Filmes por gênero

UM ANJO CAIU DO CÉU (1947)

The bishop's wife
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O mensageiro do céu (Portugal)
Honni soit qui mal y pense (França)
La moglie del vescovo (Itália)
La mujer del obispo (Espanha, Argentina)
Jede Frau braucht einen Engel (Austria, Alemanha)
Ängel på prov (Suécia)
Hoog bezoek (Holanda)
Zona biskupa (Polônia)
Жена епископа (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática, Fantasia
Direção: Henry Koster
Roteiro: Robert E. Sherwood, Leonardo Bercovici
Produção: Samuel Goldwyn
Música Original: Hugo Friedhofer
Direção Musical: Emil Newman
Fotografia: Gregg Toland
Edição: Monica Collingwood
Direção de Arte: George Jenkins, Perry Ferguson
Figurino: Irene Sharaff, Adrian
Maquiagem: Robert Stephanoff
Efeitos Sonoros: Fred Lau
Efeitos Especiais: John P. Fulton
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1951

Elenco

Cary Grant Dudley
Loretta Young Julia Brougham
David Niven Bispo Henry Brougham
Monty Woolley Prof. Wutheridge
James Gleason Sylvester
Gladys Cooper Sra. Hamilton
Elsa Lanchester Matilda
Sara Haden Mildred Cassaway
Karolyn Grimes Debby Brougham
Regis Toomey Sr. Miller
Edgar Dearing Policial
Sarah Edwards Sra. Duffy
Eugene Borden Michel
Margaret McWade Srta. Trumbull
Erville Alderson Stevens
Margaret Wells Proprietária da Loja de Chapéus
Anne O'Neal Sra. Ward
Tito Vuolo Maggenti
Ben Erway Sr. Perry
Kitty O'Neil Cliente da Loja de Chapéus
David Leonard Cego
Joseph J. Greene Papai Noel
Edythe Elliott Vendedora

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Gravação de Som (Gordon Sawyer)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme (Samuel Goldwyn Productions)

Oscar de Melhor Direção (Henry Koster)

Oscar de Melhor Edição (Monica Collingwood)

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama (Hugo Friedhofer)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante o período de Natal, Dudley, um anjo passando-se por um mortal, vaga por uma pequena cidade quando percebe Julia Brougham, a esposa de um bispo da Igreja Episcopal, olhando melancolicamente através da janela de uma loja. Dudley a segue até uma árvore de Natal, onde ela se encontra com seu velho amigo, o professor Wutheridge, e expressa sua tristeza pelo fato de seu marido se achar extremamente ocupado com o levantamento de fundos para a construção de uma nova Catedral. Aproveitando a ocasião, o professor lhe oferece uma antiga moeda romana de sua coleção, a título de contribuição.

Depois que Julia vai para casa, Dudley esbarra propositalmente no professor e lhe faz perguntas sobre os Broughams. Ao chegar em casa, Julia encontra Henry em um tenso encontro com vários importantes paroquianos, incluindo a Sra. Agnes Hamilton, uma rica viúva, que insiste que sua alta contribuição para a construção da catedral garanta, em contrapartida, a elevação de um memorial para o seu falecido marido. Henry está chateado pelo atraso de Julia e a reunião termina quando a Sra. Hamilton ameaça retirar seu apoio se sua reivindicação não for aceita.

Julia menciona seu encontro com o professor e entrega a Henry a antiga moeda romana, a qual é descartada pelo marido por considerá-la sem valor. Tentando reparar sua grosseria, Henry convida Julia para almoçarem juntos no dia seguinte, como costumavam fazer, e ela aceita encantada.

Após demitir sua assistente, Mildred Cassaway, Henry ora por ajuda e, minutos depois, Dudley chega misteriosamente e lhe diz que é um anjo enviado em resposta a suas orações. Henry fica imediatamente cético e, quando Julia chega momentos depois, Dudley se apresenta como o novo assistente de Henry, o que agrada a ela e aborrece o bispo.

Na manhã seguinte, Henry fica desapontado ao ver que Dudley foi embora e que ele caiu nas graças de Mildred Cassaway, da empregada Matilda e até mesmo da cachorra da família, Queenie. Por outro lado, Julia fica desapontada por Henry não ter aparecido para o almoço combinado e, triste, pega sua filha Debby e a leva ao Parque. Depois que Henry parte, Dudley segue Julia e Debby até o Parque e ajuda a garotinha a ganhar confiança durante uma batalha com bolas de neve. Dudley se oferece para acompanhar Julia a um restaurante quando Matilda chega para levar Debby. Os dois vão ao Michel’s, o restaurante preferido de Julia. Quando eles são vistos por várias senhoras da paróquia, Dudley as convida para se juntarem aos dois.

Mais tarde, ao caminharem de volta para casa, os dois procuram o professor. Ele os convida para irem ao seu apartamento, onde admite que, devido à falta de inspiração, não tem trabalhado em seu manuscrito sobre a Roma antiga. Dudley, que recuperou a antiga moeda dos Brougahms, a devolve ao professor e desperta seu interesse ao informá-lo sobre a história dessa valiosa e rara moeda.

Nesse meio tempo, Henry reprogramou seus compromissos de modo a poder levar Julia ao almoço combinado, mas fica aborrecido ao descobrir que ela saiu com Dudley. No dia seguinte, Dudley conta para Debby a história de David, que foi ajudado por um anjo, o que irrita ainda mais Henry. Mais tarde, o bispo aceita encontrar-se com a Sra. Hamilton, sabendo que esse encontro o impedirá de comparecer ao ensaio do coro na velha paróquia, conforme anteriormente programado. Apesar dos pedidos de Julia, Henry insiste em ver a Sra. Hamilton, e Dudley acompanha Julia ao ensaio.

Na casa da Sra. Hamilton, Henry concorda com todas as suas exigências em troca de seu apoio à construção da catedral mas, ao se apressar para ir ao encontro de Julia, verifica que se acha preso a uma cadeira recentemente envernizada. Na igreja, o reverendo Miller sente-se envergonhado pela fraca participação, mas Dudley pede a dois garotos presentes que comecem a cantar. Aos poucos, os demais garotos vão chegando  e terminam por oferecer um inspirado desempenho sob a direção de Dudley. Este e Julia tomam um taxi para a cidade, onde o anjo compra um chapéu para ela. Em seguida, pede ao motorista do taxi, Sylvester, para que ele estacione o veículo num parque onde uma multidão patina no gelo. Com a ajuda de Dudley, Julia e Sylvester patinam com entusiasmo. Depois de algum tempo, Julia e Dudley voltam para casa, onde Henry, furioso, pede que Dudley desapareça. A explosão de Henry deprime Julia.

No dia seguinte, véspera de Natal, quando Henry e Julia saem para dar uns telefonemas, Dudley volta e reescreve o sermão de Natal que o bispo havia preparado. Em seguida, transforma a árvore de Natal que havia sido armada por Matilda, partindo logo depois para a casa da Sra. Hamilton. Lá, enquanto a espera, descobre a partitura de uma música que havia sido oferecida à Sra. Hamilton por um homem que não era seu marido. Dudley toca a música na harpa da Sra. Hamilton e esta confessa que, na juventude, fora apaixonada por seu compositor, mas o rejeitara por ser um homem pobre. Mais tarde, quando Henry e Julia chegam, a Sra. Hamilton agradece ao bispo por ter enviado Dudley e lhes diz que ele a inspirou a doar seu dinheiro para os necessitados e não para a catedral.

Totalmente desanimado, Henry diz à Julia que a encontrará em casa e, vagando pela cidade, para na casa do professor, onde confidencia que Dudley é um anjo. Pede ainda desculpas por ter rejeitado a moeda do professor. Quando Henry revela que acha que perdeu Julia para Dudley, o professor lhe lembra que ele é um ser humano enquanto Dudley não, e o encoraja a lutar por Julia.

Na casa dos Broughams, enquanto Dudley e Julia admiram a árvore de Natal, ele lhe diz que chegou a hora de partir. Quando Henry chega, Dudley fica feliz por verificar que finalmente o bispo tomou consciência de que Julia é o que há de mais importante em sua vida e o lembra que ele nunca rezou pela catedral e sim para pedir orientação. Melancolicamente, acrescenta que é ruim quando um anjo inveja um mortal e que, quando ele se for, ninguém se lembrará de sua existência.

Abruptamente, Henry sobe as escadas à procura de Julia, que está colocando Debby para dormir. Eles se abraçam e, em seguida, partem para a igreja de St. Timothy, onde Henry lê o sermão de Natal reescrito por Dudley. Este o ouve da rua e, satisfeito, vai embora.


imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Henry Koster, “Um Anjo Caiu do Céu” é um magnífico filme. Ganhador do Oscar de Melhor Gravação de Som, o filme foi ainda indicado a quatro outras estatuetas, inclusive as de Oscar de Melhor Filme e de Melhor Direção.

Partindo de um roteiro muito bem estruturado, Koster nos brinda com uma direção precisa e digna de um Oscar. Na realidade, indicado à estatueta, ele a perdeu para o grande Elia Kazan por seu trabalho em “A Luz é Para Todos”.  Merecem ser destacadas a trilha sonora de Hugo Friedhofer e a edição de Monica Collingwood, também indicadas à premiação, bem como, o trabalho de câmera de Gregg Toland.

O filme apresenta inúmeras passagens inesquecíveis como, por exemplo, aquela em que o motorista do taxi patina no gelo, ou ainda, a cena em que Henry fica preso a uma cadeira na casa da Sra. Hamilton.

No elenco, Cary Grant é de longe aquele que mais se destaca. David Niven, como sempre, nos brinda com uma ótima interpretação, embora sem aquele brilho extra emanado por Grant no papel do anjo. Já  Loretta Young, começa meio apática, mas cresce ao longo do filme, o que é legal para o espectador acompanhar essa transição. Embora em papéis menores, os coadjuvantes Gladys Cooper, Monty Woolley e James Gleason também apresentam ótimas interpretações.

Enfim, “Um Ajo Caiu do Céu” é um filme imperdível para toda a família.

CAA