Filmes por gênero

A LEI DOS HOMENS MAUS (1946)

Badman's territory
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Terra de malvados (Portugal)
La terra dei senza legge (Itália)
Territorio de forajidos (Espanha)
Donde imperan los malos (Chile)
Das land der renegaten (Austria)
Land der banditen (Alemanha)
Landet utan lag (Suécia)
Landet uden lov (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Tim Whelan
Roteiro: Jack Natteford, Luci Ward
Produção: Nat Holt
Música Original: Roy Webb
Direção Musical: C. Bakaleinikoff
Fotografia: Robert De Grasse
Edição: Philip Martin
Direção de Arte: Albert S. D'Agostino, Walter E. Keller
Figurino: Renié
Efeitos Sonoros: Terry Kellum, Jean L. Speak
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Randolph Scott Xerife Mark Rowley
Ann Richards Henrietta Alcott
George Hayes Coyote
Ray Collins Coronel Farewell
Morgan Conway Capitão William 'Bill' Hampton
George Chesebro Johnny
Tom Tyler Frank James
Lawrence Tierney Jesse James
James Warren Policial John Rowley
John Halloran Hank McGee
Andrew Tombes Doc Grant
Richard Hale Ben Wade
Steve Brodie Bob Dalton
Phil Warren Grat Dalton
William Moss Bill Dalton
Isabel Jewell Belle Starr
Nestor Paiva Sam Bass
Harry Holman Hodge
Virginia Sale Meg
Robert Homans Juiz
Robert Walker Jurado
Ben Johnson Delegado de Polícia
Bonnie Blair Daisy
Elmer Napier Dan
Ethan Laidlaw Tenente Patton
Elmo Lincoln Dick Broadwell
Glenn McCarthy Charles Bryant

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No final de 1800, uma faixa de terra ao norte do Texas e a oeste do território de Oklahoma, não reclamada por qualquer oficial do governo, torna-se refúgio de bandidos conhecido como Território de Badman.

Quando o famoso bandido Jesse James e seu irmão Frank assaltam um trem no Texas, juntamente com seu auxiliar Coyote, eles fogem para Badman, sendo perseguidos pelo xerife Mark Rowley e seu irmão e auxiliar Johnny. Paralelamente, o Capitão William 'Bill' Hampton e seus homens também se encontram à procura dos bandidos.

Quando Mark captura Coyote e o confia a Johnny, o ambicioso Capitão Hampton tenta reivindicar o prisioneiro para si e, pelas costas, atira em Johnny. Frank e Jesse James, no entanto, emboscam Hampton e conseguem tomar Coyote e o ferido Johnny e levá-los para Quinto, a capital do Território de Badman.

Mark, que teve seu cavalo roubado pelo bandido Hank McGee, embora não tenha nenhuma autoridade em Badman, decide permanecer em Quinto enquanto seu irmão se recupera aos cuidados de um médico fugitivo e sob a vigilância da gangue de Jesse James. Nesse período, ele sente-se atraído por Henrietta Alcott, proprietária do jornal local. Adicionalmente, Henrietta lidera um movimento com a finalidade de trazer a lei e a ordem para Quinto, sendo, por consequência, alvo de Ben Wade, proprietário do Saloon e do Hotel locais, e de outros empresários que prosperam pela falta de lei no Território. Mark defende Henrietta, enfrenta Wade e atira em McGee quando este se recusa a devolver seu cavalo.

Mark preocupa-se com o irmão ao vê-lo sendo influenciado pela quadrilha de Grat Dalton, que se acha planejando um próximo assalto a um Banco de Kansas. Quando o Coronel Farewell, prefeito não oficial de Quinto, nomeia Mark como o novo controlador da cidade, Henrietta revela que o Território de Badman deve ser anexado à Oklahoma.

Ao descobrir que o irmão, agora com sua saúde recuperada, partiu com a quadrilha dos Dalton, Mark os persegue até Coffeyville, no Kansas. Embora Johnny não esteja ativamente envolvido no assalto ao Banco, ele é ferido durante a fuga e resgatado por Mark.

A participação de Mark e Johnny no episódio do roubo do Banco chama a atenção do Capitão Hampton que, agora investido de autoridade no Território de Badman, atira e mata Coyote quando este se recusa a acusar Mark.

Enfurecido com a frieza demonstrada por Hampton, Mark termina matando-o quando uma luta irrompe no Saloon. Ele é absolvido das acusações de assassinato e se junta à Henrietta na esperança de ter um futuro feliz ao seu lado na agora pacífica cidade de Quinto.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Tim Whelan, a partir de um roteiro escrito por Jack Natteford e Luci Ward, “A Lei dos Homens Máus” é um western norte-americano produzido pela RKO Radio Pictures em 1946. A despeito de seus inúmeros clichês, não se trata de um filme ruim.

Partindo de um roteiro inteligente, Whelan nos brinda com uma direção consistentemente boa, marcada por um bom ritmo, muita ação, perseguições e tiroteios.

No elenco, o maior destaque é Randolph Scott, com uma ótima atuação, seguido pelos atores George 'Gabby' Hayes e Ann Richards.

CAA