Filmes por gênero

FOME DE VIVER (1983)

The hunger
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les prédateurs (França, Canadá)
Miriam si sveglia a mezzanotte (Itália)
El ansia (Espanha, Argentina, Uruguai)
Begierde (Alemanha)
Blodshunger (Suécia, Noruega)
Zagadka niesmiertelnosci (Polônia)
Verenjano (Finlândia)
Голод (Rússia)
Pais: Reino Unido
Gênero: Fantasia, Horror, Romance, Suspense
Direção: Tony Scott
Roteiro: Ivan Davis, Michael Thomas
Produção: Richard Shepherd
Design Produção: Brian Morris
Música Original: Denny Jaeger, Michel Rubini
Direção Musical: Howard Blake
Fotografia: Stephen Goldblatt
Edição: Pamela Power
Direção de Arte: Clinton Cavers
Figurino: Milena Canonero
Guarda-Roupa: Brenda Dabbs, Ken Crouch, Yves Saint-Laurent
Maquiagem: Dick Smith, Carl Fullerton
Efeitos Sonoros: Dan Neroda, Campbell Askew, John H. Bolz, Clive Winter
Efeitos Especiais: Martin Gutteridge, Paul Corbould, Garth Inns, Graham Longhurst
Efeitos Visuais: Dave Allen
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1984

Elenco

Catherine Deneuve Miriam Blaylock
Susan Sarandon Dra. Sarah Roberts
David Bowie John Blaylock
Cliff De Young Tom Haver
Beth Ehlers Alice Cavender
Dan Hedaya Tenente Allegrezza
Rufus Collins Charlie Humphries
Suzanne Bertish Phyllis
James Aubrey Ron
Ann Magnuson Jovem na Discoteca
John Stephen Hill Jovem na Discoteca
Shane Rimmer Arthur Jelinek
Bessie Love Lillybelle
Willem Dafoe Jovem na cabine telefônica
Lise Hilboldt Enfermeira
George Camiller Eumenes
Kent Miller Cadaver
Fred Yockers Cadaver
Susan Hunter Cadaver
James Wassenich Cadaver
Allan Richards Cadaver
Hilary Six Cadaver
Carole-Ann Scott Cadaver
Howard Blake Pianista
James Payne Motorista de Táxi

Indicações

Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, USA

Prêmio Saturn de Melhor Figurino (Milena Canonero)

Prêmio Saturn de Melhor Maquiagem (Dick Smith, Carl Fullerton)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

 Numa animada discoteca de Nova York, uma banda de rock encontra-se no palco onde toca uma música chamada “Bela Lugosi Is Dead”. John e Miriam Blaylock, que se acham na platéia , aproximam-se  de um jovem casal e manobram para que sejam convidados a irem até a casa deles após o show. Correndo tudo como planejado, ao chegarem lá, John e Miriam cortam as gargantas dos jovens depois de os seduzirem. John e Miriam são vampiros.

Miriam é um ser imortal capaz de passar suas qualidades sobrenaturais a um selecionado grupo de humanos por ela escolhidos para serem seus amantes. Sua prole, entretanto, não é verdadeiramente imortal, pois depois de atingir cerca de 300 anos, começa a decair rapidamente, passando a um estado vegetativo totalmente consciente. Ela, então, embala seus corpos em caixões que mantém no sótão de sua residência. No século XVIII, ela ofereceu esse dom sobrenatural a John.

De repente, este começa a desenvolver problemas para dormir, iniciando o processo de envelhecimento a uma taxa bastante rápida. Consciente da gravidade dessa ocorrência, Miriam procura a ajuda da Dra. Sarah Roberts, uma famosa gerontologista. Entretanto, através de seus poderes psíquicos, descobre que a pesquisa desenvolvida pela médica é inconclusiva, restando a John o mesmo fim de seus amantes anteriores. Por outro lado, este também procura a Dra. Sarah em sua clínica, que rejeita suas reivindicações por achá-las delirantes. No entanto, por permanecer sentado na sala de espera por algumas poucas horas, John envelhece várias décadas, chamando a atenção da cientista. Ela o convida para examiná-lo, mas a essa altura sedento por sangue, ele sai às pressas em busca de sua próxima vítima.

Em seu desespero para reverter o processo de envelhecimento, John mata a jovem Alice Cavender, uma estudante de música. O sangue dela é insuficiente para proporcionar-lhe qualquer alívio e ele termina por cair de uma escada por suas pernas não suportarem mais seu peso. A Miriam, só resta colocá-lo em um caixão e levá-lo para o sótão.

Horas depois, quando a Dra. Sarah bate à sua porta à procura de John, Miriam vê na médica a substituta perfeita de John em sua vida. Para ela, é amor à primeira vista e, imediatamente, inicia seu processo de sedução. A médica não reage às investidas de Miriam, por não desconfiar que esteja sendo transformada em uma vampira.

O tenente Allegrezza aparece na casa de Miriam à procura de Alice e imediatamente passa a suspeitar dela, embora não tenha qualquer prova que possa incriminá-la. Enquanto isso, a Dra. Sarah começa a manifestar sintomas de vampirismo. Mostrando-se extremamente faminta, sua alimentação normal a faz vomitar. Ao procurar saber de Miriam o que realmente aconteceu no dia em que bateu à porta dela à procura de John, a vampira lhe diz que lhe concedeu vida eterna e que agora elas pertencem uma à outra. Embora rejeite veementemente as palavras de Miriam, Sarah entende que algo terrível aconteceu com ela.

Juntamente com seus parceiros de Clínica, incluindo seu namorado Tom Haver, Sarah não consegue encontrar uma cura para a mudança que está ocorrendo com seu sangue e, num ato de desespero, procura Miriam que lhe diz que ambas possuem o sangue da outra, que se pertencem e que ela lhe concedeu vida eterna. Apavorada, Sarah sai correndo à procura de uma cabine telefônica para pedir ajuda a Tom, mas não consegue localizá-lo. Este, por sua vez, ao procurá-la em casa e não encontrá-la, fica preocupado e, depois de algumas tentativas para localizá-la, consegue finalmente o endereço de Miriam. Assim, ele vai ao local onde, através de um interfone, se identifica e recebe autorização de Miriam para entrar. Depois que ele entra, Miriam se apresenta e lhe informa que Sarah se encontra num quarto do 2º andar completamente fora de si. Ato contínuo, ele sobe até lá, onde a encontra se batendo no chão, sem reconhecê-lo. Como esperado por Miriam, a fome de Sarah faz com que ela ataque Tom e o mate para sugar seu sangue

Eufórica, Miriam comemora o ocorrido, convencida de que encontrou seu novo amante, dizendo-lhe que agora elas vão compartilhar uma eternidade juntas. Sarah, no entanto, encontra-se cheia de remorsos por ter tirado a vida de Tom, a ponto de tentar o suicídio ao cortar sua própria garganta quando Miriam a beija. Seu sangue jorra para dentro da gargante de Miriam, ao mesmo tempo em que ela desmaia. Embora horrorizada, Miriam leva o corpo de Sarah para o sótão, onde encontra todos os seus ex-amantes a esperá-la. A ingestão do sangue de Sarah, por Miriam, causa uma forte mudança nela que, após ser amaldiçoada pelos seus ex-amantes, começa a murchar.

Na cena final, Sarah se acha morando em um luxuoso apartamento cercada por vários amantes, enquanto Miriam, presa em um caixão, grita por liberdade.

imagem

Comentários

 Baseado no livro homônimo de Whitley Strieber, “Fome de Viver” é um bom filme sobre vampiros realizado pelo cineasta britânico Tony Scott. Sua trama gira em torno de uma vampira imortal que vive em Nova York, magnificamente interpretada pela bela atriz francesa Catherine Deneuve.

Scott realiza um bom trabalho, com cenas cuidadosamente planejadas, tendo em seu auxílio a bela fotografia de Stephen Goldblatt e uma ótima trilha sonora com músicas de Maurice Ravel, Franz Schubert e David Bowie.

No elenco, os três protagonistas se saem muito bem, com destaque para a irretocável atuação de Catherine.

CAA