Filmes por gênero

NOITES CALMAS (1992)

A midnight clear
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Patrulha sem nome (Portugal)
Section 44 (França, Canadá francês)
Schiarita di mezzanotte (Itália)
En la línea de ataque (Espanha)
Spezialeinheit IQ (Alemanha)
I månens klara sken (Suécia)
W ksiezycowa jasna noc (Polônia)
Полуночная чистка (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, 2ª Guerra Mundial
Direção: Keith Gordon
Roteiro: Keith Gordon
Produção: Bill Borden, Dale Pollock, Margaret Hilliard
Design Produção: David Nichols
Música Original: Mark Isham
Fotografia: Tom Richmond
Edição: Don Brochu
Direção de Arte: David Lubin
Figurino: Barbara Tfank
Guarda-Roupa: Lawane Cole, Craig Nannos
Maquiagem: Gina Homan, Douglas J. White, Allan A. Apone
Efeitos Sonoros: Mark Berger, Douglas Murray, Dan Olmsted, John Nutt e outros
Efeitos Especiais: Rick Josephsen, Ken Nosack
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1992

Elenco

Peter Berg Bud Miller
Kevin Dillon Cabo Mel Avakian
Ethan Hawke Sargento Will Knott
John C. McGinley Major Griffin
Larry Joshua Tenente Ware
David Jensen Sargento Hunt
Arye Gross Stan Shutzer
Gary Sinise Vance 'Mãe' Wilkins
Frank Whaley Paul 'Pai' Mundy
Curt Lowens Soldado alemão
Rachel Griffin Janice
Timothy S. Shoemaker Eddie
Kelly Gately Jovem soldado alemão
Bill Osborn Sentinela americano
Jim Beatty Soldado americano
John English Soldado americano
Michael Van Wagenen Operador de rádio
Matt Bohling Soldado alemão
Robert Chynoweth Soldado alemão

Indicações

Prêmios Independent Spirit, California, Estados Unidos

Prêmio Independent Spirit de Melhor Roteiro (Keith Gordon)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ardennes, dezembro de 1944.  Num acampamento americano, o Major Griffin, acreditando numa possível ofensiva alemã, ordena ao Sgt. Will Knott que vá, com alguns homens até um chalé abandonado nas florestas cobertas de gelo, a fim de melhor vigiar a ação inimiga.  O grupo, com muito pouca experiência, chega ao local com suprimentos para uma semana.  Os homens instalam-se no velho chalé e se revezam entre duas trincheiras.  Além do Sgt. Knott, acham-se Vance 'Mãe' Wilkins, Paul 'Pai' Mundy, Stan Shutzer, Mel Avakian e Bud Miller.  Através do rádio, comunicam-se com o Ten. Ware.

Certo dia, um grupo, que se acha numa das trincheiras, escuta vozes de soldados alemães.  Depois de alguns minutos, as vozes desaparecem.  O fato é comunicado ao Ten. Ware, que pede a Knott que descubra onde os soldados inimigos se encontram.  Knott, Shutzer e Miller saem e localizam uma pequena casa onde se acham sete alemães.  No caminho de volta, os três ficam na mira dos inimigos, que não atiram.

No dia seguinte, Shutzer comenta que talvez os alemães queiram conversar com eles.  Knott receia que estejam preparando uma armadilha.  De qualquer forma, é convencido a tentar fazer um contato pacífico com os alemães.  O encontro se dá sem problemas.  Os alemães acabam de voltar do front russo e estão cansados da guerra.  À noite, eles vão até a frente do chalé, onde cantam músicas natalinas e oferecem presentes aos americanos.

Wilkins, que anda muito calado e depressivo, não sai do chalé e diz a Knott que só aceita se encontrar com soldados alemães quando em combate.

Na manhã seguinte, Shutzer informa Knott que os alemães estão dispostos a entregarem suas armas mas, para que isso ocorra, é preciso que os dois grupos forjem um combate, pois, se seus superiores descobrirem a farsa, suas famílias serão perseguidas.  Assim, com exceção de Wilkins, Knott e seus homens vão ao encontro deles.  Conforme combinado, os dois lados começam a atirar para o alto, forjando um combate.

Ao ouvir o barulho, Wilkins pensa que seus colegas estão sob fogo inimigo e parte em direção a eles, onde chega atirando para matar.  Sentindo-se traídos, os alemães reagem e o tiroteio termina com seis alemães mortos e o sétimo ferido.  Do lado americano, Mundy morre e Shutzer fica gravemente ferido.  O Major Griffin e o Ten. Ware vêm buscar o prisioneiro para interrogatório e, ao voltarem, levam também Shutzer.  Os dois feridos, entretanto, não resistem à viagem e morrem.

Uma coluna alemã chega à região e começa a atacar.  Knott, Wilkins, Avakian e Miller fogem num jipe, levando o corpo de Mundy.  Depois que ficam fora do alcance dos alemães, falta combustível.  Sem alternativa, decidem enterrar suas armas e seguir a pé.  Depois de uma longa caminhada, são encontrados por uma patrulha aliada que os leva até seu regimento.  Knott recebe ordens para voltar para sua área de combate.

imagem

Comentários

"Noites Calmas" é um ótimo filme que se passa na região de Ardennes, pouco antes da famosa Batalha de Bulge.  Escrito e dirigido pelo cineasta  Keith Gordon, o filme narra as aventuras de um grupo de seis soldados americanos, inexperientes, que recebem a missão de vigiarem as atividades alemães, nas florestas geladas do nordeste da França, em pleno inverno de 1944.

Ao escrever o roteiro, Gordon baseou-se num livro do escritor William Wharton, realizando um bom trabalho.  Na direção, ele também apresenta um trabalho consistentemente bom.  O cenário é lindo, com a neve caindo o tempo todo.  O elenco é de primeira linha, com ótimas atuações, de um modo geral.

Resumindo, "Noites Calmas" é indicado para os apreciadores de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, ou de filmes anti-bélicos, ou para aqueles que gostam de um bom drama.

CAA