Filmes por gênero

UMA LOURA POR UM MILHÃO (1966)

The fortune cookie
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La grande combine (França)
En bandeja de plata (Espanha)
Non per soldi... ma per denaro (Itália)
Der Glückspilz (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Billy Wilder
Roteiro: Billy Wilder, I.A.L. Diamond
Produção: Billy Wilder
Música Original: André Previn
Fotografia: Joseph LaShelle
Edição: Daniel Mandell
Direção de Arte: Robert Luthardt
Guarda-Roupa: Charles Arrico, Paula Giokaris
Maquiagem: Loren Cosand
Efeitos Sonoros: Robert Martin, Wayne Fury, Buddy Myers
Efeitos Especiais: Sass Bedig
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 2009

Elenco

Jack Lemmon Harry Hinkle
Walter Matthau Willie Gingrich
Ron Rich Luther 'Boom Boom' Jackson
Judi West Sandy Hinkle
Cliff Osmond Purkey
Lurene Tuttle Madre Hinkle
Harry Holcombe O'Brien
O'Brien Kincaid
Noam Pitlik Max
Harry Davis Dr. Krugman
Ann Shoemaker Irmã Veronica
Maryesther Denver Enfermeira
Ned Glass Doc Schindler
Sig Ruman Professor Winterhalter
Archie Moore Sr. Jackson
Howard McNear Sr. Cimoli
Dodie Heath Freira
Judy Pace Elvira
Lisa Jill Ginger Gingrich
John Todd Roberts Jeffrey Gingrich

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Walter Matthau)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia

Oscar de Melhor Roteiro Original

Oscar de Melhor Direção de Arte

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator em um Musical ou Comédia (Walter Matthau)

Sinopse

Durante um jogo de futebol em Cleveland, entre o Cleveland Browns e o Minnesota Vikings, o operador de câmera da TV CBS, Harry Hinkle, é acidentado quando um meio de campo de quase 100 kg choca-se com ele na linha lateral do campo.

Quando Harry se encontra no hospital para fazer um check-up, ele recebe a visita de seu cunhado, Willie Gingrich, um advogado inescrupuloso que vê no incidente uma oportunidade única de faturar um milhão de dólares através de processos contra a CBS, o Cleveland Browns e o Estádio Municipal.

Willie mostra, então, a Harry, como fingir todos os sintomas de uma pessoa que se acha com uma perna e uma mão parcialmente paralisadas. Embora relute em princípio, o operador de câmera termina aceitando a proposta indecente do cunhado, na esperança de que sua esposa, Sandy, uma mulher sempre ávida por dinheiro e que o deixou por um músico de segunda classe, volte para ele. Assim, apoiado em uma cadeira de rodas, Harry, sob o olhar atento de Willie, engana uma enxurrada de médicos e investigadores de seguradoras.

Uma das Companhias de Seguros, no entanto, suspeita de que a suposta paralisia é falsa e envia um de seus investigadores, Chester Purkey, para espreitar Harry. Ele decide filmar todas as atividades de Harry de um quarto situado do outro lado da rua. Por outro lado, Harry começa a ter problemas de consciência quando Luther Jackson, o negro meio de campo que o atropelou no jogo, torna-se depressivo com a ideia de ter aleijado uma pessoa e insiste em se tornar seu enfermeiro.

A seguir, Purkey admite para Harry e Willie que foi capaz de produzir evidências de uma farsa e conclui com algumas observações racistas dirigidas a Jackson, fazendo com que, num impulso de fúria, Harry pule de sua cadeira de rodas. Embora o golpe de Purkey falhe, por ele ter esquecido de colocar filme em sua câmera escondida, Harry, animado com a volta de sua mulher, decide revelar a verdade, arruinando os planos de Willie.

Esmagado, mas não derrotado, Willie afirma que ele e a N.A.A.C.P, vão processar Purkey por suas atitudes racistas e antiamericanas.

imagem imagem imagem

Comentários

Produzida e dirigida pelo grande cineasta Billy Wilder, que também participou da confecção do roteiro, “Uma Loura Por Um Milhão” é uma ótima, inteligente e original comédia da Hollywood dos anos 60. Sua trama gira em torno de temas que falam de honestidade, ganância, sentimentos de culpa, entre outros.

Falar do excelente trabalho realizado por Wilder é perfeitamente dispensável, pois seus filmes anteriores, como Crepúsculo dos Deuses (1950), A Montanha dos 7 Abutres (1951), Inferno nº 17 (1953), Sabrina (1954), O Pecado Mora Ao Lado (1955), Amor na Tarde (1957), Testemunha de Acusação (1957), Quanto Mais Quente Melhor (1959), Se Meu Apartamento Falasse (1960), Cupido Não Tem Bandeira (1961) e Irma La Douce (1963), já dizem tudo sobre esse grande mestre.

A fotografia em preto e branco de Joseph LaShelle e a trilha sonora de André Previn são alguns dos quesitos técnicos que se destacam nesse filme. No elenco, o grande nome a ser mencionado é o de Walter Matthau, no papel do inescrupuloso advogado, o qual lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Embora não tenha sido premiado, Jack Lemmon também nos brindou com uma ótima atuação.

CAA