Filmes por gênero

DOIS CAIPIRAS LADINOS (1937)

Way out West
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Laurel et Hardy au Far-West (França)
Gli allegri vagabondi (Itália)
Laurel y Hardy en el Oeste (Espanha)
Im fernen Westen (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: James W. Horne
Roteiro: Felix Adler, Charley Rogers, James Parrott
Produção: Hal Roach, Stan Laurel
Música Original: Marvin Hatley
Direção Musical: Marvin Hatley
Fotografia: Art Lloyd, Walter Lundin
Edição: Bert Jordan
Direção de Arte: Arthur I. Royce
Guarda-Roupa: Harry Black
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: William Randall, Elmer Raguse
Efeitos Especiais: Roy Seawright
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1944

Elenco

Stan Laurel Stanley
Oliver Hardy Ollie
Sharon Lynne Lola Marcel
James Finlayson Mickey Finn
Rosina Lawrence Mary Roberts
Stanley Fields Xerife
Vivien Oakland Esposa do Xerife
The Avalon Boys Eles próprios
Harry Bernard Homem no Bar
Eddie Borden Homem no Saloon
Mary Gordon Cozinheira
Jack Hill Empregado de Finn
Flora Finch Maw
Fred Cady Homem no Saloon
Ben Corbett Homem no Saloon
Bobby Dunn Homem no Saloon
Frank Montgomery Homem no Saloon
James C. Morton Garçom
Dave Pepper Garçom

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Brushwood Gulch é uma pequena cidade do Oeste.  Nela, vivem Mickey Finn e sua mulher Lola Marcel.  Ele é proprietário do "Mickey Finn's Palace", o barulhento "Saloon" da cidade, enquanto ela é a estrela e dançarina do estabelecimento, onde é apresentada como o "rouxinol cantante" de San Francisco.  Na cozinha, trabalha a recatada Mary Roberts.

Stanley e Ollie estão a caminho Brushwood Gulch, onde devem entregar o título de propriedade de uma mina de ouro muito valiosa à legítima herdeira de um explorador falecido e de quem eles eram sócios.  Na diligência em que viajam, Ollie tenta impressionar Vivien Oakland, a única mulher a bordo, ao puxar conversa com ela.  Na cidade, descobrem que ela é a mulher do xerife local.  Este os procura e os avisa que devem deixar a cidade o mais breve possível.

Ao entrarem no bar do "saloon", eles estupidamente falam para o barman o motivo de sua viagem à cidade e lhe perguntam se ele conhece Mary Roberts, o que é ouvido por Mickey Finn.  Rapidamente, o barman corre até o andar superior para contar à Lola o ocorrido e fazer com que ela se faça passar por Mary Roberts e, assim, possa receber o título de propriedade da mina.  Lola ambiciosamente coopera: "Por uma mina de ouro, eu me passaria até por Cleópatra", diz ela.

Quando Stanley e Ollie se apresentam, Lola se mostra terrivelmente chocada com a notícia da morte do pai.  Depois de receber o título de propriedade, Finn lhes serve o melhor champagne da casa.

Por outro lado, Mary é enganada e assina um documento abrindo mão de seus direitos sobre a mina, pensando que está assinando outros documentos legais.  Quando Stanley e Ollie estão para deixar a cidade, eles se encontram com a verdadeira Mary Roberts e, quando esta lhes diz seu nome, eles percebem que entregaram o título da mina à pessoa errada.

Face ao ocorrido, decidem ficar e lutar para reaverem o documento.  Depois de várias tentativas frustradas, eles terminam conseguindo e,  juntamente com Mary Roberts, partem em direção à mina de ouro.

imagem

Comentários

Embora não chegue ao nível de "Filhos do Deserto", "Dois Caipiras Ladinos" é, sem dúvida, uma das melhores comédias da dupla "O Gordo e o Magro".

Como sempre, Stan e Ollie estão brilhantes em seu humor inteligente, com suas famosas gags.  Tudo isso é alternado com números musicais.  Ollie surpreende com sua bela voz de barítono.  Há, ainda, um antológico número de sapateado.

James Finlayson está ótimo, como o vilão Mickey Finn.  Para completar, o filme apresenta ainda uma excelente trilha sonora, indicada ao Oscar da Academia.

CAA