Filmes por gênero

O BEIJO DA DESPEDIDA (1957)

Kiss them for me
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Quatro dias de loucura (Portugal)
Embrasse-la pour moi (França)
Une sacrée bordée (Bélgica)
Baciala per me (Itália)
Bésalas por mí (Espanha)
El beso del adiós (Venezuela)
Kyss dem från mej (Suécia)
Kys dem fra mig (Dinamarca)
Поцелуй их за меня (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica, 2ª Guerra Mundial
Direção: Stanley Donen
Roteiro: Julius J. Epstein
Produção: Jerry Wald
Música Original: Lionel Newman
Fotografia: Milton R. Krasner
Edição: Robert L. Simpson
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, Maurice Ransford
Figurino: Charles Le Maire
Guarda-Roupa: Marjorie Plecher, Ernest Rotchy, John C. Howard
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Frank Moran, Charles Peck
Efeitos Visuais: L.B. Abbott
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1959

Elenco

Cary Grant Comandante Andy Crewson
Jayne Mansfield Alice Kratzner
Suzy Parker Gwinneth Livingston
Ray Walston Tenente Howard "Mac" McCann
Leif Erickson Eddie Turnbill
Larry Blyden Mississip
Nathaniel Frey CPO Ruddle
Werner Klemperer Tenente Walter Wallace
Jack Mullaney Guarda-marinha Lewis
Harry Carey Jr. Tenente Chuck Roundtree
Harry Carter Correspondente de Guerra
Richard Deacon Bill Hotchkiss
John Doucette Tenente da Patrulha Marítima
Michael Fox Correspondente de Guerra
Kathleen Freeman Enfermeira Wilinski
Robert Hover Co-piloto do Catalina
Nancy Kulp Operadora de telefone
Peter Leeds Repórter no Clube Noturno
William Phipps Tenente Al Hendricks
Maudie Prickett Enfermeira-Chefe
Richard Shannon Correspondente de Guerra
Robert Sherman Correspondente de Guerra
Ben Wright Peters, piloto da RAF
Deborah Kerr Gwinneth Livingston (voz)
Ann McCrea Lucille

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na arena do Pacífico em 1944, o piloto de caça Andy Crewson burla os regulamentos e, juntamente com seus amigos Mississip e Howard McCann, planeja uma licença de quatro dias em San Francisco. Assim, juntamente com o oficial de relações públicas da Marinha, tenente Walter Wallace, designado para acompanhar os três heróis de guerra através da imprensa, eles seguem para San Francisco em um avião pilotado pelo amigo, tenente Chuck Roundtree. No vôo, McCann, que está concorrendo ao Congresso, comenta que se juntou à Marinha como um bilhete para uma carreira política, enquanto Wallace revela que ele planeja usar sua posição para conseguir um trabalho de relações públicas junto ao magnata do transporte, Eddie Turnbill.

No Fairmont Hotel, em San Francisco, Wallace procura uma suíte para eles, enquanto Crewson ronda o lobby à procura de mulheres atraentes. Ao chegarem à suite, os três trocam seus uniformes por quimonos negros, e logo depois, Alice Kratzner, uma jovem loura espalhafatosa, aparece em resposta a um cartão que Crewson havia distribuído, prometendo meias e collants. Depois que Crewson convida um grupo de festeiros para a suíte, McCann telefona para saber de sua esposa como anda sua campanha. Por outro lado, com a esperança de ganhar uma licença prolongada para o trio, Wallace traz Turnbill para conhecer os pilotos. Quando a namorada elegante do magnata, Gwinneth Livingston, chega, Crewson se mostra intrigado.

Logo depois, o guarda-marinha Lewis aparece para recolher uma cópia das ordens dos pilotos, e Crewson, que não tem ordem, o enrola com Alice e álcool. Turnbill, um importante especulador da guerra, propõe que os pilotos façam uma série de discursos anedóticos dirigidos aos trabalhadores do estaleiro, mas Crewson, irritado ao se sentir banalizado por suas experiências de guerra, o insulta e abruptamente encerra a festa. Quando, por vingança, Turnbill providencia para que os três sejam enviados ao hospital para serem examinados, Gwinneth intervém em seu nome e promete a seu noivo que os pilotos irão falar em seu estaleiro. Incapaz de chamar um táxi para levá-los ao estaleiro, Crewson pega um bonde com Gwinneth, que se encontra atraída pelo simpático piloto.

Ao invés de prosseguirem para o estaleiro, eles param em uma boate e, lá, Gwinneth confessa que concordou em se casar com Turnbill por saber que ele jamais seria morto em combate. Após trocarem um beijo significativo, eles voltam para o bar do hotel, onde Crewson encontra um velho amigo piloto que, agora, se acha confinado a uma cadeira de rodas, aguardando uma morte certa pelos ferimentos de guerra. Quando o moribundo piloto afirma que seu último desejo seria participar de um voo em combate, Crewson se mostra abalado. Logo depois, quando Turnbill encontra-se com Crewson no bar e o repreende por não ter comparecido ao estaleiro, Crewson o esbofeteia e Gwinneth joga seu anel de noivado na cara dele. Após um abraço apaixonado, os dois passam a noite juntos no apartamento dela.

Na manhã seguinte, no hotel, Alice se mostra desapontada porque McCann passou a noite dizendo-lhe o quanto ama sua esposa. Quando Crewson aparece, Wallace o culpa por arruinar suas chances de conseguir um emprego junto ao magnata. A polícia da costa, enviada por Turnbill, chega ao local para levar os pilotos ao hospital Alameda. Lá, McCann descobre que ganhou as eleições e, portanto, é elegível para deixar a Marinha. Logo depois, Alice telefona para Gwinneth com a notícia de que Wallace encontrou outro magnata para manter os pilotos fora de combate, e que uma festa foi planejada para aquela noite no hotel. Mais tarde, em sua suíte, Gwinneth começa a planejar seu futuro com Crewson, mas quando ele se recusa a falar em casamento, ela, furiosa, deixa seus aposentos.

Em seguida, Wallace apresenta Crewson ao seu novo benfeitor, o magnata do papel, Bill Hotchkiss. Enquanto Hotchkiss fala sobre a importância de seu papel para o esforço de guerra, o Tenente Chuck esbarra no quarto, embriagado, e declara que está voltando para o Pacífico. O ar festivo, no entanto, logo desaparece quando ele informa que o seu porta-aviões foi bombardeado e a pique, juntamente com seu Capitão e a maioria de sua tripulação. A notícia desencadeia um ataque de malária em Crewson, e quando Gwinneth o abraça para acalmá-lo, ele admite que a ama.

A sombria notícia faz com que Mississip e Crewson percebam que o lugar deles é na frente da batalha, fazendo com que eles se apressem para chegarem a tempo de pegarem o avião de Chuck. Ali, Crewson informa a McCann que eles estão retornando para a guerra e, depois que Crewson beija Gwinneth, em prantos, ele e Mississipi embarcam no avião de Chuck, seguidos por McMann.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Stanley Donen, a partir de um roteiro escrito por Julius J. Epstein, “O Beijo da Despedida” é uma comédia romântica produzida pela Jerry Wald Productions, Inc., em 1957. Sua trama, baseada num romance de Frederic Wakeman, conta a estória de três oficiais da força aérea da Marinha dos Estados Unidos, considerados heróis de guerra, durante um período de licença de quatro dias que eles passam em San Francisco.

A direção de Stanley Donen se mostra pouco inspirada e, apesar de um começo envolvente, o filme é, sem nenhuma dúvida, uma das obras mais fracas desse grande cineasta. No elenco, destacam-se as atuações de Cary Grant e Jayne Mansfield, seguidas pela de Ray Walston.

CAA