Filmes por gênero

O PROFISSIONAL (1994)

Léon
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Léon, o profissional (Portugal)
Leon: The professional (Reino Unido)
Le professionnel (Canadá)
El profesional (Espanha)
El perfecto asesino (Argentina, México)
Leon - Der Profi (Alemanha, Austria)
Leonas (Lituânia)
Леон (Rússia, Ucrânia)
Pais: França
Gênero: Crime, Drama, Suspense
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Produção: Patrice Ledoux, Claude Besson
Design Produção: Dan Weil
Música Original: Eric Serra
Direção Musical: John Altman
Fotografia: Thierry Arbogast
Edição: Sylvie Landra
Direção de Arte: Gérard Drolon
Figurino: Magali Guidasci
Guarda-Roupa: Marcia Patten, Heidi Shulman, Laurence Glentzin, Charlie Murphy
Maquiagem: Geneviève Peyralade, Gigi Williams
Efeitos Sonoros: Pierre Excoffier, François Groult, Gérard Lamps, Bruno Tarrière
Efeitos Especiais: Nick Allder, Al Griswold, Neil Corbould
Efeitos Visuais: Michael E. Phillips
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Jean Reno León
Gary Oldman Stansfield
Natalie Portman Mathilda
Danny Aiello Tony
Michael Badalucco Pai de Mathilda
Ellen Greene Mãe de Mathilda
Elizabeth Regen Irmã de Mathilda
Carl J. Matusovich Irmão de Mathilda
Betty Miller Diretora do Orfanato
Geoffrey Bateman Chefe da SWAT
Don Creech Homem de Stansfield
Matt De Matt Homem de Stansfield
Thomas Delehanty Agente da CIA
Peter Appel Malky
Lucius Wyatt Cherokee Tonto
Luc Bernard Mickey
Kent Broadhurst Policial
Tommy Hollis Policial
Peter Vizard Médico
Adam Busch Manolo
Samy Naceri Soldado da SWAT
David Gregg Soldado da SWAT
Hervé Husson Soldado da SWAT
Didier Legros Soldado da SWAT

Prêmios

Prêmios Leão Tcheco, Praga, República Tcheca

Leão Tcheco de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Indicações

Academia Japonesa de Cinema, Japão

Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Prêmios César - Academia das Artes do Cinema, França

César de Melhor Direção (Luc Besson)

César de Melhor Música (Eric Serra )

César de Melhor Fotografia (Thierry Arbogast)

César de Melhor Edição (Sylvie Landra)

César de Melhor Som (François Groult, Pierre Excoffier, Gérard Lamps, Bruno Tarrière)

César de Melhor Filme (Luc Besson)

César de Melhor Ator (Jean Reno)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Léon é um assassino profissional vivendo uma vida solitária no bairro de Little Italy, em Nova York. Seu trabalho é autorizado por um mafioso chamado Tony. Léon passa seu tempo ocioso a fazer exercícios de relaxamento ou a assistir filmes antigos.

Um dia, ele vê Mathilda, uma menina de doze anos de idade, fumando um cigarro e com um olho roxo. Ela vive com sua família em um pequeno apartamento. Seu pai abusivo e sua madrasta desconhecem o fato de que ela deixou de freqüentar as aulas em sua escola. Ele atrai a ira dos corruptos agentes da DEA (Drug Enforcement Administration), que lhe pagam para esconder cocaína em seu apartamento. É que, ao descobrirem que ele está retendo parte da droga para si próprio, liderados pelo viciado Norman Stansfield, agentes invadem seu apartamento e matam toda a família, com exceção de Mathilda, que se achava fora. Quando a garota volta pra casa e vê o ocorrido, desesperada ela bate na porta do vizinho. Hesitante, Léon lhe dá abrigo.

Mathilda descobre rapidamente que Léon é um assassino. Ela implora para que ele cuide dela e lhe ensine suas habilidades, uma vez que pretende vingar o assassinato de seu irmão de quatro anos de idade. Léon atende ao seu pedido e a ensina a usar várias armas. Em troca, ela anota seus recados, limpa seu apartamento e lhe ensina a ler.

Um dia, depois que aprende a atirar, Mathilda enche um saco com as armas da coleção de Léon e sai para matar Stansfield. Ela se passa por uma menina de entrega, mas termina presa por Stansfield em um banheiro. Ela o ouve falar que Léon matou um dos agentes corruptos da DEA em Chinatown, naquela manhã. Léon, por outro lado, ao descobrir seu plano em um bilhete deixado por ela, a resgata, disparando contra dois homens de Stansfield. Este, enfurecido, procura Tony para tentar descobrir o paradeiro de Léon.

Um dia, ao voltar para casa depois de fazer compras em uma mercearia, Mathilda é capturada por um agente do Departamento de Polícia de Nova York, mas é salva mais uma vez por Léon, que lhe confessa que a ama por ela lhe ter ensinado a gostar mais da vida. No caos que se segue, Léon tenta fugir disfarçado de um agente da polícia, mas é reconhecido por Stansfield que lhe fere mortalmente pelas costas. Antes de morrer, no entanto, ele faz disparar uma granada que mata igualmente seu agressor.

Seguindo instruções recebidas de Léon, Mathilda procura Tony. Este lhe revela que Léon lhe havia instruído a dar seu dinheiro para ela, caso algo lhe acontecesse. Tony se oferece para cuidar do dinheiro para ela, face à sua idade. Quando ela lhe pede um emprego como pistoleira, ele lhe aconselha a esquecer sua tragédia e a voltar para a escola.

Atendendo ao conselho de Tony, ela procura a diretora da escola e, depois de lhe falar sobre toda a tragédia que se abateu sobre sua família, é finalmente readmitida como aluna.

imagem

Comentários

scrito e dirigido pelo cineasta parisiense Luc Besson, “O Profissional” é um ótimo filme do cinema francês dos anos 1990. Sua trama gira em torno de uma adolescente que, após perder sua família assassinada por membros da máfia, é acolhida por um experiente assassino, a quem pede que lhe ensine suas habilidades, uma vez que pretende vingar o assassinato de seu irmão de quatro anos.

Na direção, Besson realiza um bom trabalho, conseguindo imprimir um ótimo ritmo do início ao fim. Os efeitos especiais, e a trilha sonora a cargo de Eric Serra, contribuem para o sucesso do filme.

No elenco, destacam-se as atuações de Jean Reno e Natalie Portman, esta última em seu primeiro papel principal com apenas treze anos de idade.

CAA