Filmes por gênero

QUERO DIZER QUE TE AMO (1995)

Too much (USA)
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Dose dupla (Portugal)
Two much (França, Espanha)
Trop, c'est trop (Canadá francês)
Two much - Uno di troppo (Itália)
Loco de amor (Argentina)
Two Much - Zwei zuviel (Alemanha)
Zbyt wiele (Polônia)
Двое - это слишком (Rússia)
Pais: Espanha, Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Fernando Trueba
Roteiro: Fernando Trueba, David Trueba
Produção: Cristina Huete, Andrés Vicente Gómez, Fernando de Garcillán
Design Produção: Juan Botella
Música Original: Michel Camilo
Direção Musical: Michael Mossman
Fotografia: José Luís Alcaine
Edição: Nena Bernard
Direção de Arte: Carlos Arditti
Figurino: Lala Huete
Guarda-Roupa: Leslie Herman, Ellen Falguiere, Julia S. Bubis
Maquiagem: John Sobeck, Naomi Donne, Debbie Zoller, Lona Vigi
Efeitos Sonoros: Pierre Gamet, Maurice Schell, Laura Civiello e outros
Efeitos Especiais: Richard Lee Jones
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Antonio Banderas Art Dodge
Melanie Griffith Betty Kerner
Daryl Hannah Liz Kerner
Danny Aiello Gene
Joan Cusack Gloria
Eli Wallach Sheldon Dodge
Gabino Diego Manny
Austin Pendleton Dr. Huffeyer
Allan Rich Reverendo Larrabee
Vincent Schiavelli Sommelier
Theodora Castellanos Conchita
Geneviève Chase Sra. Doyle
Marcella Aitken Sra. Palletto
Ellen Jacoby Garçonete
Santiago Segura Paparazzo
Gabriel Traversari Paparazzo
Rosa Jiménez Maria
George Kapetan Alfaiate
Katrina Flett Estudante universitária
Don Mcart Padre no funeral
Levis Mora-Arriaga Mariachi
Jose Mora-Arriaga Mariachi
Jeff Moldovan .
Joe Hess .

Indicações

Prêmios Goya - Academia Espanhola, Espanha

Goya de Melhor Ator (Antonio Banderas)

Fotogramas de Plata, Madrid, Espanha

Fotogramas de Plata de Melhor Ator (Antonio Banderas)

Prêmios Razzie, Los Angeles, California, Estados Unidos

Prêmio Razzie de Pior Atriz (Melanie Griffith)

Prêmio Razzie de Pior Atriz Coadjuvante (Daryl Hannah)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Art Dodge é um artista trapaceiro que vive em Miami.  Com problemas financeiros, torna-se marchand e passa a dar golpes em mulheres ricas.  Um de seus golpes consiste em convencer viúvas que seus maridos tinham encomendado determinados quadros.

Ao conhecer Betty Kerner, uma mulher muito rica que é amiga de uma das viúvas, ele se sente atraído por ela, no que é correspondido.  Apaixonada, em pouco tempo, Betty passa a falar em casamento, o que não agrada a ele.

Betty vive numa enorme mansão com sua irmã, Liz, uma professora universitária de Arte Moderna.  Logo que o conhece, Liz começa a desenvolver uma enorme antipatia pelo eventual futuro cunhado.  Ao contrário, Art apaixona-se por ela e fica sem saber o que fazer para resolver essa situação, já que, de uma certa forma, sente-se comprometido com Betty.

É quando surge a idéia de criar um fictício irmão gêmeo idêntico.  Assim, combina com Gloria, a secretária da Galeria de Arte, para que esta lhe telefone quando ele se encontrar na casa das irmãs Kerner, avisando-o que seu irmão gêmeo, Bart, acaba de chegar da Itália e quer vê-lo.

Gloria telefona, como combinado, o que faz com que Betty logo se interesse em conhecê-lo.  No dia seguinte, ela procura Art na Galeria, mas, orientada por ele, Gloria lhe diz que quem se encontra no momento é Bart.  Com o visual bastante diferente, principalmente no que diz respeito ao cabelo e ao uso de óculos, Art se faz passar pelo irmão, sendo por ela convidado a jantar em sua casa naquela noite.

Na hora combinada, Bart chega à mansão, oportunidade em que Betty lhe diz que, infelizmente, Art telefonou dizendo que não poderia estar presente.  Extremamente gentil com Liz, logo ele conquista seu interesse.  Por outro lado, Gene, o mafioso ex-marido de Betty, faz de tudo para reconquistá-la.

As coisas começam a ficar complicadas quando Art e Bart precisam estar no mesmo local e na mesma hora, até que chega a véspera do casamento de Art com Betty.  Liz o encontra e ele lhe diz que Bart não existe e que é a ela que realmente ama.  Ela acha que ainda há tempo para consertar tudo mas, por outro lado, não quer que a irmã sofra.

No dia seguinte, entretanto, em pleno altar, Betty o larga e corre para os braços de seu ex-marido.  Sozinho, Art despede-se de Liz, pedindo-lhe desculpas por tudo e dizendo-lhe que ele não a merece.  Os dias passam até que os dois voltam a se encontrar na inauguração da nova Galeria de Gloria, oportunidade em que terminam se acertando.

imagem

Comentários

Baseado no livro de Donald E. Westlake, "Quero Dizer Que Te Amo" é uma razoavelmente boa comédia romântica.  Realizado pelo cineasta espanhol Fernando Trueba, que também participou da elaboração do roteiro e da produção, o filme agrada a quem o assiste, embora não se trate de um clássico ou de um trabalho tecnicamente perfeito.

O roteiro apresenta certas inconsistências e algumas sub-tramas poderiam ter sido evitadas, como aquela que trata do pai de Art e seus amigos trapaceiros.
 
A fotografia de José Luis Alcaine é boa e, no elenco, o grande destaque é a presença do ator Antonio Banderas, com uma brilhante atuação. Por outro lado, as atrizes Melanie Griffith e Daryl Hannah decepcionam com atuações que lhes renderam os Prêmio de Razzie de Piores Atrizes do ano.

CAA