Filmes por gênero

A ILHA DO TESOURO (1950)

Treasure Island
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O tesouro e os piratas (Portugal)
L'ile au trésor (França)
L'isola del tesoro (Itália)
La isla del tesoro (Espanha)
Die Schatzinsel (Alemanha, Austria)
Skattkammarön (Suécia)
Skatteøen (Dinamarca)
Остров сокровищ (União Soviética)
Pais: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: Aventura
Direção: Byron Haskin
Roteiro: Lawrence Edward Watkin
Produção: Perce Pearce
Design Produção: Thomas N. Morahan
Música Original: Clifton Parker
Fotografia: Freddie Young
Edição: Alan Jaggs
Figurino: Sheila Graham
Maquiagem: Vivienne Walker, Tony Sforzini
Efeitos Sonoros: Kenneth Heeley-Ray
Efeitos Visuais: Peter Ellenshaw
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Bobby Driscoll Jim Hawkins
Robert Newton Long John Silver
Basil Sydney Capitão Smollett
Walter Fitzgerald Squire Trelawney
Denis O'Dea Dr. Livesy
Finlay Currie Capitão Billy Bones
Ralph Truman George Merry
Geoffrey Keen Israel Hands
Geoffrey Wilkinson Ben Gunn
John Laurie Pew
Francis De Wolff Black Dog
David Davies Sr. Arrow
William Devlin Morgan
Andrew Blackett Gray
John Gregson Redruth
Howard Douglas Williams
Harry Locke Haggott
Sam Kydd Cady
Harold Jamieson Scully
Reginald Drummond Vane
Jim O'Brady Wolfe
Eddie Moran Bart
Ken Buckle Joyce
Jack Arrow Norton

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1765, o jovem Jim Hawkins vive com sua mãe viúva na pousada Almirante Benbow na costa oeste da Inglaterra. Jim é amigo do enfermo pirata Capitão Billy Bones e fica alarmado quando os sinistros Black Dog e o cego Pew ameaçam seu amigo. Ao tomar conhecimento que seus antigos companheiros estão vindo à sua procura, Bones previne Jim sobre um perneta e lhe dá o mapa do tesouro que ele roubou do notório pirata Flint. Quando Jim sai à procura de ajuda e volta com o Dr. Livesy e Squire Trelawney, eles afugentam alguns homens próximos à pousada e descobrem que Bones está morto.

Jim mostra o mapa aos seus amigos e Trelawney, emocionado, planeja uma viagem por mar para procurarem o tesouro. Em Bristol, Trelawney contrata o Capitão Smollett e seu navio, o Hispaniola, mas inconscientemente põe em perigo a missão com a contratação de Long John Silver, aparentemente um honesto marinheiro, como o cozinheiro do navio. O veterano grisalho é, na verdade, o pirata perneta, de quem Bones tinha medo, e Jim fica chateado quando encontra Silver. Impaciente com os métodos de contratação de Smollett, Trelawney permite que Silver contrate seus próprios amigos e a viagem tem início. Desconfiado, Smollett mantém as armas trancadas, mas Silver ganha a confiança de Jim.

O pirata começa seu esquema para comandar o navio ao embebedar o primeiro imediato, Sr. Arrow, jogando-o, em seguida, ao mar durante uma tempestade. Pouco depois, Jim ouve os amotinados discutindo seus planos. Ao ouvir Silver, que foi intendente de Flint, exortar seus homens a esperarem o momento certo para agirem, Jim avisa o Capitão. Este lhe pede para continuar amigo de Silver, como forma de ficar a par de seus planos, e Jim relutantemente concorda.  Quando o navio chega à ilha de Flint, Silver e alguns de seus homens, acompanhados por Jim, entram em um barco para irem até a praia. O motim tem início prematuramente por George Merry, um dos homens de Silver, mas os amotinados a bordo do Hispaniola são capturados pelos homens do Capitão. Silver exige o mapa em troca de Jim, mas o jovem habilidoso consegue escapar.

Na ilha, Jim conhece Ben Gunn, um náufrago que foi abandonado por Silver durante a viagem de Flint ocorrida cinco anos antes. Depois de prender os amotinados no porão, Smollett vai à praia com alguns homens para resgatar o garoto. Os homens ocupam uma velha paliçada, mas durante sua ausência, os piratas de Silver capturam o Hispaniola e Silver assume seu comando. Jim observa quando Silver tenta, mais uma vez, negociar com Smollett o mapa do tesouro. O Capitão recusa-se, mais uma vez, tendo início um sangrento tiroteio.

Silver atira e fere Smollett, e naquela noite, um preocupado Dr. Livesy entrega a Jim o mapa e ordena-lhe a comprar sua vida com ele, se necessário. Ao ouvir Smollett afirmar que precisam chegar ao Hispaniola, Jim usa um pequeno barco de Ben para chegar ao navio onde, após ser ferido no ombro pelo pirata Israel Hands, ele o mata com um tiro de pistola. Ao descobrir que o Hispaniola se acha encalhado, Jim retorna e é apanhado por Silver, que lhe toma o mapa. George Merry tenta matá-lo, mas é impedido por Silver que prefere ter o garoto como refém.

Preocupado com o ferimento de Jim, Silver procura o Dr. Livesy, fazendo com que os demais piratas, desconfiados de seus reais motivos, votem por sua destituição do cargo de comando. Silver recusa a demitir-se e permite que o Dr. Livesy cuide do garoto. Por outro lado, ao acreditar que os homens de Smollett recuperaram o Hispaniola, Silver promete proteger o garoto em troca de ser poupado da forca quando de seu retorno à Inglaterra.

Enquanto isso, é descoberto que Ben Gunn, o náufrago que havia sido abandonado por Silver, anos atrás, havia desenterrado o ouro e levado para sua caverna. Jim suplica a Smollett para poupar a vida do pirata, que concorda em levá-lo para ser julgado na Inglaterra.

Jim, Trelawney e outros dois levam Silver para o Hispaniola, juntamente com o ouro. Antes de chegarem ao navio, Silver pega a arma de Jim e ordena que todos, menos o garoto, deixem o barco. Percebendo que Silver é, realmente, seu amigo, Jim o ajuda a escapar, acenando com um adeus hesitante enquanto a tripulação se aproxima.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Byron Haskin, a partir de um roteiro escrito por Lawrence Edward Watkin, “A Ilha do Tesouro” é um bom filme de aventura produzido pela Walt Disney Productions em 1950. Sua trama, baseada num livro de Robert Louis Stevenson, é marcada por um bom ritmo com ótimas cenas de ação.

Na direção, Haskin nos brinda com um bom trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia a cores assinada por Freddie Young e pela ótima trilha sonora a cargo de Clifton Parker.

No elenco, Robert Newton brilha no papel de Long John Silver, seguido pelas ótimas atuações de Bobby Driscoll e Basil Sydney.

CAA