Filmes por gênero

INFERNO OU PARAISO (1986)

Castaway
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Robinson Crusoe por un año (Espanha)
Castaway, la ragazza venerdì (Itália)
Castaway - Die Insel (Alemanha)
Rozbitkowie (Polônia)
Aution saaren unelma (Finlândia)
A kitaszított (Hungria)
Drømmen om Paradis (Dinamarca)
Pais: Reino Unido
Gênero: Aventura, Drama
Direção: Nicolas Roeg
Roteiro: Allan Scott
Produção: Rick McCallum, Selwyn Roberts
Design Produção: Andrew Sanders
Música Original: Stanley Myers
Direção Musical: Ray Williams
Fotografia: Harvey Harrison
Edição: Tony Lawson
Direção de Arte: George Galitzine, Stuart Rose
Figurino: Nic Ede
Guarda-Roupa: Catherine Halloran
Maquiagem: Christine Beveridge, Mary Hillman
Efeitos Sonoros: Rodney Glenn, Bill Rowe, Paul Le Mare, Keith Batten
Efeitos Especiais: Alan Whibley
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1988

Elenco

Oliver Reed Gerald Kingsland
Amanda Donohoe Lucy Irvine
Georgina Hale Irmã Santa Margaret
Frances Barber Irmã Santa Winifred
Tony Rickards Jason
Todd Rippon Rod
Virginia Hey Janice
Sorel Johnson Lara
Len Peihopa Ronald
Paul Reynolds Mike Kingsland
Sean Hamilton Geoffrey Kingsland
Sarah Harper Professora de natação
Simon Dormandy Jackson
Ruth Hudson Recepcionista
Gordon Honeycombe Apresentador da televisão
Derek Lyons Turista americano
Stephen Jenn Gerente da Loja
Joseph Blatchley .
Arthur Cox .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Londres, Gerald Kingsland, escritor de meia-idade divorciado, publica um anúncio à procura de uma jovem mulher que queira ser sua companhia, ao longo de um ano, em uma deserta e longínqua ilha do Pacífico, onde ele pretende escrever um livro sobre tal experiência. Como resultado desse seu ato, ele escolhe Lucy Irvine, uma atraente jovem de 24 anos que pretende fugir do insuportável  tédio em que se tornou sua vida depois que foi trabalhar num escritório da cidade.

Logo no primeiro encontro, eles se mostram em sintonia, um com o outro, a ponto de pouco tempo depois terminarem juntos na cama. Por outro lado, o serviço de imigração australiano impõe-lhes uma série de exigências para conceder-lhes os vistos necessários, sendo a principal a que os obriga a apresentar uma Certidão de Casamento. Embora inicialmente relute, Lucy termina se submetendo a tal exigência.

Assim, de posse de toda a documentação exigida pelas autoridades, os dois viajam para o Pacífico Sul, onde chegam finalmente à Ilha de Tuin, localizada no Estreito Torres, entre a Austrália e a Nova Guiné. As dificuldades a enfrentar se mostram bem maiores do que as imaginadas por Gerald, a começar por construir, com suas próprias mãos, uma pequena cabana onde possam viver e trabalhar. Na realidade, as dificuldades para se viver numa ilha tropical totalmente desprovida dos mínimos recursos, beiram o pesadelo. Lucy está sempre a lembrá-lo desse fato, o que gera uma série de discussões que terminam, geralmente, com o bom senso, embora eles nem percebam isso.

Por pura sorte, quando se vêem obrigados a enfrentar seus dois maiores problemas, uma ajuda externa passa pela ilha. Numa das vezes, quando precisam urgentemente de suprimentos críticos, dois jovens australianos chegam à praia onde eles se encontram a fim de repararem seus catamarãs. Na outra, quando Gerald é acometido de uma infecção no pé, exigindo tratamento médico, duas freiras-enfermeiras passam em uma embarcação com alguns nativos.

Um ano após a chegada à Ilha de Tuin, Lucy decide voltar sozinha à Londres. Gerald, por outro lado, muda-se para uma ilha vizinha, onde passa a viver com alguns amigos nativos. Embora tivessem tido uma convivência razoavelmente boa, intercalando momentos de discussões e de tranquilidade, somente na hora da despedida é que os dois sentem que se amavam tanto.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Nicolas Roeg, “Inferno ou Paraiso” é um razoável filme de aventura/drama do cinema britânico. Baseado no bestseller “Castaway” da escritora Lucy Irvine, publicado em 1983, sua trama gira em torno da real experiência por ela vivida três anos antes.

Roeg imprime um baixo ritmo à trama, a qual já é marcada pela falta de um maior diálogo entre os personagens. Por outro lado, a fotografia de Harvey Harrison é muito boa, além de apresentar belas cenas da ilha paradisíaca.

No elenco, tanto o veterano Oliver Reed quanto a novata Amanda Donohoe nos brindam com ótimas atuações. Ela, inclusive, se mostra inteiramente à vontade num filme em que, na maior parte do tempo, atua inteiramente nua.

Para terminar, uma observação sobre a história propriamente dita. No início do filme, a jovem Lucy Irvine atende ao anúncio de um escritor e decide acompanhá-lo a uma ilha onde ele espera escrever um livro. Ao final, ele continua a morar no Pacífico Sul, onde passa a viver com alguns amigos nativos, enquanto ela retorna à Londres e, como se sabe, na vida real, publica seu livro “Castaway” sobre a experiência por ela vivida na Ilha de Tuin.

CAA