yale no outono, tenta beijar sua namorada, Muriel McComber, ao fazer seu discurso inflamado anticapitalista.

Em 4 de julho, no entanto, alguns dos Millers acreditam que Richard está gastando muito tempo lendo seus livros radicais. Embora Essie se mostre preocupada, Nat o apoia sabendo que ele está apenas passando por uma fase rebelde. Quando todos fazem planos para um piquenique, tio Sid reaparece e, ao perceber que seu cunhado foi demitido, Nat finge de repente que precisa re-contratá-lo.

Lily se mostra muito feliz com o regresso de Sid e, pensando que agora ele está sóbrio, espera que ele volte a propor-lhe casamento. No entanto, no piquenique da cidade, ele ganha um concurso de bebida e volta pra casa embriagado. Enquanto isso, o pai de Muriel, Dave McComber, visita Nat e acusa Richard de tentar corromper sua filha com beijos e cartas de amor. Quando McComber diz que se recusa a deixar Muriel voltar a ver Richard, Nat o expulsa, ignorando suas ameaças de retirar sua publicidade de seu jornal.

Em seguida, Nat procura o filho que o acalma ao proclamar seu amor casto por Muriel. Na ocasião, ele entrega a Richard a carta que Muriel foi forçada a escrever, deixando-o perturbado e ameaçando vingança. Naquela noite, as palhaçadas de Sid fazem todo mundo rir, com exceção de Lily, que chora.

Ainda zangado, Richard sai e, casualmente, encontra-se com uma colega universitária, Belle, que juntamente com duas amigas, o convidam para irem a um barzinho. Uma vez lá, depois de deixá-lo embriagado, ela diz ao barman quem é o pai de Richard, fazendo com que ele, receoso de perder o emprego, a expulse.

Inconformada, Belle procura vingança ao escrever uma carta para Nat, informando-o onde Richard se encontra. Assim, ao retornar cambaleando para casa, ele é punido por seus pais. No dia seguinte, Muriel pede a Richard para se encontrarem em segredo, ocasião em que os dois se beijam e professam seu eterno amor.

Mais tarde, naquela noite, quando Sid e Lily sentam-se juntos no balanço da varanda, Richard acena do outro lado da rua para Muriel, enquanto Nat e Essie vigiam todos, relembrando sua própria história de amor.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Rouben Mamoulian, a partir de um roteiro escrito por Frances Goodrich e Albert Hackett, “Idílio para Todos” é um razoável musical produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer em 1948.

A direção de Mamoulian se mostra apenas razoável. A cena de abertura, quando Richard e Muriel cantam "Afraid to Fall in Love", encontra-se entre as melhores.

No elenco, Mickey Rooney, na vida real com 28 anos e já se divorciando de seu segundo casamento, com Ava Gardner, me parece velho para interpretar o jovem Richard Miller.

CAA