Filmes por gênero

MERCADORES DE INTRIGAS (1949)

South of St. Louis
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les chevaliers du Texas (França, Bélgica)
Al sur de San Luis (Espanha)
Il ranch delle tre campane (Itália)
Südlich von St. Louis (Alemanha)
Konterbande (Austria)
Söder om S:t Louis (Suécia)
Vestens musketerer (Dinamarca)
St. Louisista etelään (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Ray Enright
Roteiro: Zachary Gold, James R. Webb
Produção: Milton Sperling
Música Original: Max Steiner
Fotografia: Karl Freund
Edição: Clarence Kolster
Direção de Arte: Leo K. Kuter
Figurino: Milo Anderson
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Maquiagem: Perc Westmore, Ward Hamilton, Burris Grimwood
Efeitos Sonoros: Charles Lang
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Joel McCrea Kip Davis
Alexis Smith Rouge de Lisle
Zachary Scott Charlie Burns
Dorothy Malone Deborah Miller
Douglas Kennedy Lee Price
Alan Hale Jake Evarts
Victor Jory Luke Cottrell
Bob Steele Slim Hansen
Paul Maxey Henri Brugnon
Russell Hicks Coronel Kirby
Monte Blue Capitão Jeffrey
Jack Mower Delegado Billings
Warren Jackson Jim Marlin
Art Smith Bronco
Nacho Galindo Manuel
Frank Wilcox Capitão
William Ruhl Médico
Ray Spiker Bucky
Forrest Taylor Jason
Dan White Sentinela

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante a Guerra Civil, Luke Cottrell e seus guerrilheiros saqueiam a área sul de St. Louis, Missouri, em nome do exército da União. Expulsos de suas terras, os colonos se dirigem para o Texas. Depois que Cottrell queima o rancho de Kip Davis e de seus sócios, Charlie Burns e Lee Price, estes juram vingança. Apesar das súplicas da noiva de Kip, Deborah Miller, para se encontrarem com ela na pequena cidade de Edenton, eles se dirigem à Brownsville, na fronteira do Texas, á procura de Cottrell.

Assim que chegam à Brownsville, Lee decide juntar-se ao exército confederado, enquanto Kip e Charlie tentam reconstruir seu rancho. Rouge de Lisle, uma cantora de salão, oferece a Kip cinquenta dólares para transportar sua mobília, mas quando o carregamento é feito com armas de fogo, Kip é preso. A caminho da prisão, no entanto, um simpatizante o liberta e Rouge de Lisle lhe propõe que, juntamente com Charlie, ele se junte a ela no contrabando de armas para a Confederação de Matamoros, México. Quando o trio chega à esta cidade, o cúmplice de Rouge, Henri Brugnon, os informa que vendeu todas as armas para Cottrell.

Enquanto isso, Charlie contrata um bando de homens, incluindo Slim Hansen, um ex-sócio de Cottrell. Alguns meses mais tarde, Kip e Charlie trazem uma carga de armas para o Texas e encontram Cottrell esperando por eles do outro lado da fronteira. Segue-se um tiroteio, e os homens de Kip são resgatados por um contingente de soldados confederados, incluindo Lee. Quando Kip e os outros chegam à Edenton, Deborah, novamente, pede-lhe para ficar, mas ele se mostra determinado a fazer dinheiro suficiente para reconstruir seu rancho e continua a contrabandear armas. Depois que Brownsville é recapturada pelas forças rebeldes, Kip finalmente pensa em retornar para seu rancho.
Lee, que agora é um tenente do exército, decide continuar a lutar, e Charlie, que se tornou mais interessado no dinheiro do que na pecuária, prefere continuar com os traficantes de armas.

Kip, então, pede à Deborah para acompanhá-lo, mas ela se encontra trabalhando como enfermeira e não quer deixar seus deveres. Rouge de Lisle, que se apaixonou por Kip, sente-se aliviada quando ele decide retornar para o contrabando. Depois que Cottrell ameaça matar Kip e Charlie se eles voltarem à Matamoros, Slim sugere que eles roubem o carregamento de armas antes de atingirem a cidade mexicana. Kip e seus homens se vestem como soldados da União e roubam as armas e, mais tarde, encontram um contingente de soldados confederados na fronteira. Confundindo-os com o inimigo, os rebeldes abrem fogo e muitos soldados são mortos durante o tiroteio que se segue. Tal fato faz com que Lee termine sua parceria com Kip e Charlie.

Quando Cottrell mata um dos homens de Kip, este resolve matá-lo. Slim adverte Cottrell, na esperança de eliminar Kip e Charlie se tornar o líder da gangue. Kip evita a emboscada, mas antes que Cottrell lhe fale sobre a traição de Slim, este o mata. Kip, em seguida, retorna para Edenton, onde descobre que Deborah se apaixonou por Lee. Tendo perdido tanto seus amigos quanto sua noiva, Kip vai para Matamoros acompanhado de Rouge de Lisle.

Com o fim da guerra, Lee junta-se ao recém-criado Texas Rangers. Ele é enviado para Brownsville, onde se sente ameaçado por Charlie. Sem conhecimento de Lee, Deborah vai à Matamoros para pedir ajuda a Kip. Por outro lado, encorajado por Rouge, este vai em auxílio à Lee. No último minuto, Charlie junta seus velhos amigos, mas o traiçoeiro Slim atira nele. Antes de ele morrer, Kip lhe promete que irá reconstruir o rancho deles. Conforme prometido, após se casar com Rouge de Lisle, ele inicia os trabalhos de sua reconstrução.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Ray Enright, a partir de um roteiro escrito por Zachary Gold e James R. Webb, “Mercadores de Intrigas” é um razoável faroeste produzido pela United States Pictures em 1949.

A direção de Enright se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo, principalmente em sua segunda metade. Na área técnica, destaco a bela fotografia a cargo de Karl Freund.

No elenco, com atuações bastante convincentes, cito Zachary Scott, Joel McCrea e Alexis Smith.

CAA