Filmes por gênero

PUNHOS DE CAMPEÃO (1949)

The set-up
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Nobreza de campeão (Portugal)
Nous avons gagné ce soir (França, Bélgica)
Stasera ho vinto anch'io (Itália)
Nadie puede vencerme (Espanha)
El luchador (Argentina, México)
Ring frei für Stoker Thompson (Alemanha)
Knock-Out (Suécia, Dinamarca)
Подстава (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Filme Noir
Direção: Robert Wise
Roteiro: Art Cohn
Produção: Richard Goldstone
Direção Musical: C. Bakaleinikoff
Fotografia: Milton R. Krasner
Edição: Roland Gross
Direção de Arte: Albert S. D'Agostino, Jack Okey
Guarda-Roupa: C. Bakaleinikoff
Maquiagem: Gordon Bau, Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Clem Portman, Phil Brigandi
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Robert Ryan Bill 'Stoker' Thompson
Audrey Totter Julie Thompsom
George Tobias Tiny
Alan Baxter Little Boy
Wallace Ford Gus
Percy Helton Red
Darryl Hickman Shanley
Hal Baylor Tiger Nelson
Kenny O'Morrison Moore
James Edwards Luther Hawkins
David Clarke Johnson
Phillip Pine Tony Souza
Edwin Max Danny
William E. Green Médico
Ben Moselle Juiz de Boxe
Frank Mills Fotógrafo
John Butler Cego
Paul Dubov Jogador
David Fresco Mickey
Donald Kerr Vendedor de cachorro-quente

Prêmios

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio de Melhor Fotografia (Milton R. Krasner )

Prêmio da Federação Internacional dos Críticos de Cinema (FIPRESCI) (Robert Wise)

Indicações

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme (Estados Unidos)

Festival Internacional de Cannes, França

Grand Prix do Festival (Robert Wise)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Bill 'Stoker' Thompson é um lutador de boxe de 35 anos de idade, cujos dias de glória ficaram no passado.  Embora não pretenda mais ser um campeão, ele insiste em continuar lutando.  Sua mulher, Julie, de tanto vê-lo perder ultimamente, faz de tudo para que ele abandone a carreira.

Seu agente, Tiny, acerta uma luta contra Tiger Nelson, um lutador mais jovem e mais forte, a ser travada no Clube Atlético de Paradise City.  Stoker viaja para a tal cidade, onde se hospeda com Julie no Hotel Cozy.

Certo de que Stoker perderá a luta, Tiny fecha um negócio com Danny, capanga de Little Boy, um famoso gângster que investiu pesado no seu adversário.  Em troca de uma boa quantia em dinheiro, Tiny garante aos criminosos que Stoker abandonará a luta no 3º round.  Sua certeza em relação às condições físicas de Stoker, faz com que ele nem toque no assunto junto ao boxeur.  Até Red, o treinador de Stoker se envolve no negócio.

Embora tenha uma cadeira reservada no Ginásio, após a saída de Stoker para a luta, Julie deixa o hotel para uma caminhada.  Ela não quer ver mais o marido ser nocauteado e ficar inconsciente.

Ao subir ao ringue, Stoker vê a cadeira de Julie vazia.  A luta começa.  Nos primeiros rounds, ele mostra determinação e entusiasmo, sentindo que pode sair vencedor naquela noite.  Seu agente preocupa-se com o que vê.  Tiger Nelson reage e começa a bater forte em Stoker.  No intervalo que antecede ao 4º round, Tiny lhe diz que o melhor é ele desistir, no que não é atendido.  Num certo ponto da luta, Stoker é derrubado, mas se levanta dentro do tempo.  Embora exausto e bem machucado, parte com determinação para cima de Tiger Nelson e o nocauteia, sendo declarado o vencedor.

Entretanto, já nos bastidores, ele é procurado por Little Boy e seu capanga, que batem nele até que sua mão direita fica esmagada e incapacitada para continuar lutando.  Através de uma janela, Julie vê quando ele volta ao hotel.  Uma ambulância é chamada.  Finalmente, ele e a mulher fazem planos para o futuro, agora longe dos ringues.

imagem

Comentários

"Punhos de Campeão" é uma pequena pérola da sétima arte.  Realizado pelo versátil e talentoso  cineasta americano, Robert Wise, o filme é considerado por muitos como aquele que melhor retrata o mundo do boxe.

Embora "Punhos de Campeão" tenha sido produzido com um baixo orçamento, o trabalho de Wise o eleva à qualidade de um filme categoria "A".  A fotografia de Milton R. Krasner é um outro ponto alto desse filme-noir.

No elenco, Robert Ryan está magnífico no papel principal.  Incontestavelmente, não se pode imaginar um outro ator para o papel de Stoker.  De origem irlandesa, Ryan dividiu sua juventude entre suas duas paixões: o teatro e o boxe.  Audrey Totter também apresenta uma ótima atuação.  Algumas de suas cenas são inesquecíveis, como aquela em que, com receio de ver seu marido massacrado pelo adversário, vai até um viaduto onde, depois de muito pensar, rasga e joga fora o bilhete que lhe permitiria entrar no Ginásio.

CAA