Filmes por gênero

OS MISERÁVEIS (1952)

Les misérables
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La vie de Jean Valjean (França)
I miserabili (Itália)
El inspector de hierro (Espanha)
Die Legion der Verdammten (Austria, Alemanha)
De elendige (Dinamarca)
Samhällets olycksbarn (Suécia)
Los miserables (Argentina, Chile, Colômbia, México)
Nedznicy (Polônia)
Отверженные (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Histórico
Direção: Lewis Milestone
Roteiro: Richard Murphy
Produção: Fred Kohlmar
Música Original: Alex North
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Joseph LaShelle
Edição: Hugh S. Fowler
Direção de Arte: Lyle Wheeler, J. Russell Spencer
Figurino: Dorothy Jeakins
Guarda-Roupa: Charles Le Maire, Ed Wynigear
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., Arthur von Kirbach
Efeitos Visuais: Ray Kellogg
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1958

Elenco

Michael Rennie Jean Valjean
Debra Paget Cosette
Robert Newton Etienne Javert
Edmund Gwenn Bispo Courbet
Sylvia Sidney Fantine
Cameron Mitchell Marius
James Robertson Justice Robert
Joseph Wiseman Genflou
Florence Bates Madame Bonnet
Norma Varden Madame Courbet
Elsa Lanchester Madame Magloire
Rhys Williams Brevet
Merry Anders Cicely
Robert Adler Cocheiro de Valjean
Patsy Weil Cosette, aos 7 anos
Ian Wolfe Juiz
Stanley Logan Juiz
Frank Baker Juiz
Victor Wood Promotor
Dayton Lummis Advogado de defesa
Robert Hyatt Gavroche
Jimmy Moss Jacques Mentou
June Hillman Madre Superiora
Jean Vachon Freira
Moyna MacGill Freira
Mary Forbes Freira
John Rogers Bonnet
Max Wagner Revolucionário

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em meados do século XIX, o camponês francês Jean Valjean é condenado a dez anos a bordo de um navio-prisão por roubar um pedaço de pão. Durante sua prisão, seu colega de cela, Genflou, o ensina a ler e o encoraja a desenvolver sua mente. Certo dia, o navio quase naufraga durante uma tempestade e Valjean, na ocasião, consegue libertar um prisioneiro preso debaixo de uma viga. Seu ato de misericórdia é notado pelo guarda Etienne Javert e, pouco tempo depois, Valjean é colocado em liberdade condicional, embora se mostre chateado ao receber um passaporte amarelo, que o marca como um condenado. Não conseguindo obter abrigo, ele caminha por milhas antes de finalmente parar na casa do Bispo Courbet e de sua irmã.

O gentil bispo gentil lhe assegura que ele é um bom homem, apesar de seu passado, e que ele não deve ser tão temeroso. Apesar do generoso tratamento recebido, Valjean rouba alguns pratos de prata do bispo antes de desaparecer na manhã seguinte. Ao ser capturado pela polícia, no entanto, ele é surpreendido quando o bispo afirma ter dado os pratos a ele como um presente. Na ocasião, Courbet também presenteia Valjean com seus castiçais de prata e o aconselha a ser sempre bondoso com seus semelhantes. Em seguida, na aldeia de Morvin, ele empenha as peças que lhe foram presenteadas, e ao salvar uma criança de um veículo desgovernado, ele se espanta com os elogios recebidos e, ao conversar com o avô da criança, toma conhecimento de que uma pequena loja de cerâmica se acha à venda.

Embora tenha ciência de que estará violando sua liberdade condicional se não se apresentar à polícia de Orléans, Valjean compra a loja e se instala em Morvin. Durante os seis anos que se seguem, ele, que mantém seu passado em segredo e atende pelo nome de Sr. Madeleine, torna-se um empresário bem sucedido e muito amado. Robert, capataz da fábrica de cerâmica de Valjean, embora esteja a par da situação de seu amigo, o incita a atender o desejo dos moradores locais, tornando-se o novo prefeito de Morvin. Pouco tempo depois, um inspetor de polícia é enviado para a cidade, o que deixa Valjean preocupado ao verificar de que se trata do antigo guarda Javert, embora este não pareça reconhecer o ex-presidiário.

Logo após sua chegada, Javert prende uma prostituta, chamada Fantine, não atendendo às súplicas dela de que precisa prover a subsistência de sua filha adolescente, que está sendo cuidada por um taberneiro. Valjean, que testemunhou a prisão de Fantine, chega à cadeia e ordena sua libertação quando ela o acusa de ser responsável por seu infortúnio, ao despedi-la de sua fábrica quando tomou conhecimento de que ela tinha uma filha ilegítima. Em seguida, ele providencia para que Cosette, a filha de Fantine, venha à Morvin para visitar sua mãe, gravemente doente, mas sua atenção é desviada quando Javert anuncia que ele está testemunhando no caso de um violador de liberdade condicional, chamado Jean Valjean.

Atordoado, ele vai ao tribunal, onde um idoso é identificado como sendo Valjean por vários de seus antigos companheiros. Não podendo ver um inocente sofrer, ele revela sua identidade para a Corte, e Javert, que o havia reconhecido como seu velho prisioneiro, sorri em triunfo. Em seguida, Valjean retorna à Morvin e promete à Fantine que sua filha será sempre protegida. A conversa é interrompida quando Javert chega e, ao revelar a verdadeira identidade de Valjean, Fantine morre do choque, fazendo com que Valjean, enfurecido, quase o mate ao deixá-lo inconsciente.

Com a ajuda de Robert, Valjean e Cosette escapam e vão até um convento na periferia de Paris. Lá, ele matricula Cosette na escola e passa os dez anos que se seguem como jardineiro do convento. Cosette se mostra uma excelente aluna e se torna uma linda jovem dedicada a Valjean. Certo dia, Marius, um estudante de direito envolvido na revolução, é ferido durante uma manifestação e foge de seus perseguidores ao conseguir saltar sobre as paredes do convento. Lá, Valjean o esconde e, ao se conhecerem, ele e Cosette sentem-se instantaneamente atraídos um pelo outro.

Temendo que Marius possa atrair a atenção da polícia para ele, Valjean tira Cosette da escola e a leva para Paris, onde Robert, que tinha guardado sua fortuna, os ajuda a comprar uma casa. Embora emocionada por se encontrar em Paris, Cosette anseia por Marius e logo começa a vê-lo. Ela, que conhece o passado de Valjean, proíbe Marius de pedir sua permissão para que eles se casem, enquanto Valjean decide se deve ir para a Inglaterra a fim de evitar que os espiões da polícia sigam Marius. Cosette compromete-se a acompanhar Valjean e, quando Marius os confronta, ela lhe diz que está deixando o país. Marius acusa Valjean de ser apaixonado por Cosette e, em seguida, retorna para uma barricada erguida pelos revolucionários em uma praça da cidade.

Enquanto isso, Javert, que havia sido promovido a um cargo em Paris, prepara-se para acompanhar a milícia do rei num assalto à barricada. Naquela noite, Valjean intercepta um bilhete de Marius para Cosette, implorando-lhe para não se sacrificar pelo seu protetor. Em seguida, ele corre até a barricada, onde assegura a Marius que ama Cosette como a uma filha e dá sua bênção para que eles se casem, mas o jovem se recusa a deixar seus companheiros. Nesse momento, Javert, que havia sido capturado, é trazido até Marius, ocasião em que Valjean o convence a deixá-lo lidar pessoalmente com o inspetor de polícia.

Apesar de Javert lhe dizer que continuará a caçá-lo, Valjean o liberta. Em seguida, ele resgata Marius, que havia sido ferido, e o carrega através dos esgotos. Javert os segue até a casa de Valjean, onde lhes dá ordem de prisão. Em seguida, o policial recusa os apelos de Valjean para procurar um médico para ver Marius, mas ainda fortemente movido pela declaração de que o Bispo Courbet estava errado quando disse que até o mais desprezível dos homens tem algo de bom, ele termina saindo da casa completamente perturbado. Valjean o segue, mas não a tempo de impedi-lo de cometer suicídio, lançando-se no rio. Ao voltar para casa, ele encontra um médico e Cosette cuidando de Marius.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Lewis Milestone, a partir de um roteiro escrito por Richard Murphy, “Os Miseráveis” é um drama norte-americano produzido pela Twentieth Century Fox Film Corporation em 1952. Sua trama, baseada num romance de Victor Hugo, é uma nova versão da realizada em 1935 por Richard Boleslawski.

A direção de Milestone se mostra apenas razoável. Por outro lado, a fotografia em preto e branco, assinada por Joseph LaShelle, é de muito boa qualidade, assim como o figurino a cargo de Dorothy Jeakins. No elenco, destacam-se as atuações de Michael Rennie e Robert Newton, seguidas pelas de James Robertson Justice e Edmund Gwenn.

CAA