Filmes por gênero

POR QUEM OS SINOS DOBRAM (1943)

For whom the bell tolls
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Pour qui sonne le glas (França, Bélgica, Canadá)
Per chi suona la campana (Itália)
¿Por quién doblan las campanas? (Espanha, México, Peru)
Wem die Stunde schlägt (Alemanha, Austria)
Klockan klämtar för dig (Suécia)
Komu bije dzwon (Polônia)
Voor wie de klok luidt (Holanda)
Hvem ringer klokkerne for? (Dinamarca)
По ком звонит колокол (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama, Guerra Civil na Espanha
Direção: Sam Wood
Roteiro: Dudley Nichols
Produção: Sam Wood
Design Produção: William Cameron Menzies
Música Original: Victor Young
Fotografia: Ray Rennahan
Edição: Sherman Todd, John F. Link Sr.
Direção de Arte: Hans Dreier, Haldane Douglas
Maquiagem: Wally Westmore
Efeitos Sonoros: Harold Lewis, Don Johnson
Efeitos Especiais: Gordon Jennings, Farciot Edouart, Jan Domela, Irmin Roberts
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Gary Cooper Robert Jordan
Ingrid Bergman Maria
Akim Tamiroff Pablo
Arturo de Córdova Agustín
Katina Paxinou Pilar
Vladimir Sokoloff Anselmo
Mikhail Rasumny Rafael
Fortunio Bonanova Fernando
Eric Feldary Andrés
Victor Varconi Primitivo
Joseph Calleia El Sordo
Lilo Yarson Joaquin
Alexander Granach Paco
Adia Kuznetzoff Gustavo
Leonid Snegoff Ignacio
Leo Bulgakov General Golz
Duncan Renaldo Ten. Berrendo
Frank Puglia Capt. Gomez
Pedro de Cordoba Coronel Miranda
Martin Garralaga Capt. Mora
John Mylong Coronel Duval
Michael Dalmatoff Prefeito Benito García
Yvonne De Carlo Jovem no Café
George Coulouris André Massart

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Katina Paxinou)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Akim Tamiroff)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Katina Paxinou)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme

Oscar de Melhor Ator (Gary Cooper)

Oscar de Melhor Fotografia a Cores (Ray Rennahan)

Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Interiores (Hans Dreier, Haldane Douglas, Bertram C. Granger)

Oscar de Melhor Edição (Sherman Todd, John F. Link Sr.)

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama (Victor Young )

Oscar de Melhor Atriz (Ingrid Bergman)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Akim Tamiroff)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Atriz (Katina Paxinou)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, o americano Robert Jordan relutantemente mantém a promessa de matar seu compatriota Kashkin, depois que o mesmo foi ferido ao tentar escapar de um trem, com tropas nacionalistas, que eles haviam explodido, a fim do mesmo não ser capturado.

“Roberto”, como é conhecido pelos espanhóis, vai à Madrid para reportar o ocorrido ao general Golz. O general pede-lhe para explodir uma estratégica ponte, no momento em que os republicanos estão prestes a lançar um ataque aéreo de surpresa. Golz dá três dias para ele se preparar e, em seguida, o envia para as montanhas com um velho guia espanhol chamado Anselmo.

Depois de espionarem um Posto nacionalista próximo à ponte, Anselmo leva Robert até uma gruta nas montanhas, a qual serve de esconderijo para um pequeno grupo de guerrilheiros e refugiados ciganos liderado por um homem de nome Pablo. Robert esconde a dinamite na gruta e conhece seus novos compatriotas: Pablo, um valente guerreiro agora reduzido a um beberrão; Pilar, a corajosa esposa de Pablo; Rafael, um alegre cigano; Primitivo, Andrés, Fernando e Maria, uma jovem refugiada espanhola que fora estuprada pelos nacionalistas depois que os mesmos assassinaram seus pais.

Robert procura ajuda do grupo para levar a cabo sua missão, mas Pablo, temendo uma represália nacionalista, recusa seu pedido. Pilar, no entanto, diz a Robert que não acredita mais no marido, e conclama os outros a segui-la. À noite, Maria pede a Robert para que ele desconfie de Pablo, que se acha hostil por Pilar ter assumido o comando do pequeno grupo.

Na manhã seguinte, Fernando, que havia passado a noite anterior na cidade com sua esposa, informa que ouviu rumores sobre um possível ataque republicano à ponte. Pilar, Maria e Robert vão ao encontro de El Sordo, um renegado cigano que promete roubar os cavalos que eles precisarem para a fuga após a explosão da ponte.

Sentindo a atração entre Robert e Maria, Pilar os deixa propositadamente a sós, e eles se declaram apaixonados. Uma tempestade de neve cai naquela noite e todos se preocupam com a possibilidade dos guardas nacionalistas fazerem uma inspeção na montanha e encontrarem as pegadas dos cavalos roubados por El Sordo. Quando Pablo se ausenta, Pilar diz a Robert que seu marido nem sempre foi um covarde. Ao contrário, quando a Guerra estourou, ele foi um líder valoroso que organizou os cidadãos contra um ataque nacionalista e conseguiu salvar a cidade deles. Ao retornar à gruta, Pablo diz à Pilar que lamenta sua atitude anterior e promete sua ajuda quando do ataque à ponte.

No dia seguinte, Robert avista um membro da cavalaria inimiga e o mata. A tropa da cavalaria aparece, sendo interceptada pelo grupo de El Sordo. Eles lutam até que aviões republicanos a destroçam em um ataque-surpresa. Enquanto isso, uma vez sozinho na gruta, Pablo rouba o detonador de Robert e o joga no fogo.

Quando Anselmo avisa que as tropas nacionalistas estão sendo fortificadas no Posto avançado da ponte, Robert percebe que estão diante de um iminente ataque, e envia Andrés, através das linhas inimigas, com uma mensagem pedindo ao general Golz que pare com o ataque. À noite, depois que Maria lhe conta sobre o estupro que sofrera, ela e Robert fazem amor.

Antes do amanhecer, Pilar descobre a sabotagem feita por Pablo, obrigando Robert a construir uma nova carga explosiva a partir de uma granada de mão. Pablo termina confessando que sua traição fora inspirada no medo da morte, depois que descobriu que os seguidores de El Sordo foram decapitados depois de serem mortos. Enquanto o heterogêneo grupo de Robert toma posição próxima à ponte, o general Golz recebe a mensagem, mas seus aviões já haviam partido para o ataque ao Posto da ponte. Quando o ataque começa, Pilar luta ao lado dos homens, enquanto Pablo e seus três novos recrutas matam os guardas da guarita, e Anselmo relutantemente mata uma sentinela que conhecia da vila. Enquanto isso, Robert instala os explosivos em vigas da ponte. Quando os tanques nacionalistas chegam, Rafael joga uma granada dentro de um deles e morre, em seguida, quando o mesmo explode.

À medida que os tanques se aproximam, Anselmo recusa-se a puxar a corda que acionará a dinamite porque Robert ainda se encontra na ponte. Este, num esforço desesperado, consegue dinamitar a ponte e um dos tanques, mas também mata Anselmo.

Todos os sobreviventes se reúnem onde Maria os esperava com os cavalos. Quando eles são obrigados a fugir, têm que passar pelo fogo inimigo. Todos conseguem escapar sem ferimentos, com exceção de Robert, que tem a perna quebrada quando seu ferido cavalo cai por cima dele. Convencido de que não tem condições de chegar à cidade de Gredos, ele pede a Pablo e Pilar que o deixem pra trás com uma metralhadora a fim de melhor cobrir a fuga de todo o grupo. Maria se nega a deixá-lo, mas ele lhe garante que seu espírito estará sempre com ela. Maria torna-se histérica, mas Pilar a força a acompanhá-la. Sozinho, Robert luta para se manter consciente, pensando em sua amada, e quando os soldados se aproximam, ele garante a segurança dela com a metralhadora e suas rajadas de balas.

imagem

Comentários

Baseado no controverso best-seller de Ernest Hemingway e vencedor do Prêmio Pulitzer de Literatura, "Por Quem os Sinos Dobram" é um inesquecível clássico do cinema americano.

Produzido e dirigido pelo cineasta Sam Wood, o filme trata de temas como idealismo, auto-sacrifício e esperança.  As cenas de ação são excelentes, proporcionando ainda uma boa dose de suspense.

Além do ótimo trabalho de Sam Wood, "Por Quem os Sinos Dobram" apresenta uma bela trilha sonora, assinada pelo grande Victor Young, uma fotografia deslumbrante e um elenco muito bem escolhido.  No quesito interpretação, os dois maiores destaques são as atuações da atriz grega, Katina Paxinou, estreando no cinema, e de Akim Tamiroff, seguidos de Ingrid Bergman, Gary Cooper e Joseph Calleia.

CAA