Filmes por gênero

A TRAVESSIA DE CASSANDRA (1976)

Cassandra crossing
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le pont de Cassandra (França)
El puente de Casandra (Espanha)
Pánico en el puente (Argentina)
Destino final: Cassandra (México)
El desastre de Cassandra (Venezuela)
Treffpunkt Todesbrücke (Alemanha)
Cassandra-broen (Dinamarca)
På andra sidan bron (Suécia)
Перевал Кассандры (Rússia)
Pais: Reino Unido, Itália, Alemanha
Gênero: Ação, Drama, Suspense
Direção: George Pan Cosmatos
Roteiro: Tom Mankiewicz, George Pan Cosmatos, Robert Katz
Produção: Carlo Ponti, Lew Grade
Design Produção: Aurelio Crugnola
Música Original: Jerry Goldsmith
Direção Musical: Jerry Goldsmith
Fotografia: Ennio Guarnieri
Edição: Roberto Silvi, Françoise Bonnot
Figurino: Adriana Berselli
Guarda-Roupa: Fabrizio Caracciolo
Maquiagem: Mario Van Riel, Marisa Tilly, Giuseppe Banchelli
Efeitos Sonoros: Piero Fondi, Fausto Ancillai, Carlo Palmieri e outros
Efeitos Especiais: Aldo Gasparri, Roberto Pignotti
Efeitos Visuais: Aurelio Crugnola
Nota: 7.2
Filme Assistido em: 1977

Elenco

Sophia Loren Jennifer Rispoli Chamberlain
Richard Harris Dr. Jonathan Chamberlain
Martin Sheen Robby Navarro
O.J. Simpson Haley
Ingrid Thulin Dra. Elena Stradner
Burt Lancaster Coronel Stephen Mackenzie
Ava Gardner Nicole Dressler
Alida Valli Sra. Chadwick
Ann Turkel Susan
Lionel Stander Max, o condutor do trem
Lee Strasberg Herman Kaplan
John Phillip Law Major Stark
Thomas Hunter Capitão Scott
Lou Castel Terrorista sueco
Stefano Patrizi Terrorista
Ray Lovelock Tom
Fausta Avelli Caterina
Angela Goodwin Freira
John P. Dulaney Músico tocando gaita de boca
Renzo Palmer Coletor de bilhetes de trem

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Um terrorista sueco é infectado por uma praga bacteriana durante um ataque à Missão dos EUA na Organização Internacional de Saúde. Ao conseguir fugir, ele infecta vários passageiros que se acham a bordo de um trem transcontinental europeu durante uma viagem de Genebra para Estocolmo.

Entre os passageiros, acham-se o Dr. Jonathan Chamberlain, sua ex-esposa Jennifer Rispoli Chamberlain, e Nicole Dressler, esposa de um revendedor de armas alemão. Ela se acha envolvida em um caso com seu jovem companheiro, Robby Navarro. Navarro é um traficante de heroína e está sendo perseguido pelo agente Haley, do FBI, que se acha no trem disfarçado de padre.

Os passageiros tomam conhecimento de sua situação quando são redirecionados para Nuremberg. Uma vez lá, o trem é selado com um sistema especial de oxigênio e, em seguida, uma equipe médica do exército dos Estados Unidos é colocada a bordo.

Em terra, de seu escritório, o coronel Stephen Mackenzie dá ordens para que o trem siga para um campo de quarentena, localizado em Janov, na Polônia, através de uma linha ferroviária que pertencera aos nazistas. O grande problema é que a ferrovia atravessa uma enorme ponte de aço, em arco, conhecida como Travessia de Cassandra, que está fora de uso desde 1948, ponte essa que Mackenzie receia que não suporte a passagem do trem.

Dr. Chamberlain está também a par do risco da Travessia de Cassandra. Por outro lado, ele começa a suspeitar que a doença não seja tão grave como se pensava inicialmente, uma vez que, nem todos os passageiros foram realmente infectados e, dos que pegaram a bactéria, apenas alguns morreram. Assim, ele envia um rádio para Mackenzie sugerindo que a parte infectada do trem seja desacoplada e isolada do resto da composição.

Torna-se aparente que Mackenzie não tem a intenção de parar o trem. Se o colapso da Travessia de Cassandra vier a ocorrer, irá encobrir o fato de que os Estados Unidos estão abrigando agentes de guerra bacteriológica em um país neutro. Enquanto isso, alguns passageiros tentam separar o trem em duas partes, de modo que, com menos peso, a metade que continua atrelada à locomotiva, consiga cruzar a ponte em segurança.

No entanto, isso não ocorre, já que a ponte desaba quando os vagões que conduzem os passageiros infectados começam a atravessá-la. A outra metade da composição, livre da tração da locomotiva, consegue parar antes de atingir a Travessia de Cassandra, ajudada pelo esforço de seus passageiros. Estes descem de seus respectivos vagões e se afastam a pé.

imagem imagem imagem

Comentários

Roteirizado por Tom Mankiewicz, George Pan Cosmatos, Robert Katz, “A Travessia de Cassandra” é um razoável filme-catástrofe dos anos 70. Realizado pelo cineasta italiano G. P. Cosmatos, sua trama gira em torno de um trem transcontinental europeu, durante uma viagem de Genebra para Estocolmo, quando é descoberto que um terrorista sueco em fuga, acha-se infectado por uma mortífera praga bacteriana e a bordo do mesmo.

Tanto o roteiro quanto a direção pecam ao insistirem em colocar situações completamente improváveis de ocorrer, as quais seriam aceitáveis em filmes com super-heróis (Super-Homem, Batman, etc.), ou em desenhos animados (Pato Donald, Popeye, etc.). As ações de alguns personagens, por exemplo, mais ou menos heróicas, são claramente de uma natureza ridícula, sem qualquer aparência de realidade.

O que impressiona é que o elenco é composto de grandes nomes do cinema mundial como, por exemplo, Burt Lancaster, Sophia Loren, Ava Gardner, Alida Valli, Ingrid Thulin, Richard Harris, dentre outros.

CAA