Filmes por gênero

ESPELHO DE CARNE (1985)

imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Mirror of Flesh (Estados Unidos)
Pais: Brasil
Gênero: Comédia, Pornochanchada
Direção: Antônio Carlos da Fontoura
Roteiro: Antônio Carlos da Fontoura
Produção: Antônio Carlos da Fontoura
Música Original: David Tygel
Fotografia: Carlos Egberto Silveira
Edição: Denise Fontoura
Direção de Arte: Carlos Prieto
Figurino: Carlos Prieto
Guarda-Roupa: Ilma da Costa Santos
Maquiagem: Carlos Prieto
Efeitos Sonoros: Ismael Cordeiro, Roberto Carvalho, Ney Fernandes, Hercília Cardillo
Nota: 5.1
Filme Assistido em: 1986

Elenco

Denis Carvalho Álvaro Cardoso
Joana Fomm Ana Almeida
Maria Zilda Bethlem Leila Assunção
Daniel Filho Jairo Almeida
Hileana Menezes Helena Cardoso
Iara Neiva Diarista
Moacyr Deriquém Leiloeiro
Ivo Fernandes Mauro
Luca de Castro Rival no Leilão
Odenir Fraga Rival no Leilão
Roberto Bataglin .
Francisco Mascarenhas .
Almir Teles .

Indicações

Festival de Gramado, Brasil

Kikito de Ouro de Melhor Filme Brasileiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante um leilão no Rio de Janeiro, Álvaro arremata um espelho que pertencera ao quarto principal do último bordel de luxo da antiga República.  Ele o leva para casa onde, juntamente com sua esposa, Helena, decide instalá-lo na suíte principal do novo apartamento na Barra da Tijuca.

O casal nota que o espelho possui um perfume e, como embevecidos por seu odor, beijam-se.  Na mesma noite, recebem um casal de amigos, Jairo e Ana, para uma partida de cartas.  Enquanto os quatros se deslumbram com a recém adquirida relíquia, Leila, também moradora do prédio, desquitada, toca a campainha.

Os cinco se admiram diante do espelho.  Durante a noite, Helena e Álvaro fazem amor.  No dia seguinte, Helena, sentindo-se solitária, convida Leila para um café.  Jairo, que esquecera seus documentos na noite anterior, chega ao apartamento e propõe às amigas que reservem o dia para se divertirem.  O trio passa a manhã no quarto bebendo e jogando pôquer.

Enquanto dorme, Helena ouve uma voz que diz: "sodomia, sodomia" induzindo-a a ter um comportamento devasso.  Álvaro e Jairo jogam pôquer e, após beberem muito, decidem apostar a posse sexual um do outro.

Enquanto caminha pela alameda do condomínio, Ana conhece um rapaz e combina um encontro na casa de Helena.  As duas conversam sobre suas taras e Helena decide propor ao marido um 'ménage à trois' com a participação de Leila.  Os três se saciam sob a luz avermelhada emitida pelo espelho.

Helena continua dormindo mal por conta das vozes que escuta durante seu sono.  Desconfia que o motivo de suas perturbações é o espelho libertino.  Passa a noite chorando.  No dia seguinte, chama Ana para conversar.  Ela desabafa toda sua angústia e a sensação de estar grávida.  As duas acabam fazendo sexo. Quando Leila chega ao apartamento, as amigas começam um jogo de sedução que se completa quando chegam Jairo e Álvaro.  Fica decidido que no sábado realizar-se-á uma festa com todos os amigos nus.

imagem

Comentários

Embora indicado ao Kikito de Ouro de Melhor Filme do Festival de Gramado, "Espelho de Carne" não chega a ser um grande filme.  Roteirizado e dirigido por Antônio Carlos da Fontoura, o filme segue uma linha de produção muito comum no Brasil dos anos 70 e 80 :  filmes de baixo orçamento com uma trama superficial e um grande apelo erótico.

CAA