Filmes por gênero

A AMEAÇA QUE VEIO DO ESPAÇO (1953)

It came from outer space
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Vieram do Espaço (Portugal)
Le météore de la nuit (França)
Inconnus d'un autre monde (Bélgica)
Llegaron de otro mundo (Argentina, México)
Vinieron del espacio (Espanha)
Destinazione Terra (Itália)
Gefahr aus dem Weltall (Austria, Alemanha)
Invasion från Mars (Suécia)
Invasion fra Mars (Dinamarca)
Это прибыло из космоса (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ficção Científica, Suspense, Terror
Direção: Jack Arnold
Roteiro: Harry Essex
Produção: William Alland
Música Original: Henry Mancini, Irving Gertz
Fotografia: Clifford Stine
Edição: Paul Weatherwax
Direção de Arte: Bernard Herzbrun, Robert F. Boyle
Figurino: Rosemary Odell
Maquiagem: Bud Westmore, Joan St. Oegger
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Glenn E. Anderson
Efeitos Especiais: Roswell A. Hoffmann, David S. Horsley
Efeitos Visuais: Roswell A. Hoffmann
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Richard Carlson John Putnam
Barbara Rush Ellen Fields
Charles Drake Xerife Matt Warren
Joe Sawyer Frank Daylon
Russell Johnson George
Kathleen Hughes June
George Eldredge Dr. Snell
Bradford Jackson Bob, assistente do Dr. Snell
Edgar Dearing Sam
Dave Willock Pete Davis
Alan Dexter Dave Loring
William Pullen Policial Reed
Virginia Mullen Sra. Daylon
Budd Buster Tom
Robert Carson Dugan
Whitey Haupt Perry
Warren MacGregor Toby

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Barbara Rush)

Indicações

Prêmios Hugo

Hugo de Melhor Apresentação Dramática (Jack Arnold, Harry Essex, Ray Bradbury)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O astrônomo amador John Putnam e sua namorada Ellen Fields assistem à queda de uma grande bola de fogo no deserto do Arizona e, ao verificarem o local, observam a presença de uma nave alienígena, que logo é coberta por uma avalanche de pedras.

Na pequena localidade onde vivem, Putnam é ridicularizado quando conta o que viu, inclusive pelo xerife Matt Warren. Até mesmo Ellen, que se achava ao seu lado na hora em que tudo aconteceu, sente-se insegura sobre o que acreditar, mas concorda em ajudar Putnam em sua investigação.

Nos dias que se seguem, inúmeras pessoas deixam a pequena cidade. Pouco tempo depois, algumas retornam, mas se mostram distantes e meio atordoados.  O xerife, por outro lado, muda de opinião e passa a acreditar na versão de Putnam. Assim, organiza um grupo para caçar os alienígenas no local do acidente.

Preocupado, o astrônomo espera alcançar uma solução pacífica para a crise iminente. Sozinho, entra em uma mina abandonada que se acha ao lado do local da queda da espaçonave, onde consegue fazer contato com os seus ocupantes e descobrir que eles chegaram à Terra por acidente e que, tão logo consigam fazer alguns reparos necessários, darão continuidade à sua viagem.

A aparência desses seres extraterrestres é completamente diferente da dos humanos. Eles são grandes, possuem apenas um olho, deslizam pelo chão deixando um rastro brilhante que logo desaparece. Para não assustar a população, têm ainda a capacidade de se transformarem em seres semelhantes aos humanos, a fim de poderem se movimentar à vontade com o intuito de conseguirem os materiais necessários aos reparos a serem feitos na espaçonave.

Putnam revela a Matt tudo o que aprendeu sobre esses seres estranhos e os dois voltam para a cidade, onde o astrônomo desconfia que os alienígenas visitaram sua casa. Ao informar o xerife a respeito de suas desconfianças, este decide voltar à região da mina para atacar os inesperados visitantes.

Sozinho, Putnam corre para alertar os extraterrestres. Ao chegar à entrada da mina, ele encontra uma alienígena com o corpo de Ellen. Esta lhe diz que eles só precisam de algumas horas para concluir os reparos da espaçonave. Em seguida, o ataca com uma varinha de condão que emite um raio, mas por sorte ele não é atingido. Por sua vez, Putnam atira contra ela, que cai num lago abaixo e se dissolve. Continuando com sua exploração, ele encontra vários extraterrestres, em suas formas humanas, a trabalhar nos reparos da nave. O chefe deles, a essa altura com a aparência do próprio Putnam, se mostra disposto a utilizar armas mortais a laser contra o grupo que se aproxima. No entanto, com paciência, o astrônomo convence os alienígenas a libertarem os homens, por eles presos por medida de segurança, como uma demonstração de confiança, além de tal gesto implicar no não ataque da mina pelos homens de Matt. Embora relutantes em princípio, os extraterrestres concordam com a proposta de Putnam. Este, com a ajuda do engenheiro Frank Daylon, providencia para que a entrada da mina seja selada a fim de proteger os visitantes, dando-lhes tempo para que concluam os reparos da espaçonave.

Do lado de fora, uma multidão aguarda o fim dos trabalhos e a partida dos alienígenas. Quando isso finalmente ocorre, Matt pergunta a Putnam se eles se foram para sempre, ao que o astrônomo explica que os extraterrestres só voltarão quando os seres humanos estiverem prontos para aceitá-los.

imagem

Comentários

Baseado num conto de Ray Bradbury e realizado pelo cineasta Jack Arnold, “A Ameaça Que Veio Do Espaço” é um bom filme de ficção científica dos anos 1950. Sua trama gira em torno de uma espaçonave de extraterrestres que chega ao deserto do Arizona, por motivos técnicos e, principalmente, pelo impacto que a mesma causa na população de uma pequena cidade da região.

Como outros filmes do gênero, “A Ameaça Que Veio Do Espaço” começa retratando os alienígenas como monstros, apenas para revelar que eles são benevolentes, superiores e que não estamos prontos para atender a tais avançadas civilizações.

Como não sou um apreciador do gênero, não o recomendaria para todos, mas apenas para aqueles que verdadeiramente amam os filmes de ficção científica.

CAA