Filmes por gênero

MATA HARI (1931)

Mata Hari
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Mata-hari de koningin der spionnen (Holanda)
Мата Хари (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Melodrama, Espionagem, 1ª Guerra Mundial
Direção: George Fitzmaurice
Roteiro: Benjamin Glazer, Leo Birinsky
Produção: George Fitzmaurice
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Frank Sullivan
Direção de Arte: Cedric Gibbons
Figurino: Adrian
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer, James Brock
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Greta Garbo Mata Hari
Ramon Novarro Tenente Alexis Rosanoff
Lionel Barrymore General Serge Shubin
Lewis Stone Andriani
Karen Morley Carlotta, agente alemã
C. Henry Gordon Dubois, Chefe do Serviço Secreto Francês
Alec B. Francis Major Caron, advogado de Mata Hari
Blanche Friderici Irmã Angelica
Helen Jerome Eddy Irmã Genevieve
Sarah Padden Enfermeira Irmã Teresa
Frederick Burton Major presente nas execuções
Mischa Auer Vítima do pelotão de fuzilamento
Reginald Barlow Promotor
William Bailey Assistente de Dubois
Maude Turner Gordon Madame Durand
Anthony Jowitt Jovem Oficial admirador de Mata Hari
Frank Reicher O cozinheiro, espião alemão
Michael Visaroff Jacques
Harry Cording Ivan
Edmund Breese Guarda

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1917, a França se encontra envolvida na Primeira Guerra Mundial. Dubois, chefe do Serviço Secreto francês, propõe poupar a vida de um agente capturado se ele revelar quem ele está protegendo. Dubois suspeita que seja Mata Hari, uma exótica e celebrada dançarina, mas o prisioneiro escolhe ser executado por fuzilamento.

O tenente Alexis Rosanoff da Imperial Força Aérea Russa aterrissa em Paris depois de um perigoso vôo sobre o território inimigo. Ele convence seu superior, o general Serge Shubin, a levá-lo para assistir à apresentação de Mata Hari naquela noite, quando ele se apaixona por ela e a convence a passarem a noite juntos.

Carlotta, uma agente alemã, instrui Mata Hari a procurar o espião Andriani, o qual lhe ordena que descubra, a partir do general Serge Shubin, quais as informações trazidas pelo tenente Rosanoff.

Quando Dubois revela suas suspeitas sobre Mata Hari para Shubin, o general ri por achá-las ridículas. No entanto, ele já havia passado informações secretas para sua amante, que por sinal, o está aguardando para um jantar privado. O tenente Rosanoff chega de forma inesperada, para saber se general Shubin tem novas instruções antes que ele retorne à Rússia. Ao tomar conhecimento da próxima missão de Rosanoff, Mata Hari entra em contato com um cúmplice para que ele consiga fotografar as instruções recebidas pelo tenente, sem que este desconfie.  

Essa é a oportunidade que Dubois aguardava. Ele informa o general Shubin sobre as recentes atividades de Mata Hari, incitando seu ciúme. Quando ela procura o general, se mostra incapaz de convencê-lo de que estava apenas fazendo seu trabalho. Furioso, Shubin telefona para Dubois e confirma que Mata Hari é uma espiã. Ela o mata antes que ele realize sua ameaça de implicar o tenente Rosanoff.

Mata Hari procura se esconder, mas quando Andriani lhe informa que Rosanoff sofreu um acidente e ficou gravemente ferido em seu caminho de volta à Rússia, ela vai a uma reunião, onde não revela sua situação desesperada, mas termina presa por Dubois.

Ao ser julgada, Mata Hari é condenada à morte. Ela escreve, então, uma carta para Rosanoff dizendo-lhe que não vai poder vê-lo por algum tempo, já que terá que passar uma temporada num sanatório por razões de saúde. Pouco antes de sua execução, Rosanoff é trazido até ela. O carcereiro e as freiras que frequentam a prisão fazem de tudo para que ele pense que se encontre em um sanatório. Finalmente, quando Mata Hari é levada para enfrentar o pelotão de fuzilamento, Rosanoff acredita que ela está indo para ser submetida a uma operação cirúrgica de rotina.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta George Fitzmaurice, a partir de um roteiro escrito por Benjamin Glazer e Leo Birinsky, “Mata Hari” é um ótimo filme produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1931. Sua trama conta a história de uma espiã alemã na França, durante a 1ª Guerra Mundial, que se apaixona por um piloto russo. Embora a história seja inspirada em fatos reais, o filme é considerado mais como uma ficção histórica.

Embora não seja extraordinária, a direção de Fitzmaurice se mostra bastante segura, bastante clássica.

No elenco, Greta Garbo, mais divina do que nunca, brilha no papel principal, seguida pelas ótimas atuações de Ramon Novarro e Lionel Barrymore.

CAA