Filmes por gênero

PISTOLEIROS DO ENTARDECER (1962)

Ride the High Country
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Os pistoleiros da noite (Portugal)
Coups de feu dans la Sierra (França)
Sfida nell'alta Sierra (Itália)
Duelo en la alta Sierra (Espanha)
Pistoleros al atardecer (México, Chile)
Sacramento (Austria, Alemanha)
De red efter guld (Suécia)
Скачи по высокогорью (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Sam Peckinpah
Roteiro: N.B. Stone Jr.
Produção: Richard E. Lyons
Música Original: George Bassman
Direção Musical: George Bassman
Fotografia: Lucien Ballard
Edição: Frank Santillo
Direção de Arte: George W. Davis, Leroy Coleman
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Franklin Milton
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1964

Elenco

Randolph Scott Gil Westrum
Joel McCrea Steve Judd
Mariette Hartley Elsa Knudsen
Ron Starr Heck Longtree
Edgar Buchanan Juiz Tolliver
R. G. Armstrong Joshua Knudsen
Jenie Jackson Kate
James Drury Billy Hammond
L. Q. Jones Sylvus Hammond
John Anderson Elder Hammond
John Davis Chandler Jimmy Hammond
Warren Oates Henry Hammond
Percy Helton Luther Sampson
Carmen Phillips Jovem do 'Saloon'
Spec O'Donnell Pianista
Byron Foulger Abner Sampson
Frank Hagney Mineiro
Jack Kenny Mineiro
Michael T. Mikler Hank
Chris Carter Rose
Victor Izay Jake
Wayne Tucker Wes
Mina Martinez Belle

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Mariette Hartley)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante a corrida do ouro, quando da colonização do oeste americano, o xerife Steve Judd é contratado por um Banco para transportar um carregamento de ouro das minas Ouro Bruto, através de um território perigoso.  Este convida seu antigo sócio, Gil Westrum, e um jovem protegido deste, Heck Longtree, para ajudá-lo nessa missão.  Steve não sabe, entretanto, que Gil e Heck planejam roubar o ouro.

Durante a jornada, eles dormem uma noite na casa dos Knudsen.  Na manhã seguinte, ao prosseguirem com a viagem, encontram-se com a jovem Elsa Knudsen, que pretende acompanhá-los até Ouro Bruto, onde pretende casar-se com Billy Hammond.  Gil é contra a idéia, mas Heck, que se sente atraído pela moça, ameaça deixar o grupo.  Ela termina seguindo com eles.

Uma vez lá, Elsa é recebida por Billy e seus irmãos, uns arruaceiros inescrupulosos, e marcam o casamento para horas depois.  A cerimônia é realizada no 'saloon' de um bordel pelo juiz Tolliver, um bêbado inveterado.  Logo depois, ela é levada à força até um dos quartos do bordel, onde é maltratada pelo marido e, em seguida, ameaçada de estupro pelos cunhados.

Ao ouvir os gritos dela, Heck, seguido pelo xerife Steve, entram no bordel e conseguem salvá-la das garras dos criminosos.  Mais uma vez, Gil se mostra contra a idéia de terem Elsa com eles na viagem de volta.  Billy e seus irmãos reclamam a permanência em Ouro Bruto de sua esposa.  Para resolver o impasse, é criado um Tribunal dos Mineiros.  Com receio de que Heck os abandone, Gil decide ameaçar o juiz, para que ele considere o casamento anulado.

Assim, Steve, Gil, Heck e Elsa iniciam a viagem de volta.  Ao fim do primeiro dia, Gil avisa Heck que os dois deverão partir durante a noite com a sacola de ouro.  Embora não esteja mais certo do que quer, principalmente por causa de Elsa, Heck termina seguindo o plano do amigo.  Entretanto, eles são surpreendidos pelo xerife Steve, que os algema.

No dia seguinte, são atacados pelos irmãos Hammond que terminam fugindo depois que Sylvus é morto.  À noite, alegando não conseguir dormir algemados, Gil tem seus pulsos livres.  Assim, sem que os outros percebam, ele foge com a arma e o cavalo de Sylvus Hammond.

Steve, Heck e Elsa continuam a viagem até a casa da moça onde, ao se aproximarem, são surpreendidos por Billy e seus irmãos, que se anteciparam e mataram o pai dela.  Um tiroteio se inicia.  Gil, que os acompanhava de perto, sempre de olho no ouro, se junta ao grupo.  Ao final da troca de tiros, os irmãos Hammond estão mortos, o xerife Steve gravemente ferido, enquanto Gil e Heck feridos levemente.  Redimindo-se, Gil promete ao antigo sócio que vai agir como ele o faria.

imagem imagem imagem

Comentários

"Pistoleiros do Entardecer" é um clássico faroeste que retrata, com sensibilidade, o fim de uma era.  Realizado pelo cineasta Sam Peckinpah, o filme marca o encerramento da carreira de Randolph Scott, como ator, aos 64 anos.

Peckinpah realiza um ótimo trabalho nesse seu 2º longa-metragem.  Tendo iniciado sua carreira como diretor em 1955, durante os primeiros cinco anos, realizara nove séries para a televisão americana.  Em "Pistoleiros do Entardecer", alterna temas de filmes como "Matar ou Morrer" e "O Homem Que Matou o Facínora".

O filme apresenta magníficas cenas de ação, além da singular seqüência do casamento de Elsa e Billy, realizado no 'saloon' de um bordel, onde o comportamento dos irmãos Hammond lembra a atmosfera de um bacanal, evoluindo para um clima de violência.

A fotografia de Lucien Ballard reflete a beleza do Velho Oeste.  Cada tomada mostra a grande atenção que é dada aos detalhes.  A trilha sonora, assinada por George Bassman, complementa com perfeição a narrativa cinematográfica.

No elenco, os maiores destaques vão para as atuações dos veteranos Randolph Scott e Joel McCrea, bem como, para a estreante Mariette Hartley, indicada pela Academia Britânica ao prêmio de Melhor Revelação Feminina.

CAA