Filmes por gênero

ESCOLA DE SEREIAS (1944)

Bathing Beauty
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le bal des sirènes (França)
Escuela de sirenas (Espanha, México, Argentina)
Bellezze al bagno (Itália)
Badende Venus (Alemanha)
Genom eld och vatten (Suécia)
Gennem ild og vand (Dinamarca)
Slicznotki w kapieli (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical
Direção: George Sidney
Roteiro: Dorothy Kingsley, Frank Waldman, Allen Boretz
Produção: Jack Cummings
Música Original: Johnny Green, Daniele Amfitheatrof
Direção Musical: Johnny Green
Fotografia: Harry Stradling Sr.
Edição: Blanche Sewell
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Stephen Goosson, Merrill Pye
Guarda-Roupa: Kay Dean, Irene, Irene Sharaff
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1946

Elenco

Esther Williams Caroline Brooks
Red Skelton Steve Elliot
Basil Rathbone George Adams
Bill Goodwin Prof. Willis Evans
Jean Porter Jean Allenwood
Nana Bryant Dean Clinton
Carlos Ramírez Ele próprio
Ethel Smith Ela própria - Prof. de Música
Lina Romay Ela própria
Janis Paige Janis
Xavier Cugat e Orquestra Eles próprios
Harry James e Orquestra Eles próprios
Helen Forrest Crooner da Orquestra de Harry James
Ann Codee Mme. Zarka
Andrew Tombes Juiz de Paz
Jacqueline Dalya Maria Dorango
Dorothy Adams Secretária da Faculdade
Donald Meek Chester Klazenfrantz
Margaret Dumont Sra. Allenwood
Francis Pierlot Prof. Hendricks
Russell Hicks Sr. Allenwood

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em Los Angeles, o popular compositor Steve Elliot prepara-se para se casar com Caroline Brooks, que havia prometido deixar seu trabalho como instrutora de natação em New Jersey, após o casamento.  Da mesma forma, Steve planeja abandonar sua carreira de compositor, embora George Adams, um Produtor de Nova York, já o tenha contratado para escrever novas canções para um show de balé aquático.

Quando George ouve, por acaso, Steve discutir com Caroline o abandono de sua carreira, ele decide evitar que os dois se casem e, para isso, contrata os serviços de Maria Dorango, uma aspirante à atriz que se faz passar por uma cantora latino-americana.  Assim, logo depois que um juiz de paz proclama Steve e Caroline como marido e mulher, Maria invade o local da cerimônia alegando que Steve é seu marido e pai de seus três filhos ruivos.

Embora Steve alegue inocência, num ímpeto de raiva, Caroline o abandona e retorna ao seu posto de instrutora de natação da Faculdade Victoria, em New Jersey.  Determinado a resolver o mal-entendido, Steve e seu amigo, Carlos Ramírez, vão à Faculdade, mas são negadas suas entradas no estabelecimento destinado apenas a garotas.  À noite, numa boate de Nova York, ele encontra-se com o embriagado advogado Chester Klazenfrantz, contratado para alterar o alvará da Escola, a qual nunca foi oficialmente designada como 'só para mulheres'.

De posse de tal informação, Steve apresenta-se à Faculdade a fim de nela se inscrever.  Sem saber de seu relacionamento com Caroline, Dean Clinton sugere sua admissão por um período de observação de duas semanas, tempo suficiente para lhe atribuírem 100 faltas, justificando assim sua expulsão antes da chegada do Dia dos Pais.  Uma vez matriculado, ele procura Caroline, que se recusa a ouví-lo e lhe informa que está tentando anular seu casamento.

Tentando desacreditá-lo, a professora de música, Ethel Smith, pede-lhe para escrever sua própria versão de uma balada escocesa e apresentá-la em classe no dia seguinte.  Com a ajuda de amigos, ele se prepara para a tal apresentação, obtendo a nota máxima, um "A".  À noite, ele procura Caroline, mas se vê obrigado a se afastar com a chegada de Willis Evans, um professor de botânica que se acha apaixonado por ela.  Entretanto, ao perceber que Steve acha-se escondido em seu closet, a observá-la, Caroline dá um jeito de adverti-lo que, se não estiver no quarto dele em 5 minutos, poderá ser expulso por desrespeito à hora de todos se recolherem.

George Adams procura Steve e ameaça desmoralizá-lo, através da imprensa, se ele se negar a terminar de escrever suas novas canções.  Entretanto, quando Steve jura vingar-se da pessoa que contratou Maria Dorango para acabar com seu casamento, George desiste de sua ameaça e oferece ajuda a Steve na elaboração de seu dever de casa.

Ao se aproximar o Dia dos Pais, Dean Clinton ordena aos professores de Steve que sejam mais rigorosos com ele pois, até o momento, só conseguiram atribuir-lhe 55 faltas.  Mme. Zarka, professora de balé, o força a se vestir como bailarina e a dançar com as alunas, mas ele, mais uma vez, se mostra à altura da situação.  Desesperada, Dean Clinton pede à Caroline que saia com Steve e faça com que ele perca a hora de se recolher.  Ela concorda com a idéia, mas Steve a convence de sua inocência e, no caminho de volta para a Faculdade, os recém-casados fazem planos para voltarem juntos para a Califórnia.

Maria Dorango chega ao campus a fim de desmascarar George, uma vez que ele tem procurado livrar-se dela.  Ao mesmo tempo, um grupo de alunas pertencentes a uma 'Fraternidade' do campus, desce ao quarto de Steve, na esperança de iniciá-lo na organização.  Chega, também, Jean Allenwood, uma aluna que está tentando se esconder dos pais e da Sra. Dean Clinton, que vasculham o edifício à sua procura.  Steve esconde todas as jovens em dois pequenos cômodos, procurando evitar que Caroline descubra a presença de Maria no campus.  George também chega inesperadamente.  Pouco depois, ao tomar conhecimento da presença de Maria, Carolina deixa o local, indignada.

Mais tarde, Steve promete escrever as canções para o balé aquático de George, desde que este se comprometa a ter Caroline como sua maior atração.  George concorda com a proposta e, depois que Maria resolve contar toda a verdade à Caroline, esta se junta finalmente a Steve, que entrega a George um material da pior qualidade.

imagem

Comentários

Baseada numa história de Kenneth Earl, M. M. Musselman e Curtis Kenyon, "Escola de Sereias" é uma deliciosa comédia musical.  Realizada pelo cineasta George Sidney, sua trama gira em torno dos encontros e desencontros de um jovem casal.
Depois de estrear no cinema, dois anos antes, com o filme "A Dupla Vida de Andy Hardy", Esther Williams chega ao estrelato com sua participação nesse filme.  Red Skelton e Basil Rathbone nos brinda com diversas situações hilariantes.

Sob a direção de John Murray Anderson, memoráveis seqüências de balé aquático têm efeito, todas magnificamente coreografadas, onde a grande estrela é, sem dúvida, Esther Williams.  A trilha sonora é um outro ponto alto de "Escola de Sereias".  Inúmeras são as canções que desfilam ao longo do filme, interpretadas pelas orquestras de Harry James e Xavier Cugat, por Carlos Ramírez e pelo órgão de Ethel Smith.  Dentre elas, várias são do cancioneiro sul-americano como, por exemplo, "Alma Llanera", "Tentación de Amor", "Te Quiero, Dijiste" e a nossa "Tico-Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu.

CAA