Filmes por gênero

NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (1939)

Stagecoach
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Cavalgada heróica (Portugal)
La chevauchée fantastique (França)
Ombre rosse (Itália)
La diligencia (Argentina, Espanha, México)
Höllenfahrt nach Santa Fé (Alemanha, Áustria)
Diligensen (Suécia, Dinamarca)
Dylizans (Polônia)
Дилижанс (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: John Ford
Roteiro: Dudley Nichols
Produção: John Ford
Música Original: Gerard Carbonara
Direção Musical: Boris Morros
Fotografia: Bert Glennon
Edição: Dorothy Spencer, Otho Lovering
Direção de Arte: Alexander Toluboff
Figurino: Walter Plunkett
Efeitos Sonoros: Frank Maher
Efeitos Especiais: Ray Binger
Nota: 9.4
Filme Assistido em: 1946

Elenco

John Wayne Ringo Kid
Claire Trevor Dallas
Andy Devine Buck
John Carradine Hatfield
Thomas Mitchell Dr. Josiah Boone
Louise Platt Lucy Mallory
George Bancroft Xerife Curly Wilcox
Donald Meek Samuel Peacock
Tim Holt Tenente Blanchard
Tom Tyler Luke Plummer
William Hopper Sargento
Francis Ford Billy Pickett
Cornelius Keefe Capitão Whitney
Louis Mason Xerife de Tonto
Berton Churchill Henry Gatewood, o banqueiro
Elvira Ríos Yakima
Dorothy Appleby Garota no Saloon
Helen Gibson Garota no Saloon
Edward Brady Proprietário do Saloon
Bill Cody Rancheiro
Jack Curtis Garçon
Marga Ann Deighton Mrs. Pickett
Yakima Canutt Guia da Cavalaria
Brenda Fowler Mrs. Gatewood
Florence Lake Nancy Whitney
Duke R. Lee Xerife de Lordsburg
Merrill McCormick Ogler
Walter McGrail Capitão Sickel
Kent Odell Billy Pickett Jr.
Chris-Pin Martin Chris

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Thomas Mitchell)

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Richard Hageman, W. F. Harling, John Leipold, Leo Shuken)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (John Ford)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Direção (John Ford)

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Bert Glennon )

Oscar de Melhor Direção de Arte (Alexander Toluboff )

Oscar de Melhor Edição (Otho Lovering, Dorothy Spencer)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Uma mensagem telegráfica é transmitida de Lordsburg, mas os fios são cortados e a única palavra da mensagem que é recebida em Tonto é "Geronimo".  Fica, portanto, a evidência de que estão tendo problemas com os guerreiros Apaches próximo da fronteira do Arizona com o México.

Em Tonto, Buck, o condutor de uma diligência, pede aos passageiros que tomem seus lugares.  Embarcam um médico alcoólatra, um xerife, uma prostituta, um banqueiro, um jogador, um vendedor de whisky e uma mulher grávida.

A diligência deve partir para Lordsburg escoltada por um destacamento da cavalaria.  Os passageiros são alertados pelo Tenente Blanchard sobre os problemas que Geronimo e seus homens têm causado na região.

A diligência segue por entre as formações rochosas do Vale do Monumento quando se ouve um tiro.  É Ringo Kid, um pistoleiro fugitivo, fazendo sinal para que a diligência pare.  Ele diz que teve problemas com seu cavalo e pede para seguir como passageiro até Lordsburg.  O xerife Curly desarma-o e o prende.

Na Estação de Dry Fork, os passageiros saltam.  Lucy toma conhecimento de que as tropas de seu marido foram juntar-se aos soldados em Apache Wells.  Como a cavalaria não vai continuar escoltando a diligência, Gatewood insiste em continuar a viagem mesmo sem sua proteção.  O xerife Curly faz uma votação entre os passageiros e há apenas um voto contra a continuação da viagem.

Os passageiros são notificados de que a diligência já se acha pronta para partir em direção à Apache Wells.  Durante o percurso, a temperatura cai e, depois de passar por uma tormenta de areia, a diligência chega à Apache Wells após 7 horas na estrada.  Quatro "vaqueros" saúdam a diligência.  Chris, proprietário mexicano da Estação, informa que o regimento da Cavalaria que se achava lá estacionada, já seguiu para Lordsburg.

Durante a estada em Apache Wells, surgem os maiores conflitos e desentendimentos entre os passageiros, os quais revelam suas verdadeiras naturezas.  Ao saber que seu marido foi ferido num confronto com os Apaches, Lucy desmaia e em seguida entra em trabalho de parto.  Atuando como parteiras, Dallas e Yakima, mulher de Chris, ajudam ao médico.  Após o parto, Dallas sai para tomar um pouco de ar fresco e Ringo vai atrás.  Ele se declara a ela e diz que sua missão em Lordsburg é vingar a morte de seu pai e de seu irmão pelos Plummers.  Dr. Boone sugere que se passe mais um dia ali antes de prosseguirem com a viagem a fim de permitir que Lucy e sua filha descansem um pouco mais.

Quando a diligência está para partir, avistam-se sinais de fumaça dos Apaches nas colinas distantes.  Eles se apressam para chegarem rapidamente à balsa para a travessia do rio.  Ao chegarem ao local, verificam que os Apaches haviam atacado, destruido a balsa, queimado tudo o que encontraram e matado as pessoas que lá se achavam.  Curly diz para Ringo que vai precisar dele e que espera que ele não fuja.

Após conseguirem um local para atravessarem o rio, a viagem continua em seu último trecho para Lordsburg.  De repente, Geronimo e seus guerreiros surgem prontos para atacarem a diligência.  O confronto se inicia de forma dura, com fortes baixas dos índios, Peacock e Buck sendo feridos, a morte de Hatfield e Ringo tendo uma atuação heróica.  Finalmente, ouve-se o som da Cavalaria que se aproxima  e que obriga os Apaches a se retirarem.

A diligência prossegue até Lordsburg escoltada pela Cavalaria.  Ao entrarem na cidade, Ringo é reconhecido por amigos dos irmãos Plummer, que correm para avisá-los de sua presença.  O xerife local surge e algema Gatewood, acusado de ter fugido com o dinheiro do Banco.

Depois de ter ganho o respeito do xerife Curly, ao salvar a todos do ataque Apache, este, percebendo a necessidade de se fazer justiça, dá a Ringo dez minutos para ele se despedir de Dallas e resolver seu caso com os irmãos Plummer.  Ringo vai ao encontro de seus inimigos e, depois de uma troca de tiros, Luke Plummer cai morto.

Ao retornar para se entregar ao xerife, este, em conivência com o Dr. Boone, não o prende.  Ao contrário, permite que Ringo e Dallas partam para uma vida nova no seu rancho do México.

imagem

Comentários

"No Tempo das Diligências" é um dos maiores westerns já produzidos por Hollywood.  Realizado por John Ford, com roteiro de Dudley Nichols, o filme é muito bem conduzido, não havendo qualquer cena que merecesse ser cortada.

O filme apresenta dois clímax, pontos em que a narrativa alcança uma maior tensão: o primeiro é quando ocorre o clássico ataque dos Apaches à Diligência;  o segundo é quando Ringo Kid se defronta com os assassinos de seu pai e de seu irmão num confronto final.

A grande estrela de "No Tempo das Diligências" é, sem dúvida, seu diretor, John Ford.  Introduzir e definir nove personagens no contexto de um western como esse, não é tarefa fácil, e Ford o faz com maestria.

Com uma excelente trilha sonora e uma ótima fotografia, o filme tem ainda em seu elenco, um dos seus pontos fortes.  Thomas Mitchell, no papel do médico alcoólatra, está insuperável.  Os demais também estão ótimos em suas caracterizações:  John Wayne, John Carradine, Claire Trevor, Andy Devine, Donald Meek, Tim Holt e George Bancroft.  A atriz e cantora mexicana Elvira Ríos tem uma breve participação como a índia apache, mulher de Chris.

CAA