Filmes por gênero

MERCADO DE LADRÕES (1949)

Thieves' highway
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O mercado dos ladrões (Portugal)
Les bas-fonds de Frisco (França)
Mercado de ladrones (Espanha)
I corsari della strada (Itália)
Gefahr in Frisco (Alemanha)
Tjuvarnas marknad (Suécia)
Gadepigen fra Frisco (Dinamarca)
Воровское шоссе (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir, Suspense
Direção: Jules Dassin
Roteiro: A.I. Bezzerides
Produção: Robert Bassler
Música Original: Alfred Newman
Direção Musical: Lionel Newman
Fotografia: Norbert Brodine
Edição: Nick DeMaggio
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, Chester Gore
Figurino: Kay Nelson
Guarda-Roupa: Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Alfred Bruzlin, Harry M. Leonard
Efeitos Visuais: Fred Sersen
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Richard Conte Nick Garcos
Valentina Cortese Rica
Lee J. Cobb Mike Figlia
Barbara Lawrence Polly Faber
Jack Oakie Slob
Joseph Pevney Pete
Millard Mitchell Ed Kinney
Morris Carnovsky Yanko Garcos
Tamara Shayne Parthena Garcos
Norbert Schiller Sr. Polansky, proprietário da Fazenda de maçãs
Kasia Orzazewski Sra. Polansky
David Clarke Mitch, capanga de Mike Figlia
David Opatoshu Frenchy, capanga de Mike Figlia
Hope Emerson Midge
Howland Chamberlain Sr. Faber
Irene Tedrow Sra. Faber
Roy Damron Policial
Al Eben Newman
Joe Haworth Inspetor
Edwin Max Dave
Ann Morrison Mable
Maurice Samuels Mario
George Tyne Charles
Mario Siletti Pietro
Dick Wessel Motorista de Táxi

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Nick Garcos retorna para sua casa em Fresno, após uma longa viagem por mar trabalhando como mecânico, sendo recebido pelos pais e pela namorada, Polly Faber, que lhe dão as boas-vindas. Nick, que conseguiu fazer umas economias, planeja entrar num negócio com o pai de Polly, desconhecendo que seu pai perdeu as pernas em um acidente de caminhão, que parece ter sido provocado por Mike Figlia, um negociante em San Francisco.

Incapaz de trabalhar, o pai de Nick vendeu seu caminhão danificado para Ed Kinney, que providencia os reparos necessários. Nick sugere que ele e Ed trabalhem juntos durante a nova safra de maçãs, fazendo com que este cancele um acordo que havia feito com dois outros caminhoneiros, Slob e Pete. Nick e Ed adquirem outro caminhão e seguem para um pomar onde, ao tentar enganar seus proprietários, Ed é repreendido por Nick, que lhe pede para honrar o acordo feito.

Em seguida, os dois partem para San Francisco. Durante a viagem, um dos pneus do caminhão de Nick fura e, ao usar o macaco para trocar o pneu avariado, ele se machuca, mas é ajudado por Ed que vinha um pouco atrás. Terminada a operação, os dois continuam a viagem e, horas depois, chegam ao mercado de San Francisco, onde procuram Mike Figlia.

Na ocasião, Nick conhece Rica, uma jovem mulher de vinte e poucos anos que trabalha para o negociante. Ela o convida para descansar em seu apartamento, localizado próximo ao mercado. Enquanto isso, Figlia descarrega o caminhão e começa a vender as maçãs em consignação. No entanto, quando Nick descobre que ele está a vender cada caixa a US$ 6,50 e que tem a intenção de lhe pagar uma quantia substancialmente inferior, ele exige e recebe o dinheiro e um cheque por toda sua carga.

Em seguida ele telefona para Polly e lhe pede para que venha ao seu encontro a fim de se casarem. Nick compra uma bebida para comemorar a venda das maçãs, ocasião em que Rica lhe diz que, provavelmente, Polly pretende se casar com ele por causa do dinheiro. Logo em seguida, ele é atacado por dois capangas de Figlia, Mitch e Frenchy, enquanto Rica pega sua carteira e corre. Pensando que Rica se encontra em conluio com os bandidos, Nick sai à sua procura. No entanto, a essa altura, os bandidos já haviam roubado a carteira e fugido. Enquanto isso, o caminhão de Ed, desgovernado, cai numa encosta íngreme e explode em chamas com ele preso em seu interior.

Quando Polly chega à San Francisco, ela é recebida por Rica e se mostra indignada pelo fato dele estar descansando no quarto desta. Em seguida, ao tomar conhecimento de que o noivo teve todo o seu dinheiro roubado, Polly o abandona. Confuso, Nick acusa Rica de tê-lo enganado. No entanto, ela o avisa que Mitch e Frenchy podem tentar matá-lo, uma vez que ela sabe que os capangas de Figlia têm provocado acidentes graves de caminhões para roubarem suas cargas.

Na manhã seguinte, Nick vai ao mercado e se encontra com Slob, que lhe fala sobre a morte de Ed e comenta que Figlia e seus capangas estão no local do acidente a recolher a parte da carga de maçãs que não foi consumida pelo fogo. Os dois vão até o local do acidente, enquanto Rica telefona para a polícia.

Em seguida, eles vão a um Bar onde encontram Figlia e Pete. Ao ser desmascarado, o comerciante tenta sair do local, mas é impedido por Nick, que o obriga a reconhecer que tem um cheque para seu pai e que vai compensá-lo por todas as perdas. A polícia chega ao Bar, prende Figlia e adverte Nick para não tentar fazer justiça com as próprias mãos.

Na cena final, Nick e Rica planejam uma vida juntos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Jules Dassin, a partir de um roteiro escrito por A.I. Bezzerides, “Mercado de Ladrões” é um admirável filme ‘noir’ do final dos anos 1940. Sua trama procura mostrar a exploração do proletariado pelo capitalismo, no caso, a exploração de caminhoneiros por comerciantes desonestos.

Embora não se trate de um filme premiado, Dassin realiza um belo trabalho na direção. A cena que mostra o acidente de um caminhão que pega fogo é surpreendente. A música de Alfred Newman é outro quesito que merece elogios.

No elenco, o maior destaque é Lee J. Cobb, no papel do comerciante desonesto e criminoso. Richard Conte e a atriz italiana Valentina Cortese também nos brindam com ótimas atuações.

CAA