Filmes por gênero

HOMEM ATÉ O FIM (1955)

The Kentuckian
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'homme du Kentucky (França, Bélgica)
Il vagabondo delle frontiere (Itália)
El hombre de Kentucky (Espanha)
Der mann aus Kentucky (Austria, Alemanha)
Mannen från Kentucky (Suécia)
Traper z Kentucky (Polônia)
De to fra Kentucky (Dinamarca)
Человек из Кентукки (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste, Drama
Direção: Burt Lancaster
Roteiro: A.B. Guthrie Jr.
Produção: Harold Hecht
Design Produção: Ted Haworth
Música Original: Bernard Herrmann, Roy Webb
Fotografia: Ernest Laszlo
Edição: George E. Luckenbacher
Figurino: Norma Koch
Guarda-Roupa: Esther Krebs, Carl Walker
Maquiagem: Robert J. Schiffer
Efeitos Sonoros: John K. Kean, Wayne Fury, Paul Schmutz
Efeitos Especiais: Russell Shearman
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Burt Lancaster Elias Wakefield (Big Eli)
Donald MacDonald Little Elias Wakefield
Dianne Foster Hannah Bolen
Diana Lynn Susie Spann
John McIntire Zack Wakefield
Una Merkel Sophie Wakefield
John Carradine Fletcher
John Litel Tuesday Babson
Rhys Williams Policial
Douglas Spencer Um dos irmãos Frome
Paul Wexler Um dos irmãos Frome
Walter Matthau Stan Bodine
Clem Bevans Piloto do 'River Queen'
Will Wright John Decker
Lee Erikson Luke Lester
Lisa Ferraday Jogadora
James Griffith Jogador
James Seay Jogador
Gil Herman Homem da Fronteira
Norman Leavitt Homem da Fronteira
Glenn Strange Homem da Fronteira
Whip Wilson Homem da Fronteira

Indicações

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Burt Lancaster)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1820, o viúvo Elias Wakefield sai de Kentucky com seu jovem filho, Little Elias, e com seu cão, Faro, para escapar de uma contenda com os irmãos Frome, envolvendo sua família. Para o pequeno Elias, o mais precioso objeto que vão levando é uma trompa usada por seu pai em suas caçadas. Certo dia, a caminho de um navio a vapor para o Texas, eles param em Prineville, onde um policial incita seu cão a atacar Faro. Quando Elias impede que o policial atire em seu cachorro, ele é jogado na cadeia, e Hannah Bolen, que trabalha numa taverna, passa a cuidar do pequeno Elias. À noite, Hannah explica ao garoto que trabalha como uma escrava, e o ouve atentamente quando ele fala de seus sonhos de liberdade no Texas. Ao observar o policial tentando arrancar dinheiro dos irmãos Frome, em troca de sua permissão para matar Elias, ela rouba as chaves de sua cela e, depois de libertá-lo, acampam numa floresta.

Eles logo são encontrados e Decker, com quem Hannah tem um vínculo, acusa Elias de roubá-la. Indignado com a forma com que ele trata Hannah, Elias usa seu dinheiro para comprar sua liberdade. O pequeno Elias fica contente com a decisão do pai e os três seguem para Humility, onde são recebidos pelo próspero irmão de Elias, Zack, e por sua esposa, Sophie, que esperam convencê-lo a ter uma vida mais tranquila. Para impedir que o irmão compre as passagens para o Texas, Zack sugere que eles pesquem mexilhões. Certo dia, quando Elias e o filho encontram uma pérola de água doce, ele a mostra a Fletcher, um homem conhecido como tendo poderes médicos. Fletcher e o propretário de uma taverna, Stan Bodine, que despreza Elias, o convence de que a pérola é valiosa e deve ser oferecida ao presidente James Monroe.

Após o ingênuo Elias deixar a taverna, todos riem pelo fato das pérolas de água doce serem inúteis. Naquela noite, ele e o filho começam a escrever uma carta para o Presidente, mas são interrompidos pela chegada de Susie Spann, a professora da cidade por quem Elias sente-se atraído. No dia seguinte, Elias envia a pérola para o Presidente e, ao tomarem conhecimento de sua atitude, Bodine e Fletcher contam-lhe sobre a farsa. Enfurecido, Elias está prestes a bater em Fletcher quando Zack o interrompe, enquanto seu filho é provocado por outras crianças face à ingenuidade de seu pai. Quando Zack procura orientar o irmão em relação aos negócios, este lhe agradece e pergunta se ele e seu filho conseguirão se adaptar à vida da cidade. Na escola, o pequeno Elias é intimidado por Luke Lester quando ouve o apito do barco a vapor para o Texas.

À noite, durante o jantar, Zack e Sophie repreendem Elias e seu filho por abandonarem o trabalho e a escola, ocasião em que o garoto, amargurado, grita que odeia viver em Humility. Percebendo que tem ignorado seu filho, Elias promete levá-lo para uma caçada, pede desculpas à Susie por perturbar a classe, e no dia seguinte, depois que o filho pede desculpas, a professora convida Elias para o jantar. Este aceita o convite, mas depois esquece o compromisso e leva o filho para uma caçada, sendo acompanhados por Hannah, que tenta retribuir o dinheiro que Elias gastou para libertá-la. Elias percebe que ela obteve o dinheiro vendendo-se em servidão a Bodine, e insiste para que ela rasgue o contrato. Hannah suplica-lhe para que se lembre de seus sonhos em relação a uma vida nova no Texas, mas quando Elias, de repente, recorda seu compromisso com Susie, ele a deixa abruptamente.

Embora chegue à casa de Susie bastante atrasado, ela o perdoa e aceita um beijo. Mais tarde, quando Elias recebe uma carta de Washington, os habitantes da cidade ficam surpresos ao verem que ele recebeu uma resposta do Presidente. Elias diz a todos que foi ouvido pelo Presidente, mas quando ele e o filho abrem a missiva, encontram apenas uma rejeição educada de um secretário. Ainda desesperado para mostrar a Bodine que foi bem-sucedido, Elias, a mando do Zack, vai até um Banco simular uma retirada de dinheiro. Na volta, acompanhado do filho, ele joga o pouco que tem e ganha na roleta. Logo depois, Elias, vestido com um terno novo, ao invés de sua habitual jaqueta, entra na taberna e irrita Bodine ao falar do dinheiro que o Presidente lhe enviou. Por outro lado, Hannah sente-se desmotivada quando Zack informa que ele e o irmão vão trabalhar juntos.

Mais tarde, desejando vingança, Bodine incentiva Luke a lutar com o pequeno Elias, e quando Elias pai chega para detê-los, é atacado por Bodine com seu chicote. Incapaz de chegar perto o suficiente para desarmá-lo, Elias recebe muitos cortes, até que Hannah consegue rolar uma carroça contra Bodine, deixando-o bastante ferido. Naquela noite, depois que Elias e Susie comunicam que vão viver juntos em Humility, o pequeno Elias, com o coração partido, acusa o pai de ter mentido sobre o Texas. Em seguida, Elias pede que o filho enterre sua trompa de caça, para que ele não se lembre da vida que levava anteriormente. No entanto, ao invés de atendê-lo, o pequeno Elias consegue usar a trompa e foge. Chorando, Susie confessa a Elias que nunca será capaz de ser a mulher que procura o tipo de aventura de que ele precisa. Enquanto isso, ao procurar por Hannah, o pequeno Elias vai ter à casa de Bodine, onde o encontra a conversar com os irmãos Frome.

Juntamente com Hannah, o pequeno Elias é mantido refém e, no dia seguinte, Elias, acompanhado de Tuesday Babson, procura por eles. Enquanto caminham, Tuesday se oferece para ser seu auxiliar em sua expedição ao Texas, exortando-o a seguir seu coração. Quando Elias se aproxima de uma cabine, os irmãos Frome ordenam que Bodine atire em Tuesday. No entanto, quando ele se recusa, eles o matam. Em seguida, um dos irmãos mata Tuesday, mas o outro é morto a tiros por Hannah, que conseguira pegar a arma de Bodine. Enquanto o irmão remanescente recarrega seu rifle, Elias o ataca e, depois de uma ferrenha luta, consegue matá-lo. Passado o sufoco, o pequeno Elias corre para os braços do pai, enquanto este convida Hannah para seguir com eles para o Texas.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Burt Lancaster, a partir de um roteiro escrito por A.B. Guthrie Jr., “Homem Até o Fim” é um filme norte-americano produzido pela Hecht-Lancaster Productions em 1955. Sua trama, baseada no livro “The Gabriel Horn” de Felix Holt, marca a primeira e penúltima incursão de Lancaster como diretor, o que lhe garantiu uma indicação ao Prêmio Leão de Ouro do Festival de Veneza.

O filme se ressente de um melhor ritmo, a não ser em seus últimos quinze minutos quando os personagens vividos por Lancaster e Donald MacDonald se veem obrigados a se defenderem de seus inimigos. Por outro lado, merecem destaques a bela fotografia a cores, assinada por Ernest Laszlo, bem como, a trilha sonora a cargo de Bernard Herrmann.

No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se, além de Burt Lancaster, no papel principal, John Carradine, Walter Matthau, John McIntire e Diana Lynn.

CAA