Filmes por gênero

NÚPCIAS DE ESCÂNDALO (1940)

The Philadelphia story
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Casamento escandaloso (Portugal)
Indiscrétions (França, Bélgica)
Scandalo a Filadelfia (Itália)
Historias de Filadelfia (Espanha)
Pecadora equivocada (Argentina, México)
Die nacht vor der Hochzeit (Alemanha, Austria)
En skön historia (Suécia)
De bronzen godin (Holanda)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Romance
Direção: George Cukor
Roteiro: Donald Ogden Stewart
Produção: Joseph L. Mankiewicz
Música Original: Franz Waxman
Fotografia: Joseph Ruttenberg
Edição: Frank Sullivan
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 9.4
Filme Assistido em: 1962

Elenco

Cary Grant C. K. Dexter Haven
Katharine Hepburn Tracy Lord
James Stewart Macaulay Connor
Ruth Hussey Elizabeth 'Liz' Imbrie
John Howard George Kittredge
Roland Young Tio Willie
John Halliday Seth Lord
Mary Nash Margaret Lord
Virginia Weidler Dinah Lord
Henry Daniell Sidney Kidd
Lionel Pape Edward
Rex Evans Thomas
Robert De Bruce Dr. Parsons
Veda Buckland Elsie
Hilda Plowright Bibliotecária
Russ Clark John
Claude King Mordomo do Tio Willie
Lita Chevret Manicure
Joseph Sweeney Mordomo
Lee Phelps Barman
King Baggot Convidado no casamento
Eric Mayne Convidado no casamento

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator (James Stewart)

Oscar de Melhor Roteiro Original (Donald Ogden Stewart)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Katharine Hepburn)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção (George Cukor)

Oscar de Melhor Atriz (Katharine Hepburn)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Ruth Hussey)

Oscar de Melhor Filme (Joseph L. Mankiewicz)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na Filadélfia, a alta sociedade aguarda ansiosamente o casamento da bela e rica Tracy Lord, ex-mulher de C. K. Dexter Haven, com George Kittredge, gerente-geral da Carvão Quacre, empresa de propriedade de Seth Lord, pai da noiva.  A cerimônia ocorrerá na mansão da família.

Como os noivos não admitem a presença da imprensa, Sidney Kidd, editor-chefe da revista "Spy", recorre a Dexter, atualmente trabalhando na sucursal de Buenos Aires, para introduzir o jornalista Mike Connor e a fotógrafa da revista, Liz Imbrie, na cerimônia do casamento do ano.  O plano consiste em Dexter apresentar Mike e Liz como sendo grandes amigos de Junius, irmã de Tracy e atual Embaixador na Argentina.

Assim, na antevéspera do evento, os três chegam à residência dos Lord onde, após fazer as apresentações, Dexter informa que, a pedido de Junius, os dois amigos deverão ficar hospedados na mansão da família.  Pouco tempo depois, entretanto, Tracy descobre que Mike e Liz trabalham para a "Spy" e vai tomar satisfações a Dexter.  Este lhe mostra um artigo já preparado pela revista, com fotos, detalhes e insinuações, sobre um caso envolvendo o pai dela e uma dançarina.  Segundo ele,  o tal artigo não será publicado se ela consentir que os jornalistas escrevam uma reportagem sobre seu casamento.  Diante desse fato, Tracy não tem outra saída a não ser ceder à chantagem de Dexter.

Mostrando-se receptiva, Tracy permite que Mike lhe faça algumas perguntas e Liz tire várias fotografias dela e da mansão para, encenando um incidente, fazer com que a câmera da jornalista caia no chão e perca as fotos tiradas.  Por outro lado, Dexter não se conforma com o fim de seu casamento e culpa Tracy pelo desfecho ocorrido, mostrando-lhe a forma fria como era por ela tratado.  Sentindo-se de alguma forma culpada, ela recorre a uma maior aproximação com Mike.  Depois de beberem bastante champanhe, os dois terminam à meia-noite na piscina.

Na manhã seguinte, ela acorda de ressaca, lembrando-se apenas de ter nadado na piscina com o jornalista.  Ao saber do ocorrido, Kittredge reclama de seu comportamento, mas ainda assim continua disposto a se casar com ela, desde que lhe prometa não voltar a agir daquela forma.  Deixar de beber champanhe e de se divertir é algo inaceitável para ela.  Assim, depois de melhor pensar sobre o que quer para sua vida, termina, na última hora, dispensando Kittredge e se apresentando no altar ao lado de Dexter.

imagem imagem imagem

Comentários

"Núpcias de Escândalo" é uma inteligente e sofisticada comédia.  Realizado pelo cineasta George Cukor, o filme gira em torno dos incidentes e reviravoltas que ocorrem às vésperas do casamento de uma socialite da Filadélfia.

O roteiro, assinado por Donald Ogden Stewart e ganhador de um Oscar, é uma brilhante adaptação para o cinema de uma peça homônima da Broadway, escrita por Philip Barry.

A direção de Cukor é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim.  A trilha sonora e a fotografia são dois outros quesitos que merecem atenção.

No elenco, Katharine Hepburn está absolutamente maravilhosa no papel de Tracy Lord.  Aliás, ela já havia sido consagrada pela crítica ao fazer o mesmo papel nos palcos da Broadway.  Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, perdeu a estatueta para Ginger Rogers, por sua atuação em "Kitty Foyle".  James Stewart e Cary Grant também estão fabulosos em seus respectivos papéis, tendo o primeiro sido agraciado com o Oscar de Melhor Ator.  Entre os coadjuvantes, os grandes destaques ficam por conta das atuações de Ruth Hussey e Virginia Weidler, esta última com apenas 14 anos de idade.

CAA