Filmes por gênero

NU EM NOVA YORK (1993)

Naked in New York
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Vado a vivere a New York (Itália)
Desnudo en Nueva York (Argentina, Espanha)
Nagi w Nowym Jorku (Polônia)
Goli u Njujorku (Sérvia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Daniel Algrant
Roteiro: Daniel Algrant, John Warren
Produção: Frederick Zollo
Design Produção: Kalina Ivanov
Música Original: Angelo Badalamenti
Direção Musical: Bonnie Greenberg
Fotografia: Joey Forsyte
Edição: Bill Pankow
Figurino: Julie Weiss
Guarda-Roupa: Heidi Shulman
Maquiagem: John Dods, Linda Kay Rendina
Efeitos Sonoros: Maurice Schell, Sara Corrigan, Nancy Cabrera, A. M. Abbott
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Eric Stoltz Jake Briggs
Mary-Louise Parker Joanne White
Jill Clayburgh Shirley Briggs
Tony Curtis Carl Fisher
Kathleen Turner Dana Coles
Ralph Macchio Chris
Timothy Dalton Elliot Price
Lynne Thigpen Helen
Paul Guilfoyle Roman
Whoopi Goldberg Máscara da Tragédia no Teatro
Roscoe Lee Browne Sr. Ried
Calista Flockhart Estudante de teatro
Lisa Gay Hamilton Marty
Arabella Field Tammy Taylor
LisaGay Hamilton Marty
Chris Noth Jason Brett
David Drake Garçom
Marsha Norman Ela própria
Arthur Penn Ele próprio
Richard Price Ele próprio
Quentin Crisp Ele próprio

Prêmios

Festival de Cinema de Deauville, França

Prêmio do Público (Daniel Algrant)

Indicações

Festival de Cinema de Deauville, França

Prêmio da Crítica (Daniel Algrant)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jake Briggs estuda na Universidade de Cambridge e pretende ser um escritor de peças teatrais.  Seu melhor colega e amigo, Chris, deseja tornar-se um ator.  Os dois têm planos para, no futuro, irem morar em Nova York, a fim tentarem vender as peças de Jake com a condição do produtor aceitar Chris como membro do elenco.  Joanne White é também estudante da Universidade e seu sonho é o de se tornar uma grande fotógrafa.

Depois que se encontram num 'coffee shop', Jake e Joanne tornam-se inseparáveis.  Os dois se ajudam mutuamente, dando forças e fazendo críticas construtivas ao trabalho do outro.  Depois de algum tempo, decidem morar juntos.  A mãe dela procura apresentá-la a empregadores em potencial, não importa quão embaraçoso isso seja para a filha.

Terminada a Universidade, Chris se prepara para ir tentar a vida em Nova York, como planejado, mas Jake prefere ficar com Joanne, escrevendo suas peças para posterior envio ao amigo.  Por outro lado, as fotografias de Joanne chamam a atenção de Elliot Price, proprietário de uma das maiores galerias de arte da cidade, e ela termina sendo contratada para trabalhar com ele.

Em Nova York, Chris consegue que um grande produtor Off-Broadway, Carl Fisher, se interesse por uma das peças escritas por Jake, "Master of My Emotions", o que faz com que este viaje para aquela cidade.  Durante uma reunião, Fisher confirma seu interesse, mas insiste em que Jake trabalhe com ele, fazendo alguns ajustes e ajudando nos trabalhos de produção.  Morando no apartamento de Chris, os contatos de Jake com Joanne passam a ser através de telefonemas.

Quando são iniciados os testes para escolha do elenco, Fisher insiste na contratação de Dana Coles, uma veterana atriz.  Esta, por sua vez, fica de olho em Jake e exige a substituição de Chris por Jason Brett, tornando as coisas mais difíceis para o escritor.  As coisas pioram ainda mais, quando Joanne recebe uma proposta de Elliot para ir trabalhar em Santa Fé.

Durante uma festa em que a equipe da peça se acha presente, Dana seduz Jake e os dois passam a noite juntos.  Na manhã seguinte, ele viaja para Boston, onde vai se encontrar com Joanne e pedir para que ela se case com ele.  Embora os dois se amem, ela não vê a menor chance de ir para Nova York, sob pena de ver sua carreira profissional cortada pela raiz.

Quando se dá a estréia da peça, Joanne não pode comparecer.  Dias depois, eles se encontram, reafirmam o amor que um sente pelo outro, mas decidem que não podem ficar juntos por conta de suas profissões.

imagem

Comentários

"Nu em Nova York" é um filme interessante, cuja trama gira em torno da história de dois jovens que se amam, mas que não conseguem conciliar suas vidas profissionais, por se desenvolverem em cidades diferentes.

Realizado pelo cineasta Daniel Algrant, que também co-assina o roteiro, o filme apresenta uma ótima trilha sonora, assinada por Angelo Badalamenti, um dos compositores favoritos do cineasta David Lynch.  Algrant também realiza um bom trabalho, tanto como roteirista quanto como diretor.

O elenco, além de nos brindar com grandes nomes do cinema como Tony Curtis, Jill Clayburgh e Kathleen Turner, nos oferece Eric Stoltz e Mary-Louise Parker, muito bem em seus respectivos papéis.

CAA